Coletivo Profanações: notas para uma cartografia

AutorÉdio Raniere - Isadora B. Machado
CargoUniversidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil
Páginas35-48
35
Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 49, n. 1, p. 35-48, jan-jun 2015
O presente ensaio busca enunciar as prin-
cipais linhas de força presentes na emergência e
composição do Coletivo Profanações. Para tal, uti-
liza-se de duas narrativas disparadas por memórias
afetivas de integrantes do grupo. À medida que os
relatos avançam, os experimentos e os conceitos
agenciados pelo coletivo vão sendo desenhados,
expostos ao leitor. Intenta-se, portanto, apresentar
alguns resultados advindos de uma prática de ensi-
no, pesquisa e extensão, envolvendo formação em
psicologia e teatro.
Palavras-chave: Profanações – Psicologia - Teatro.
The present essay seeks to enunciate the main
lines of force present in emergency and composi-
tion of the Coletivo Profanações. For such task
two narratives triggered by affective memories
of the group members are used. As the reports
advance, the experiments and concepts touted by
the collective are designed and exposed to the re-
ader. It intends, therefore, to present some results
arising from a practice of teaching, research and
extension, involving the formation in psychology
and theater.
Keywords: Profanation – Psychology - Theatre.
Primeiro ato: contextualizações
Em julho de 2012, como parte de meu projeto de doutorado em Psicologia
Social, ofereci uma disciplina eletiva à graduação em Psicologia da Univer-
sidade Federal do Rio Grande do Sul: Leituras em Psicologia Social II: Pro-
fanações em Psicologia e Teatro, a qual, inicialmente, tinha como objetivos:
(a) possibilitar um espaço de expressão/produção de sentido por meio das
ressonâncias entre teatro e psicologia; (b) potencializar corpos a novas expe-

(d) produzir um registro dessa experiência.
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como de estudantes de outros cursos e até mesmo de outras universidades, a
disciplina passou também a ser oferecida como projeto de extensão.
Nesse primeiro momento, transitamos por várias linguagens, experimen-
tando, intensamente, exercícios cênicos inspirados pelo teatro de Jerzy Gro-

Coletivo Profanações: notes for a map
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n1p35
Édio Raniere
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil
Isadora B. Machado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, Brasil

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