A condição dos trabalhadores migrantes na perspectiva do cinema: análise da obra 'Mundo Livre

AutorDaniela Wernecke Padovani, Jorge Luís Mialhe
Páginas6-22
7
A CONDIÇÃO DOS TRABALHADORES MIGRANTES NA PERSPECTIVA DO
CINEMA: ANÁLISE DA OBRA “MUNDO LIVRE”
THE IMMIGRANT´S CONDITION IN THE CINEMA PERSPECTIVE: ANALYSIS OF
THE WORK “IT´S A FREE WORLD”
Daniela Wernecke Padovani1*
Jorge Luís Mialhe2**
RESUMO: O presente artigo trata da questão de trabalhadores migrantes que deixam seus países de
origem em busca de melhores condições de vida e de trabalho, mas acabam por encontrar em outras
localidades situações de exploração laboral e de marginalização de direitos. A discussão do tema tem como

como o exame de instrumentos jurídicos internacionais de proteção dos direitos humanos dos migrantes,
       
compreensão da questão migratória e sua intersecção com o alcance da justiça social.
Palavras-chave: Imigrantes. Exploração laboral. Direitos trabalhistas.
ABSTRACT: This article deals with the issue of migrant workers who leave their countries of origin in search
    
marginalization of rights. The discussion of the theme has as reference the analysis of the cinematographic
work It’s a Free World     
instruments of protection of the human rights of the migrants, in order, from a dialogue of the elements

the reach of social justice.
Keywords:





Recebido: 01/02/2018
Aprovado: 20/04/2018
8
Daniela Wernecke Padovani • Jorge Luís Mialhe
Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 06-22, jan./jul. 2018.
1 INTRODUÇÃO
Hodiernamente, é notável o intenso movimento de pessoas que transpassam as fronteiras de
seu país para adentrarem em outros, cujas culturas3 lhes são inteiramente estranhas. No entanto, tais

     
migratório, destacamos no presente artigo aquela pela qual um migrante deixa seu país de origem no
 
 4
    
de trabalho de muitos imigrantes que se encontram em situação irregular no estrangeiro, situação esta
          
marginalização social e desrespeito aos direitos humanos.
Para o enfrentamento dessa temática, servimo-nos, como ponto de partida, da análise da obra

políticas e socioculturais, fornece importantes subsídios à compreensão e crítica do tema proposto.
De acordo com Olivier Corten e François Dubisson (2015), o Centro de Direito Internacional e de
  
       
o direito positivo existente, estimulando estudo das representações à luz da crítica jurídica. Conforme

tem sido cada vez mais comum a análise de uma temática por meio de recursos
         
metodologia, do ponto de vista teórico-analítico, que trata o objeto artístico como algo que é


capital, no sentido de superar o passado e formar sujeitos que possam negar as imposições

Nesse sentido, a metodologia utilizada será a pesquisa exploratória que se baseia na análise do
      
        
adotada será a jurídico–sociológica, em que trata do fenômeno jurídico a partir da interação com o
ambiente social e permite analisar o Direito, em especial no que diz respeito à efetividade das normas,
enquanto uma variável das relações entre Direito e sociedade e suas contradições e intersecções com
campos diversos, tais como o sócio-cultural, o político, o econômico e o antropológico.
2 A QUESTÃO MIGRATÓRIA
A migração internacional não é um fenômeno recente. A história mundial sempre revelou a




   







Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT