Prefácio

Autor:Marcelo Rodrigues Prata
Páginas:11-13
 
TRECHO GRÁTIS

Page 11

A questão ambiental é, sem dúvida, de extrema importância para a nossa sociedade, pois seu trato adequado é condição essencial para a manutenção da nossa própria vida. Nada pode se desenvolver a contento sem um meio ambiente saudável. E o direito ambiental do trabalho é um aspecto do direito ambiental de grande relevância, pois todos nós passamos um enorme espaço de tempo de nossas vidas no ambiente de trabalho. Eis aí a necessidade da manutenção da higidez do meio ambiente do trabalho.

Para tanto é preciso desde logo desenvolver a correta compreensão do tema, bem como de sua importância para o mundo do trabalho e de toda nossa sociedade. Esta é a proposta do livro O Direito Ambiental do Trabalho numa perspectiva sistêmica, do juiz do trabalho e jurista Marcelo Rodrigues Prata.

A obra tem como objetivo, ao estudar a questão ambiental do trabalho, utilizar-se da teoria dos sistemas, que teve origem nas pesquisas biológicas, mas depois passou a ser objeto de estudo e trabalho nas ciências sociais e no direito, como método de melhor compreensão do objeto estudado.

Assim, a teoria dos sistemas, ao considerar a sociedade como um grande sistema social, integrado por subsistemas, como o jurídico, dentre outros, vai se reproduzindo e criando novas realidades, agindo a teoria como forma de simplificar a compreensão dos vários fenômenos.

Marcelo Rodrigues Prata dedica-se ao estudo do pensamento sistêmico que, como afirma, é pouco difundido no âmbito do direito do trabalho, despertando a atenção do leitor para a importância do método de organização do conhecimento, mas, além disso, buscando mostrar a correta compreensão do direito ambiental do trabalho.

A velocidade que assistimos a transformação no mundo e, portanto, a modificação das relações de trabalho, exige um método de estudo que

Page 12

permita relacionar o fato social com o ordenamento jurídico, bem como suas constantes modificações, facilitando sua compreensão e possibilitando o correto enquadramento das variadas questões.

O capítulo I do livro ocupa-se da teoria dos sistemas, apresentando a teoria, o conceito, os variados tipos de sistemas e sua função. Cuida da teoria dos sistemas na sociologia e no direito, para então ingressar na questão do meio ambiente equilibrado e a teoria em estudo.

No capítulo II a obra ocupa-se do meio ambiente do trabalho, desde conceito e definição, passando pelos princípios aplicáveis, até a função de trabalhadores, sindicatos e Ministério Público...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO