Inteligência Competitiva e as Práticas de Gestão do Conhecimento no Contexto da Administração e da Ciência da Informação:revelações da produção científica

AutorJacqueline Echeverría Barrancos - Emeide Nóbrega Duarte
CargoUniversidade Estadual da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
Páginas107-126
107
v. 18, n. 38, 2013.
p. 107-126
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 38, p. 107-126,
set./dez., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n38p 107
Inteligência Competitiva e as Práticas de Gestão do
Conhecimento no Contexto da Administração e da Ciência da
Informação: revelações da produção científica
Competitive Intelligence and Knowledge Management Practices in
the Context of Management and Information Science: revelations of
scientific production
Jacqueline Echeverría Barrancos
1
Emeide Nóbrega Duarte2
RESUMO
O processo de inteligência competitiva tem despertado olhares de profissionais ao reconhecerem que as
organizações competem com maior eficiência quando seus gestores tomam decisões bem fundamentadas.
Esta pesquisa objetiva analisar a produção científica em inteligência competitiva visando identificar as
práticas de gestã o do conhecimento a presentadas nos resultados dos artigos dos Anais do ENANCIB e do
ENANPAD, no período de 2010 a 2012. Metodologicamente é considerada pesquisa exploratória,
descritiva e documental; de natureza teórica conceitual e procedimento indutivo. Como resultad os, se
destacam que os trabalhos incidem de forma equilibrada em relação ao número d e publicações, autores
mais presentes nas citações , técnicas e métodos a dotados. As práticas de gestão do conhecimento estão
presentes nos resultados dos artigos publicados sobre inteligência competitiva nos dois eventos,
evidenciadas pelas pessoas como parte integrante dos processos, apresentando similaridades entre as
abordagens na Ciência da Administração e na Ciência da Informação.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência competitiva. Gestão do conhecimento. Administração. Ciência da
Informação. Produção Científica.
ABSTRACT
The process of competitive intelligence has awakened glances of professionals to recognize that
organizations compete with greater efficiency when their managers take fundamental decisions. This
research aims to analyze the scientific production in competitive intelligence aiming to identify the
practices knowledge management presented in the results of articles from the Annals of ENANCIB and
ANANPAD, during the period from 2010 to 2012. Methodologically is considered explorato ry research,
descriptive and docum entary; theorical, conceptual and procedure inductive. As the results highlight that
the works relate in a balanced way in relation to the number of publications, authors more present in
citations, techniques and adopted methods. The practice of k nowledge management are present in the
results of published articles about competitive intelligence in two events, evidenced by people as an
1Universidade Estadual da Paraíba - unijacqueline@gmail.com
2Universidade Federal da Paraíba - emeide@hotmail.com
ARTIGO
Recebido em:
30/08/2013
Aceito em:
05/11/2013
108
integral part of the processes, with similarities between the approaches in the Science of Administration
and in Information Science.
KEYWORDS: Intelligence. Knowledge management. Administration and Information Science. Scientific
Production.
1 INTRODUÇÃO
A produção científica gerada por um pesquisador de qualquer área precisa ter um
compromisso social e ser conhecida como de utilidade para a comunidade acadêmica e a
sociedade em geral, considerando que a ciência exerce um compromisso com a
sociedade, no sentido de expandir os horizontes do conhecimento humano.
Neste momento, o interesse recai na produção científica sobre Inteligência
Competitiva (IC) veiculada nos Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-
graduação em Administração (ENANPAD) e do Encontro da Associação Nacional em
Ciência da Informação e Biblioteconomia (ENANCIB), como suportes de comunicação
adotados pelas respectivas entidades para disseminar o conhecimento produzido nas
áreas correspondentes.
A IC tem sido objeto de pesquisa tanto da Ciência da Administração (CA), como da
Ciência da Informação (CI), aparecendo com grande destaque, segundo Pinheiro (2006)
em função da globalização do mercado de capital e aumento da competitividade, o que
motivou inclusive a emergência da gestão da informação e do conhecimento.
A interdisciplinaridade entre a Ciência Administrativa e a Ciência da Informação
se dá pela Informação como elemento comum, que segundo Borko (1968), na CI, está
voltada para o estudo das propriedades, como: o comportamento, uso, transmissão,
processamento para armazenamento e recuperação da informação. Por outro lado, na
CA, está voltada para a aplicação da informação. Assim, o ponto de convergência, entre
as duas áreas, nesta pesquisa é a IC.
Para entendimento de IC, Gomes e Braga (2004, p.28) apresentam como
integrantes da pirâmide de hierarquia da informação, os dados (na base), informação
(no meio) e inteligência (no topo), considerando a inteligência como informação que
possibilita ao gestor tomar decisão obrigando-o a tomar uma atitude em resposta à
inteligência recebida Culmina a abordagem conceituando a )C como um processo ético
de identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica
para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório

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