Construção de conhecimento sobre target costing: uma análise de pesquisas sobre fatores que aumentam a sua adoção e uso

AutorKelly Cristina Mucio Marques - Welington Rocha
CargoDoutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP - Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
Páginas3-20
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n32p3
3
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.14, n. 32, p. 03-20,
maio./ago. 2017
Construção de conhecimento sobre target costing: uma análise de pesquisas
sobre fatores que aumentam a sua adoção e uso
Knowledge construction on target costing: an analysis of surveys on factors that enhance
its adoption and use
Construcción de conocimiento sobre target costing: análisis de encuestas sobre factores
que mejoran su adopción y uso
Kelly Cristina Mucio Marques
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
Professora da Universidade Estadual de Maringá
Endereço: Av. Colombo, 5.790 - Jd. Universitário
CEP: 87020-900 - Maringá/PR - Brasil
E-mail: kcmmarques@uem.br
Telefone: (44) 3011-3775
Welington Rocha
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP
Professor da Universidade de São Paulo - FEA
Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 908 Butantã
CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil
E-mail: w.rocha@usp.br
Telefone: (11) 3091-5820 r. 144
Artigo recebido em 27/01/2014. Revisado por pares em 06/02/2017. Reformulado em
15/02/2017. Recomendado para publicação em 26/05/2017 por Carlos Eduardo Facin Lavarda
(Editor-Chefe). Publicado em 31/08/2017.
Kelly Cristina Mucio Marques e Welington Rocha
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v.14, n. 32, p. 03-20, maio./ago. 2017
4
Resumo
O trabalho teve como objetivo analisar os achados e a comparabilidade das pesquisas de
levantamento publicadas no período 2001-2011 que abordaram fatores situacionais que
possuem relação com a adoção e uso do Custeio Alvo (CA). A metodologia empregada foi a
análise crítico-interpretativa da literatura, destacando-se a discussão dos achados das pesquisas.
Os resultados encontrados foram: (1) a relação entre a intensidade da concorrência e a adoção
e uso do CA foi confirmada nos três trabalhos que a investigaram, um indício de que uma
concorrência intensa pode propiciar a adoção do CA; (2) a relação entre a adoção e uso do CA
com a incerteza ambiental foi confirmada em um estudo; (3) em relação às estratégias
investigadas não foi possível tirar conclusões, pois, sob a tipologia de Porter, os achados foram
contraditórios, e na de Miles e Snow os dois estudos não puderam ser comparados, embora um
deles tenha identificado relação entre a taxa de uso de práticas de “custeio” e a estratégia do
tipo defensores; (4) há indícios de que empresas de grande porte sejam mais propensas à adoção
e uso do CA. Este trabalho revelou a existência de lacunas sobre o entendimento dos fatores
que propiciam a adoção e o uso do CA que podem ser preenchidas por futuras pesquisas e
constatou a dificuldade de comparação de resultados nos estudos de levantamento analisados.
Apesar da importância do tema para a pesquisa e para auxiliar os gestores em possíveis decisões
de adoção do CA, não foi encontrado esse tipo de trabalho nos periódicos brasileiros, indicando
a necessidade desse tipo de pesquisa nas empresas que atuam no Brasil.
Palavras-chave: Target Costing; Fatores Situacionais; Pesquisas
Abstract
The aim of this research was to analyze the findings and the comparability of surveys published
between 2001 and 2011 about situational factors related to organizations’ adoption and use of
Target Costing (TC), as a way to identify their contributions. The method used was a critical-
interpretative literature analysis, highlighting the discussion of the research findings. The
results found were: (1) the relation between the intensity of the competition and the adoption
and use of TC was confirmed in the three studies on this theme, a sign that intense competition
can enhance the adoption of TC; (2) the relation between the adoption and use of TC and
environmental uncertainty was confirmed in one study; (3) with regard to the investigated
strategies, no conclusions could be reached as, when adopting Porter’s typology, findings were
contradictory and, in the typology by Miles and Snow, the two studies could not be compared,
although one of them identified a relation between the usage rate of “costing” practices and
the defenders strategy; (4) there are signs that large companies are more prone to the adoption
and use of TC. This research revealed gaps in the understanding of factors that further the
adoption and use of TC, which can be completed through future studies, and verified the
difficulty to compare results among the surveys analyzed. Despite the importance of the theme
for research and to help managers with possible decisions on the adoption of TC, this kind of
study was not found in Brazilian journals, indicating the need to undertake such research in
companies active in Brazil.
Keywords: Target Costing; Situational Factors; Survey
Resumen
El trabajo tuvo como objetivo el análisis de los resultados y la comparación de las
investigaciones de levantamiento en el período 2001-2011 que abordaron los factores
situacionales relacionados con la evaluación y el uso del Costeo Objetivo (CO). La
metodología empleada fue un análisis crítico-interpretativo de la literatura, desarrollando se
un debate sobre las investigaciones. Los resultados fueron: (1) la relación entre la intensidad
de la competencia y la aplicación del CO fue confirmada en los tres trabajos que la

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT