Abordagem metodológica para o estudo comparativo entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e Paraguai

AutorJosé Antonio Moreiro González - Fernanda Melo Alves - Martins Fernando Guambe
CargoUniversidade Estadual Paulista - Universidade Federal do Ceará - Universidade Federal do Ceará
Páginas157-174
157
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 18, n. 37, p.
157-174, mai./ago., 2013. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p157
Abordagem metodológica para o estudo comparativo
entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e
Paraguai
Methodological approach to the comparative study between
digital libraries in Mozambique, Brazil and Paraguay
José Antonio Moreiro GONZÁLEZ
1
Fernanda Melo ALVES 2
Martins Fernando GUAMBE3
RESUMO
O presente artigo exp õe resultados de uma tese de doutoramento em andamento s obre o
impacto social das bibliotecas d igitais, através de um estudo comparativo entre Brasil,
Moçambique e Paraguai. Investigam-se os sistemas integrados das Bibliotecas das
Universidades de São Paulo, Eduardo Mondlane e Nacional de Assunção, a trav és de indicadores
qualitativos e quantitativos d e avaliação do impacto das bibliotecas digitais. Aplicam-se os
indicadores em questionários e entrevistas realizados a os usuários, estudantes, docentes,
bibliotecários, pessoal auxiliar e responsáveis das unidades em estudo. Os resultados obtidos
visam fomentar a criação de outras bibliotecas similares, diminuir a exclusão digital e contribuir
de forma significativa para o desenvolvimento sustentável4 de cada país.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca digital. Brecha digital. Países em desenvolvimento. Indicadores
de impacto. Cooperação interbibliotecária.
1 Universidade Estadual Paulista - alessandrorasteli@yahoo.com.br
2 Universidade Federal do Ceará - lidia@ufc.br
3 Universidade Federal do Ceará - lidia@ufc.br
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
4 Entendemos Desenvolvimento Sustentável, aquele qu e permite melhorar a equidade do bem-
estar social y reduz significativamente os riscos ambientais e ecológicos. O desenvolvimento
cujo crescimento econômico e o emprego é impulsionado por investimentos públicos e privados
que reduzem as emissõ es de carbono e poluição, aumentando a eficiência dos recursos e
evitando a perda dos ecossistemas. Os referidos investimentos devem ser catalisados e
apoiados por reformas específicas de políticas públicas e mudanças de leis, permitindo assim,
aprimorar e, quando necessário, reconstruir o capital natural como um ativo econômico crítico e
fonte de benefícios públicos, especialmente para pessoas pobres, cuja s ubsistência ea segurança
dependem em grande parte da natureza (UNEP, 2011: 16).
ARTIGO
Recebido em:
05/07/2012
Aceito em:
05/07/2013
v. 18, n. 37, 2013.
p. 157-174
ISSN 1518-2924
158
ABSTRACT
This article exposes the results of a PhD thesis that it i ntends to investigate the social impact of
digital libraries, comparatively in Brazil, Mozambique and Paraguay. The study outlines the
integrated systems of the Librar ies of the Universities of São Paulo, Eduardo Mondlane and
National de Asuncion, trough checking qualitative and quantitative indicato rs of the impact from
digital libraries, uses as methodology the survey and interview applied to its users, students,
teachers, librarians, support staff and directors. The results aim to foster the creation of other
similar libraries, reduce the digital gap and contribute significantly to the sustainable
development of each country.
KEYWORDS: Digital Libraries. Digital gap. Developing countries. Indicators of the impact.
Interlibrary cooperation.
1 INTRODUCÃO
O estudo de impacto social das bibliotecas digitais universitárias nos
países em desenvolvimento, particularmente no Brasil, em Moçambique e no
Paraguai, nasceu motivado pelo visível aumento das Tecnologias de Informação
e Comunicação (TICs) utilizadas na aprendizagem, na busca de informação e na
investigação científica.
A escolha dos países deve-se à vulnerabilidade dos mesmos em relação à
brecha digital, e por apresentarem consideráveis características comuns de
âmbito socioeconômico, cultural e político, e, no caso de Brasil e de
Moçambique, por serem países lusófonos. Pretende-se comparar as bibliotecas
referidas no uso das TICs, tendo em conta que as instituições brasileiras se
encontram num processo mais avançado, e que as suas congêneres
moçambicana e paraguaia ainda estão em fase inicial do m esmo processo. O
estudo do impacto é vital para motivar aprendizagens que ajudem a neutralizar
os efeitos negativos e enfatizar os benefícios alcançados (Serrano e Martinez,
2003, p. 11-14).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT