Os Conhecimentos Tradicionais Associados (CTAs) e os direitos fundamentais: a participação das populações indígenas como forma de proteção à biodiversidade

AutorEduardo Biacchi Gomes, Beatriz Cobo de Lara
CargoGraduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 1993, possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000), Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2001 e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). É Pós-Doutor em Estudos Culturais junto à ...
Páginas180-192

Eduardo Biacchi Gomes • Beatriz Cobo de Lara
Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 179-192, jan./jun. 2020.
OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS (CTAs) E OS
DIREITOS FUNDAMENTAIS: A PARTICIPAÇÃO DAS POPULAÇÕES
INDÍGENAS COMO FORMA DE PROTEÇÃO À BIODIVERSIDADE
ASSOCIATED TRADITIONAL KNOWLEDGE (CTAs) AND
FUNDAMENTAL RIGHTS: THE PARTICIPATION OF INDIGENOUS
POPULATIONS AS A FORM OF PROTECTION TO BIODIVERSITY
Eduardo Biacchi Gomes1
Beatriz Cobo de Lara
RESUMO:
O presente artigo apresenta uma análise sobre os conhecimentos tradicionais associados CTAs
enquanto direito fundamental Para tanto em um primeiro momento serão abordados os
conceitos de biodiversidade bioprospecção biotecnologia vegetal propriedade intelectual e sua
relação com os conhecimentos tradicionais associados CTAs a m de contextualizar o problema
no Brasil Em seguida são analisados os conhecimentos tradicionais associados CTAs sob a
perspectiva do direito cultural e patrimônio cultural enquanto direitos fundamentais Por m
pretendese demonstrar que a proteção do direito fundamental aos conhecimentos tradicionais
associados CTAs só é jurídica e efetivamente plausível com a participação das comunidades
tradicionais na elaboração de planos projetos e normas sobre o assunto A metodologia
empregada foi a descritiva do tipo mista  quantitativa e qualitativa  voltada para a apreciação
documental assim como para análises sistemáticas da doutrina das normas e da jurisprudência
no âmbito da realidade dos conhecimentos tradicionais associados CTAs no Brasil
Palavras-chave: Biodiversidade. Conhecimento tradicional associado CTA Lei da
Biodiversidade Direitos fundamentais
ABSTRACT:
This paper presents an analysis of the associated traditional knowledge CTAs as a fundamental
right In order to do so the concepts of biodiversity bioprospecting plant biotechnology
intellectual property and their relation with the associated traditional knowledge CTAs will
be approached in order to contextualize the problem in Brazil Next the associated traditional
knowledge CTAs is analyzed from the perspective of cultural law and cultural heritage as
fundamental rights Finally it is intended to demonstrate that the protection of the fundamental
right to associated traditional knowledge CTAs is only legally and eectively plausible with the
 Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná  possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal do
Paraná  Especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina  e Doutorado em Direito pela
Universidade Federal do Paraná  É PósDoutor em Estudos Culturais junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro com estudos
realizados na Universidade de Barcelona Desenvolveu pesquisa na Universidade de Los Andes ChileEstágio de pósdoutoramento na
PUCPR PPGD em Direitos Humanos e Políticas Públicas Email eduardobiacchigomesgmailcom
 Advogada Mestranda em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil  Especialista em
Direito Civil pela LFG Especialista em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná ESMAFE Especialista em
Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná EMAP Especialista em Direito Tributário pela Universidade Positivo UP
Especialista em Diplomacia e Relações internacionais Email beatrizdelarahotmailcom
Recebido 
Aprovado 

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT