Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade

AutorLucinéia Maria Bicalho - Marlene Oliveira
Páginas1-26
1
Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 32,
p. 1-26, 2011. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2011v16n32p1
ASPECTOS CONCEITUAIS DA MULTIDISCIPLINARIDADE E DA
INTERDISCIPLINARIDADE E A PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Lucinéia Maria Bicalhoi
Marlene Oliveiraii
Resumo: Este artigo apresenta a evolução conceitual dos termos multidisciplinaridade e interdisciplinaridade,
bem como ideias básicas que identificam a abordagem transdisciplinar, a partir de um referencial teórico. O texto
é parte de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal foi analisar a investigação científica desenvolvida no
âmbito da Ciência da Informação que tenha participação de mais de uma disciplina. Para isso, utilizaram-se os
conceitos ora apresentados. Foram estudados, para tanto, autores contemporâneos de diferentes áreas, para
composição do quadro conceitual no qual se baseou a análise. Os resultados da pesquisa completa permitiram
traçar um perfil da pesquisa na área, relativamente à utilização das citadas abordagens, e permitiram concluir que
diferentes formas e níveis de interações são encontrados em pesquisas na Ciência da Informação, sendo a
multidisciplinaridade a mais comum. Conclui-se, ainda, relativamente aos aspectos aqui apresentados, que os
conceitos sofreram alterações que provocaram mudanças significativas e m seus significados. Essas mudanças
levam a uma demanda de reavaliação e atualização, no âmbito da Ciência da Informação, das implicações de ser
uma área interdisciplinar, de acordo com o sentido adquirido pelo termo atualmente.
Palavras-chaves: Multidisciplinaridade. Interdisciplinaridade. Transdisciplinaridade. Ciência da Informação.
Epistemologia.
CONCEPTUAL ASPECTS OF MULTIDISCIPLINARITY AND INTERDISCIPLINARITY
AND RESEARCH IN INFORMATION SCIENCE
Abstract:This article presents the conceptual evolution of the terms of multidisciplinarity and interdisciplinarity,
as well as basic ideas that identify the transdisciplinary approach, from broad theoretical framework. The text is
part of PhD research whose main objective was to analyze the scientific research being done in the con text of
information science which involved the participation of more than one discipline. For this, the concepts
presented here were used. So contemporary authors from different fields were studied to compose the conceptual
framework in which the analysis was based. The survey results allowed us to draw a complete profile of
research in the area regarding the use of the mentioned approaches, concluding that different forms and levels
of interactions are found in research in information science and multidisciplinarity is the most common. It
concluded also, in relation to aspects presented here, that the concepts have changed and that brought about
significant changes in their meanings. These changes lead to the necessity of doing a review and update, within
the science of information on the implications of being an interdisciplinary area, according to the meaning
acquired by the term nowadays.
Keywords: Multidisciplinary. Interdisciplinary. Transdisciplinary. Information science. Epistemology.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
i Universidade Federal de Minas Gerais. lucineia@ufmg.br.
ii Universidade Federal de Minas Gerais. marlene@eci.ufmg.br.
Recebido em: 03/04/2011; aceito para publicação em: 04/07/2011.
2
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 32, p.1-26, 2011.
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da ciência se pautou, nos últimos quatro séculos, pelos objetivos
de compreender a natureza e os fenômenos ligados ao mundo real. Para isso, o conhecimento
científico foi subdividido em milhares de disciplinas que, com muito êxito, fizeram as
ciências avançarem. Esse avanço acabou gerando a ciência clássica, que utiliza métodos
muitas vezes ineficazes para lidar com alguns dos problemas contemporâneos de maior
complexidade. Assim, novas ciências surgiram no pós-guerra e se desenvolveram de forma
diferenciada da ciência clássica, apresentando como um de seus traços identificadores a
prática interdisciplinar necessária para o desenvolvimento de sua pesquisa.
No presente trabalho, são apresentados aspectos da evolução conceitual de dois termos
relacionados à prática da interação entre disciplinas multidisciplinaridade e
interdisciplinaridade , bem como aspectos que identificam a abordagem transdisciplinar,
tema desenvolvido mais profundamente em outra oportunidade. Um referencial teórico
composto de autores contemporâneos de diferentes áreas foi estudado para composição deste
quadro conceitual, que é parte de pesquisa desenvolvida no doutorado1, cujo objetivo
principal foi analisar pesquisas desenvolvidas na Ciência da Informação, focalizando
especialmente sua natureza interdisciplinar, a partir da análise de sua práxis em investigações
que envolviam a participação de mais de uma disciplina. Para tanto, foram estudadas as
principais formas de interação entre disciplinas atualmente presentes nas práticas científicas,
bem como buscou-se contextualizar a área da Ciência da Informação no âmbito da ciência
contemporânea por meio da análise de suas características epistemológicas.
A metodologia adotada para desenvolvimento da pesquisa empírica utilizou, como
fonte de informações, quatro periódicos científicos nacionais da área da Ciência da
Informação, ligados a instituições de ensino superior e a programas de pós-graduação, mais
bem avaliados pela CAPES no período de 2001 a 2006. São eles: Ciência da Informação
(IBICT), Informação e Sociedade Estudos (UFPB), Perspectivas em Ciência da Informação
(UFMG) e Transinformação (PUC-Campinas). Um total de 531 artigos publicados no período
foi inicialmente analisado, dos quais, 158 textos foram selecionados e estudados, em
profundidade, por apresentaram propriedades indicativas de interação com outras áreas do
conhecimento para desenvolvimento da pesquisa. A análise de assunto, a análise de conteúdo
1 Para texto completo, consultar: BICALHO, L. M. As relações interdisciplinares refletidas na literatura
brasileira da Ciência da Informação. Belo Horizonte: UFMG, 2009. 267f. Tese (Doutorado em Ciência da
Informação) Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação,
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

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