Colocação pronominal em geral e nas locuções verbais

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em letras e mestre em educação pela UFSC
Páginas268-268

Page 268

Vamos continuar tratando da colocação pronominal no Brasil, suas tendências e variações possíveis. Como afirma Gladstone Chaves de Melo, “é de capital importância observar que a regularidade com que os pronomes buscam determinadas posições na frase, em cada caso concreto, representa uma tendência e nunca uma lei ou uma regra absoluta” (Iniciação à Filologia Portuguesa, 1957:223).

Por causa da pronúncia brasileira, que torna semiátono o pronome oblíquo átono, a nossa inclinação é colocá-lo na frente do verbo, havendo mesmo um certo número de palavras que se consideram atrativas do pronome, como os advérbios, pronomes indefinidos e relativos, conjunções subordinativas e expressões negativas, conforme exemplos a seguir: Ele sempre se manifestou a favor do voto aberto.

Foi isso o que provavelmente se quis dizer.

Em sociedade tudo se comenta.

Quem te disse isso?

São casos em que se configura colisão entre direitos fundamentais.

Tal como me parece, a decisão há de ser definida pelo juiz de primeiro grau.

Ele disse que só vai falar quando se apresentar uma boa ocasião.

Não nos deixemos levar pelos outros.

Tanto a próclise como a ênclise são possíveis quando antes do verbo há um sujeito explícito, uma conjunção coordenativa ou uma preposição + infinitivo:

Tal indignação me faz / faz-me lembrar importante argumento destacado pela ré.

Ela se acha / acha-se boa oradora.

O governador foi taxativo e se estendeu / estendeu-se sobre o assunto.

Tem rompantes mas se arrepende / arrepende-se depois.

Vimos o equipamento ideal para nos proporcionar / proporcionar-nos músculos saudáveis.

Temos o prazer de (os convidar) / convidá-los para o evento. [sendo a/as, o/os o pronome, prefira a ênclise, que soa melhor] No caso das locuções verbais (a reunião de dois ou mais verbos para exprimir uma só ação), os pronomes me, te, se, nos geralmente aparecem antes do verbo principal, que é o último da locução e está sempre no infinitivo, no gerúndio ou no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT