Classes sociais e construção da hegemonia das classes subalternas

AutorFranci Gomes Cardoso
CargoAssistente Social
Páginas403-418
Artigo recebido em: 02/03/2018 Aprovado em: 09/05/2018
CLASSES SOCIAIS E CONSTRUÇÃO DA
HEGEMONIA DAS CLASSES SUBALTERNAS
Franci Gomes Cardoso1
Resumo
Aborda categorias analíticas centrais do pensamento de Gramsci e da tradição
marxista (Classes Sociais, Classes subalternas, Hegemonia e transformação So-
cial) reconstruindo-as na con guração histórico-conceitual do objeto de estu-
do: Classes Sociais e Construção da Hegemonia das Classes Subalternas. Parte
da premissa inspirada, fundamentalmente, na visão gramsciana: é exigência
histórica do processo de transformação social a ruptura, pelas classes subalter-
nas, com a ideologia dominante e a construção de uma concepção de mundo
própria que constitui a base de ações vitais. Essa premissa se constitui eixo con-
dutor para a reconstrução do objeto deste estudo.
Palavras-chave: Classes sociais, classes subalternas, hegemonia.
SOCIAL CLASSES AND CONSTRUCTION OF HEGEMONY
OF UNDERWORLD CLASSES
Abstract
It addresses central analytical categories of Gramsci’s thinking and Marxist
tradition (Social Classes, Subaltern Classes, Hegemony and Social Transforma-
1 Assistente Social, Doutora em Serviço Social: Políticas Sociais e Movimentos Sociais
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Professora aposentada,
vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade
Federal do Maranhão (UFMA) e Professora Visitante do Programa de Pós-graduação
em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão
(UEMA). E-mail:
cardosofranci@uol.com.br
/ Endereço: Universidade Federal do
Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP 65080-805;
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA: Campus Paulo VI – Avenida do Tirirical
S\N
404
Franci Gomes Cardoso
tion) by reconstructing t hem in the historic-conceptual con guration of the
object of study: Social Classes and Construction of the Hegemony of the Subal-
tern Classes. Part of the premise inspired fundamentally in Gramsci’s view: it
is a historical requirement of the process of social transformation to break the
subaltern classes with the dominant ideology and the construction of a con-
ception of their own world that forms the basis of vital actions.  is premise
constitutes the guiding gaxis for there construction of the object of this study.
Key words: Social classes, subaltern classes, hegemony.
1 INTRODUÇÃO
É possível que, em face do fracasso das experiências socialis-
tas no  nal do século XX, levantem-se questões quanto à pertinência
do objeto deste estudo pelas suas perspectivas teórica e política, bem
como quanto à possibilidade que teria o pensamento gramsciano de
contribuir para o desvelamento de questões postas, hoje, pela or-
dem social. Mas essas questões podem ser efetivamente respondidas.
Gramsci inclui-se entre os pensadores cuja proposta está fundada no
pensamento de Marx e muitas das ideias difundidas, tanto na produ-
ção gramsciana quanto na marxiana, podem estar insu cientes para
esclarecer problemas deste século.
Entretanto, isso não signi ca que as teorias por eles fundadas
tenham deixado de ser um instrumento fundamental para apreender
a realidade atual. A perspectiva teórico-metodológica dos dois teóri-
cos revolucionários é a que permite o conhecimento das determina-
ções da vida social na ordem burguesa, desvelando os processos que
a engendram e as totalidades que a constituem.
No contexto dessa opção teórico-metodológica e política, a
prioridade dada a Gramsci se justi ca pela contemporaneidade de
seu pensamento, por ser a prática política o eixo central de sua pre-
ocupação teórica e, sobretudo, pela importância que assume em sua
produção, a reforma intelectual e moral - a formação de uma nova
cultura pelas classes subalternas – como condição de hegemonia des-
sas classes.
As contribuições, neste estudo, de pensadores da tradição
marxista e de Gramsci, em particular, constituem referências básicas
e genéricas para pensar a realidade social como totalidade histórica
e para apreender o movimento do real e reproduzi-lo idealmente.
Priorizei neste estudo as fontes bibliográ cas, entendendo que: se é
verdade que a história de um problema é um problema da história,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT