Civilização

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas15-16

Page 15

Desde o início da civilização sabemos por questões históricas que o homem obteve uma evolução em seu caráter físico e intelectual, mas, por inúmeras pesquisas arqueológicas, ainda se configura um mistério sua origem e seu desenvolvimento.

Alguns levantamentos descrevem o ser humano com características de um ser quadrúpede e bípede, com o passar do tempo e seu desenvolvimento passou a ficar ereto, estimulando suas mãos para a percepção de uma maior facilidade de sobrevivência.

Com esta habilidade, seus conhecimentos e desenvolvimento proporcionaram uma agilidade manual, possibilitando segurar e agarrar objetos, lançar determinados achados. A liberdade de possuir seus membros superiores livres fez com que sua inteligência se desenvolvesse de tal forma que a visualização de achados como pedras, madeiras e até mesmo restos de animais, como ossos, fossem utilizados como matéria-prima, para a confecção de vários utensílios e instrumentos para sua sobrevivência. Os mais antigos achados arqueológicos são, principalmente, instrumentos de pedras, diante de sua resistência. Com estes instrumentos, habilidades são desenvolvidas para proteção, habitação e alimentação.

Os instrumentos de pedras facilitavam na caça predadora e propiciava com seus afiamentos rasgar peles e cortar a carne dos animais. A sua evolução norteia a origem concreta da utilização de matéria-prima para sua sobrevivência.

O domínio e a descoberta do fogo caracterizam um maior desenvolvimento da espécie humana. O descobrimento propiciou enormes alterações na vida do homem; com esta habilidade descobriu a possibilidade de maior resistência de determinadas matérias-primas diante de seu processo de endurecimento, a vantagem do cozimento de alimentos com diferentes sabores, bem como, elemento importante para defesa contra outros animais.

O fogo, além destas vantagens, proporcionava maior aquecimento entre os grupos e sua maior convivência que caracterizaram um maior desenvolvimento intelectual, o aumento demográfico e das relações sociais, dando origem às comunidades. Estas condições proporcionam um maior uso de matérias-primas para a existência da espécie.

Com o crescimento das comunidades, os grupos expandem-se e surgem os primeiros caçadores com utensílios para seu habitat e sobrevivência através da caça. Esta convivência humana caracteriza-se pelo abandono das cavernas e a implantação de aldeias com maior uso dos recursos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT