Comportamento do Consumidor: avaliação de alternativas e busca de informação na escolha de cursos superiores em Ciência da Computação

AutorÉrica Fernanda Silva Kalil - Cid Gonçalves Filho
CargoMestre pelo Programa de Mestrado em Administração, Universidade FUMEC ? Belo Horizonte ? MG, Brasil - Coordenador do Programa de Doutorado em Administração da Universidade FUMEC ? Belo Horizonte ? MG, Brasil
Páginas131-154
Artigo recebido em: 23/04/2011
Aceito em: 25/03/2012
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: AVALIAÇÃO DE
ALTERNATIVAS E BUSCA DE INFORMAÇÃO NA ESCOLHA DE
CURSOS SUPERIORES EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Consumer Behavior: evaluation of alternatives and search
for information in the choice of higher education courses in
Computer Science
Érica Fernanda da Silva Kalil
Mestre pelo Programa de Mestrado em Administração, Universidade FUMEC – Belo Horizonte – MG, Brasil.
E-mail: ericakalil@hotmail.com
Cid Gonçalves Filho
Coordenador do Programa de Doutorado em Administração da Universidade FUMEC – Belo Horizonte – MG, Brasil.
E-mail: cid@fumec.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n34p131
Resumo
A computação, além de ser base dos diversos sistemas
web, é responsável por um número crescente de
empregos e pela geração de riqueza. O objetivo deste
trabalho é avaliar o comportamento do consumidor
(alunos de graduação) na escolha do curso de Ciência
da Computação nas fases de busca de informação e
avaliação das alternativas. A amostra contou com 208
questionários por meio de pesquisa quantitativa. A
internet foi a ferramenta mais utilizada no processo de
busca de informação. Na avaliação das alternativas, a
escolha do curso está relacionada a fatores profissionais,
sociais, pessoais e de conveniência, e que, para escolha
da IES, pesam o valor do diploma no mercado, a marca
e reputação, a qualidade de ensino, os professores
e a infraestrutura. Para a academia, o artigo provê
evidências empíricas do comportamento do consumidor,
propondo um modelo explicativo de escolha de IES e
um modelo hipotético de impacto da satisfação do
aluno em suas intenções comportamentais.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor.
Instituições de Educação Superior (IES). Ciência da
Computação.
ABSTRACT
Computer Science is basis of many web systems, and is
also responsible for a growing number of jobs and wealth
creation. The aim of this study was to understand the
consumer behavior (undergraduate students) decision
making of Higher Education Institutions at the stages of
information search and evaluation of alternatives. The
sample consisted of 208 questionnaires collected through
quantitative research. The Internet was the most used tool
for the process of information search. In the evaluation of
alternatives, the choice of course is related to professional
factors, social elements, and personal convenience,
and that the choice of Faculty is decided thought the
evaluation of the value of the diploma in the market,
brand reputation, quality of education, teachers and
infrastructure. The article provides empirical evidence
of consumer behavior, proposing an explanatory model
about the choice of Higher Education Institutions and a
hypothetical model the impact of student satisfaction in
their behavioral intentions.
Key word: Consumer behavior. Higher Education
Institutions. Computer Science.
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1 INTRODUÇÃO
Compreender o comportamento do consumidor
passou a ser objeto de estudo de vários pesquisadores,
pois, cada vez mais, esse campo recebe “[...] adeptos
de diversas áreas, tais como macro e microeconomia,
psicologia, antropologia, sociologia, dentre outros”
(VIEIRA, 2003, p. 2). A definição do comportamento
do consumidor, segundo Vieira (2002, p. 5), corres-
ponde “[...] à investigação das atividades diretamente
envolvidas em obter, consumir e dispor de produtos
e serviços, incluindo os processos decisórios que
antecedem e sucedem estas ações [...]”, ou seja, é o
estudo do processo vivido pelos indivíduos ao tomarem
decisões de empregar seus recursos em itens relacio-
nados ao consumo, fazendo assim uma vinculação
com os propósitos dos profissionais de marketing, que
buscam identificar as necessidades e induzir o cliente
a consumir o produto (VIEIRA, 2002, p. 5). Para Du-
bois (1991), “[...] mais do que nunca, compreender o
consumidor é uma necessidade vital não apenas para
as empresas, mas para toda a organização/instituição
que se assuma como orientada para os clientes”.
Engel, Blackwell e Miniard (2000, p. 4) defendem
que o comportamento do consumidor compreende
“[...] as atividades diretamente envolvidas em obter,
consumir e dispor de produtos e serviços, incluindo os
processos decisórios que antecedem e sucedem estas
ações”. Matheus (2005, p. 1) porém, sustenta que é o
“[...] tema chave de sustentação de toda a atividade
mercadológica realizada com intuito de desenvolver,
promover e vender produtos”.
É necessário frisar que, cada vez mais, estudos
são voltados para esse campo e que compreender
como os consumidores tomam suas decisões para
adquirir ou utilizar os produtos é de suma importância
para otimizar a eficácia e a eficiência das atividades
de marketing. No que tange à educação, o processo
de tomada de decisão é bastante complexo, pois a
aquisição do produto educação/formação apresenta
componentes emocionais, riscos econômicos e de
desempenho e riscos psicológicos. O risco econômico
vem associado ao valor e à qualidade do produto
ofertado, o risco de desempenho está ligado à per-
formance das instituições, aliado ao sentimento de o
produto atender ou não às expectativas geradas e aos
benefícios desejados, já o risco psicológico está rela-
cionado ao fato de o objeto de aquisição não refletir
a imagem que ele deseja retratar (MATHEUS, 2005,
p. 1-2). Com base nas teorias do comportamento do
consumidor, buscou-se descrever, neste trabalho, como
ocorrem as etapas de avaliação de alternativas e busca
de informações de estudantes de cursos superiores em
Ciência da Computação.
Sobre o setor de computação, pode-se dizer que
ele compreende uma área em constante crescimento
e de importante papel no âmbito profissional, comer-
cial, industrial, científico e pessoal (UNIVERSIDADE
PASSO FUNDO, 2010). Decidir ser profissional dessa
área envolve graduar-se em Ciência da Computação,
um curso mundialmente conhecido e um dos principais
na área de tecnologia da informação (TI). A aplicação
da informática nas instituições de ensino, pesquisas,
setores industriais, agroindustriais e demais setores
públicos e privados é um dos fatores que justificam
esta pesquisa. O campo de atuação do profissional
em Ciência da Computação é amplamente diversifi-
cado, pois o bacharel tem a capacidade de elaborar
os mais diversos softwares, desde sistemas de gestão
até aplicativos para web e celulares, podendo atuar na
indústria, bancos, comércio, hospitais e todos os lugares
que necessitem da automatização de seus negócios.
Profissionais formados nessa área são preparados para
resolver problemas reais, aplicando soluções que en-
volvam computação, independente do ambiente onde
está inserido (ALECRIM, 2007). Atuando também no
desenvolvimento de sistemas de computação, banco
de dados, rede de computadores, telecomunicação,
infraestrutura de tecnologia da informação (TI), sistema
da informação, desenvolvimento de softwares, dentre
outros espaços de abrangência da Ciência da Com-
putação (UNIVERSIDADE PASSO FUNDO, 2010).
O auxilio ao usuário na compra do equipamento que
atenda às suas necessidades, a prestação de assessoria
e consultoria a empresas de pequeno e médio porte,
também fazem parte do leque de possibilidades de
atuação do graduado em ciência da computação
(Universidade Anhembi Morumbi, 2010).
Pesquisas bibliográficas na área de comporta-
mento do consumidor por escolha de cursos superio-
res, Instituições de Educação Superior (IES) e sobre
a educação foram efetuadas nas literaturas, artigos
científicos, trabalhos de pesquisa, bibliotecas de teses
e dissertações das IES, análises teóricas e resenhas bi-

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