Contabilidade Internacional - análise dos periódicos internacionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização

AutorGilson Cella - Jomar Miranda Rodrigues - Jorge Katsumi Niyama
CargoEspecialista em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília (UnB) - Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional UnB, UFPB e UFRN - Pós-doutor em Contabilidade Internacional pela Universidade de Otago (Nova Zelândia)
Páginas177-198
ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 177-198, jan./jun., 2011
177
Gilson Cella
Especialista em Contabilidade Pública pela Universidade de Brasília (UnB).
Coordenador de Orçamento e Contabilidade da Apex-Brasil.
Endereço: SBN, Quadra 2, Lote 11, Ed. Apex-Brasil, Asa Norte
CEP:70040-020 – Brasília/DF - Brasil
E-mail: gilson.bsb2@gmail.com
Telefone:(61) 3426-0202
Jomar Miranda Rodrigues
Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional UnB, UFPB e UFRN.
Professor Assistente da Universidade de Brasília.
Endereço:Prédio da FACE, 1º andar, Sala B1-B2, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte
CEP:70910-900 – Brasília/DF - Brasil
E-mail:jomar@unb.br
Telefone:(61) 3107-0795
Jorge Katsumi Niyama
Pós-doutor em Contabilidade Internacional pela Universidade de Otago (Nova Zelândia).
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP.
Professor Titular do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB,
UFPB e UFRN.
Endereço:Prédio da FACE, 1º andar, Sala B1-B2, Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte
CEP:70910-900 – Brasília/DF - Brasil
E-mail:jkatsumi@unb.br
Telefone:(61) 3107-0795
Artigo recebido em 30/07/2010. Revisado por pares em 02/06/2011. Recomendado para publicação em
02/06/2011 por Sandra Rolim Ensslin (Editora Científ‌i ca). Publicado em 18/11/2011.
Contabilidade Internacional – análise dos periódicos interna-
cionais sobre pesquisas em educação contábil face à convergên-
cia e globalização
International Accounting – an analysis of international reviews on accounting education
research in face of the globalization and convergence.
ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 177-198, jan./jun., 2011
178
Gilson Cella, Jomar Miranda Rodrigues e Jorge Katsumi Niyama
Resumo
As diferenças entre as práticas contábeis vêm sendo gradativamente harmonizada por meio de um conjunto
de normas contábeis de alta qualidade e de interesse público, que é um dos objetivos do Colegiado de Padrões
Contábeis Internacionais (IASB), através da publicação das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros
(IFRS). Neste contexto de convergência local e internacional e de mudanças provocadas pela globalização
dos relatórios f‌i nanceiros, a formação dos contadores apresenta-se como uma preocupação dos organismos
internacionais de contabilidade, estimulando as instituições de ensino a adequar-se a estas mudanças. O
objetivo deste artigo é fazer uma análise dos periódicos internacionais para verif‌i car quais são os temas das
pesquisas em educação contábil face à convergência e globalização dos relatórios f‌i nanceiros. Os resultados
demonstraram que são três os temas mais freqüentes nas pesquisas: educação continuada da classe contábil,
harmonização e convergência internacional da Contabilidade, e assuntos para pesquisa em contabilidade.
Palavras-chave: Relatórios f‌i nanceiros. Relatórios f‌i nanceiros globais. Educação em contabilidade. Pesquisa
em contabilidade.
Abstract
The differences between the accounting practices have been gradually harmonized through a set of high-
quality accounting standards and public interest, which is one of the goals of the International Accounting
Standards Board (IASB), through the publication of International Financial Reporting Standards (IFRS). In
this context of convergence of international and local convergence, and changes caused by globalization of
f‌i nancial reporting, the training of accountants is presented as a concern of international accounting organi-
zations, encouraging educational institutions to adapt to these changes. The aim of this paper is to analyze
international accounting journals to see which are the subjects of research in accounting education in the
face of globalization and convergence of f‌i nancial reporting. The results showed that there are three most
common themes in the polls: continuing education of the accounting, harmonization and convergence of
international accounting, and subjects for research in accounting.
Keywords: Financial reporting. Global f‌i nancial reporting. Education in accounting. Accounting resear-
ch.
1 Introdução
Este estudo iniciou a partir da análise do artigo “Relatórios Financeiros
Globais: Implicações para os acadêmicos dos Estados Unidos” (Global Financial
Reporting: Implications for U.S. Academics) de Mary E. Barth (2008) que apre-
sentou desaf‌i os e oportunidades, criados pelos relatórios f‌i nanceiros globalizados
para a educação contábil.
Os relatórios f‌i nanceiros estão rapidamente se tornando globalizados e os
maiores mercados de capitais do mundo têm papéis importantes a desempenhar
neste contexto global.
A contabilidade “é considerada a linguagem dos negócios não é homogê-
nea em termos internacionais, pois cada país ainda tem e mantém as suas práticas
contábeis locais” (Niyama, 2005, p. 15), apesar dos progressos da harmonização
das normas internacionais de contabilidade.
A harmonização destas diferenças está sendo gradativamente obtida através
do conjunto de normas contábeis de alta qualidade e de interesse público, que

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT