Competências gerenciais: Um estudo exploratório em uma rede do comércio varejista

AutorJosé Larri de Freitas Pinto - Alexandre de Oliveira Pereira - Ana Júlia Teixeira Senna - Ricardo Ribeiro Alves
CargoMestrando em Alta Direção de Empresas (UAI-ARG). Universidade da Região da Campanha - Bacharel em Gestão Ambiental (UNIPAMPA). Universidade Federal do Pampa - Doutora em Agronegócios (UFRGS). Universidade Federal do Pampa - Doutor em Ciência Florestal (UFV). Universidade Federal do Pampa
Páginas23-40
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM
UMA REDE DO COMÉRCIO VAREJISTA
José Larri de Freitas Pinto a, Alexandre de Oliveira Pereira b , Ana Júlia Teixeira Senna c,
Ricardo Ribeiro Alves d
a Mestrando em Alta Direção de Empresas (UAI-ARG). Universidade da Região da Campanha.
admlarri@yahoo.com.br
b Bacharel em Gestão Ambiental (UNIPAMPA). Universidade Federal do Pampa.
alexandre_oliveira_sgt@hotmail.com.
c Doutora em Agronegócios (UFRGS). Universidade Federal do Pampa. anasenna@unipa mpa.edu.b r.
d Doutor em Ciência Florestal (UFV). Universidade Federal do Pampa. r icardoalves@unipampa.edu.br.
Informações de Submissão
Alexandre de Oliveira Pereira,
endereço: Rua Artur Betega, 666 - São
Gabriel - RS - CEP: 97300-000
Recebido em: 21/10/2014
Aceito em: 10/11/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
Este trabalho foi construído em torno do Quadro de Valores
Competitivos de Quinn et al. (2003), sua estrutura abrangente e
complexa para a valiar o líder gerencial reflete o mundo atual onde o
gerente precisa demonstrar todos os seus conhecime ntos, suas
habilidades e suas atitudes para o efetivo exercício das funções de
gestão. O estudo teve por objetivo identificar as competências
gerenciais mais importantes na p ercepção de gerentes de uma
organização de varejo atuante nos três estados da região Sul do
Brasil. A pesquisa foi classificada como descritiva e a amostra foi
composta por 35 respondentes. A análise dos resultados identificou
várias competências importantes aos gerentes de organizações do
varejo. As principais são: estabelecimento de metas e objetivos,
desenvolvimento dos colaboradores e trabalho produtivo.
Abstract
This project was based on the Competing Values Framework from
Quinn et al. (2003), its comprehe nsive and complex structure to
evaluate the managerial leader reflects on the world today where
every manager needs to demonstrate all their knowledges, abilities
and attitudes to the effective practice of management functions. This
study aimed to identify the most important managerial skills on the
managers perception of a retail organization active in three states of
southern Brazil. The researc h was classified as decriptive and the
sample consisted of 35 respondents. The results analysis identify
many important skills for the retail organizations managers. The
main ones are: t he establishment of goals and objectives, the
development of employees and productive work.
Palavras-chave
Competências gerenciais. Gestores.
Varejo. Eficácia.
Keywords
Managerial. Skills. Managers. Retail.
Efficacy.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 23-40, 2014
24
1 INTRODUÇÃO
As profundas mudanças que estão ocorrendo nas organizações refletem na maneira
de se administrar e por consequência as competências dos gestores se moldam a esta nova realidade
organizacional.
De mesma forma, o setor varejista adquiriu relevante importância no cenário
econômico brasileiro e mundial nas últimas décadas. Diariamente, milhões de pessoas visitam
estabelecimentos comerciais por diversas motivações.
Conforme Camarotto (2009), tradicionalmente, as empresas varejistas têm origem
familiar e atendem a uma localidade geográfica específica e limitada. Internamente, dedicam
atenção e esforços em comprar e vender seus produtos destinados a abastecer uma clientela
conhecida. Porém, pouca atenção é dispensada a gestão destes estabelecimentos.
Os desafios de uma gestão moderna consistem na necessidade e na capacidade de
lidar com as mudanças e transformações, que tendem a ser cada vez mais diversificadas,
imprevistas e rápidas. O conhecimento das competências gerenciais dos recursos humanos pode ser
considerado como um fator diferencial na sobrevivência de uma organização.
As competências gerenciais englobam conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais
e profissionais, a fim de cumprir com certa tarefa ou responsabilidade numa determinada situação.
Com este foco a ideia é que o gerente exerça papel fundamental na organização, tanto na superação
de barreiras, quanto no desempenho de equipes (RUAS, 2005).
Tanto a competência quanto o conhecimento são características importantes dos
ativos intangíveis das organizações. A competência e o conhecimento adquiridos por uma pessoa, e
a forma como são aplicados, levam a uma empresa ser vencedora e, portanto, gerar riqueza e
agregar valor, ou ser perdedora.
Entende-se que as empresas comerciais procuram em suas estratégias de negócio
definir um perfil de gerente desejado. Portanto, este trabalho justifica-se tanto do ponto de vista
teórico pelo avanço da pesquisa em um tema atual e relevante, como também do ponto de vista
prático, pela possibilidade de melhorar as práticas atuais de desenvolvimento de competências
gerenciais das organizações.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT