Complementação fechada

Autor:Wladimir Novaes Martinez
Páginas:185-187
Cargo del Autor:Advogado especialista em Direito Previdenciário
 
ÍNDICE
EXTRACTO GRATUITO

Page 185

A complementação da aposentadoria especial por parte de uma entidade fechada de previdência privada não apresenta particularidades maiores que a dos demais benefícios, exceto no respeitante à regulamentação específica de cada Regulamento Básico e a aplicação ou não da dependência em relação ao benefício do RPGS.

381. Subsidiaridade da técnica

Por força da subsidiaridade histórico-institucional do segmento fechado em relação ao da previdência básica, observadas as prescrições particulares inerentes (v. g., limite mínimo de idade, tempo de serviço na empresa e de participação na entidade etc.), subsiste o direito à suplementação ou a complementação nos fundos de pensão fechados, em relação à concessão da aposentadoria especial por parte do INSS.

382. Especificidade do benefício

Nesse sistema, o benefício apresenta-se com algumas características distintas da previdência pública, embora, em muitos casos, enquanto não adaptados os regulamentos básicos à LC n. 109/01, ainda dependa corolariamente deles.

Essas prescrições internas reservam-se à faculdade de, no bojo do contrato institucional de adesão celebrado com o participante, fixar cláusulas específicas, entre as quais o limite mínimo de idade, também sobre a conversão de tempo de serviço e como se opera a prova da exposição aos agentes insalubres sucedidos fora da patrocinadora.

E nada impede que a convenção disponha sobre a penosidade e periculosidade, atividades que deixaram de ser protegidas pelo RGPS.

383. Dependência da básica

Em razão da dita subsidiaridade, enquanto mantida, a EFPC fechada aguarda a concessão do benefício estatal, mas a liberdade contratual não impede que

Page 186

sejam estabelecidas normas próprias em relação à caracterização do direito, isto é, referentes à definição dos riscos ambientais. Por exemplo, adotar critério distinto do INSS no pertinente ao exame das situações fáticas e à avaliação do DIRBEN 8030 e do laudo técnico. Impondo o seu próprio PPP ou LTCAT que, à evidência, dirá as atividades exercidas fora da patrocinadora.

384. Validade do convencionado

As cláusulas pactuadas com...

Para continuar leyendo

SOLICITA TU PRUEBA GRATIS