O cinema como difusor das tendências de moda no âmbito dos figurinos dos filmes de ficção focados no futuro

AutorAngela Aronne Marques; Carolina da Costa Fontoura
Páginas9-23

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1 Introdução

Os fatores que motivaram12 o desenvolvimento do tema proposto neste estudo foram as relações estabelecidas entre os grandes estilistas de moda europeus e americanos e os cineastas no desenvolvimento de figurinos para os filmes de ficção científica. Estas parcerias trouxeram importantes influências no lançamento de tendências de moda neste mercado que tem hoje uma grande importância na economia mundial.

Essas informações nos levaram a perceber que o cinema incluía tendências de moda usando nos seus figurinos a influência de grandes estilistas e projetando profissionais com as suas grandes criações para as estrelas do cinema da época. Algumas mudanças aconteceram a partir da década de 1960, quando as histórias de ficção científica começaram a ser contadas nas telas de cinema. A partir daí observa-se uma inversão de influências que partem do cinema para a moda em função da história contada através do roteiro do filme, principalmente em relação às características comportamentais dos personagens. De acordo com a leitura do figurinista é possível criar indumentárias que são absorvidas e admiradas pelo público, influenciando os estilistas nas pesquisas de suas coleções.

O ciclo de influências pode acontecer então da seguinte forma: no primeiro momento esta criação é dirigida apenas para a construção do figurino do personagem. Após o lançamento do filme, e dependendo do seu sucesso e da projeção que o figurinista ou o estilista tem no mundo fashion, as suas criações interferem no comportamento do público, podendo ser feita uma apropriação destas vestimentas pela indústria da moda. Os estilistas passam a utilizar as indumentárias usadas nos filmes como fonte de pesquisa para o lançamento de tendências, dependendo do sucesso de bilheteria do filme. Podemos identificar como este ciclo de influências acontece quando observamos tendências que vão e voltam, e já não identificamos mais quem lançou primeiro: o cinema ou a moda.

Acreditamos que com o lançamento das tendências de moda futuristas, o processo inicia com a influência direta do cinema, a partir dos detalhes dos elementos do roteiro e da narrativa do filme. Assim, o estilista e o figurinista buscam nos detalhes narrados pelo autor dos cenários, dos comportamentos dos personagens, dos aspectos científicos e tecnológicos abordados na história, e das imagens construídas pelos técnicos e diretores de filmes de ficção científica, elementos que ajudam na construção imaginária da roupa ideal que se adapte a uma época que não vivemos ainda. De acordo com Finker (1985) o gênero narrativo de ficção científica aborda conceitos e aspectos proféticos de antecipação no enredo de suas histórias. Com isso, percebemos que os filmes de ficção científica produzidos pela indústria cinematográfica como: Barbarella, Blade Runner, Guerra nas Estrelas e Matrix influenciaram e interferiram em comportamentos, preferências e imagens, planejando e formando conceitosPage 11 sobre esta indumentária do futuro. Vendo por este ângulo, percebemos que o cinema caminha antes da moda, lançando tendências nas principais semanas de moda mundiais do circuito Milão-Londres-Paris-Nova York.

Nos últimos lançamentos das coleções de verão 2008, durante as semanas de moda internacionais, a temática futurista em marcas como a do costureiro espanhol Cristóbal Balenciaga (Paris), Dolce & Gabbana (Milão) e Fendi (Milão) esteve presente. Os estilistas, hoje responsáveis por estas marcas que participaram dos eventos com as suas coleções, construíram uma das três fortes tendências para a coleção de verão 2007 no exterior que será lançada no Brasil no Verão 2008: o Futurismo. Isso nos faz retornar na história da moda e buscar referências em estilistas consagrados na década de 1960, como Paco Rabanne, Pierre Cardin e Andrés Courreges. Eles “tinham como lema não apenas seduzir, mas chocar” (SEELING, 2000, p. 376). As suas pesquisas de coleção eram direcionadas a novos materiais, criação de acessórios ultra-inovadores para a construção de suas obras, como placas de plásticos e vestidos confeccionados com ganchos, ilhoses e pinças.

As experiências com materiais inusitados, como o acrílico, o papel revestido ou as ligaduras elásticas eram a marca registrada do estilista. O perfil do estilista Paco Rabanne foi inserido no contexto do tema central focado em inovação e tecnologia, abordados no consagrado e inesquecível filme de ficção lançado no ano de 1967, Barbarella, do diretor Roger Vadim, tendo como atriz principal Jane Fonda (Figura 1).

[VEA LA FIGURA EN EL PDF ADJUNTO]

Figura 1. Barbarella.

O estilista entra com muita facilidade no espírito da história identificando com seus figurinos uma “mulher sexualmente emancipada deixando a realidade e o presente para trás” (SEELING, 2000, p. 379). Esse caráter inovador em constante transformação é uma das características fundamentais e principais paraPage 12 abordagem dos filmes futuristas de ficção científica, e acabam se transformando nos focos principais de pesquisa de design arrojados, inusitados, que têm como objetivo o desenvolvimento de produtos com materiais tecnológicos. Desta forma, este estilo começa a dominar e ditar as regras de negócios do mundo moderno e contemporâneo da moda, onde o objetivo principal é estar sempre à frente do seu tempo e tudo deve acontecer aqui e agora, na incessante busca pelo novo. De acordo com esta premissa, Finker (1985, p.19, 44, 45) fala sobre as características narrativas de ficção científica, afirmando que

A ciência imaginária é justificada não só por sua importância para o enredo de uma história de ficção científica, como pelo seu aspecto profético ou de antecipação. (...) Segundo o índice da Enciclopédia Visual de Ficção Científica editada por Brian Ash, o elenco é bem maior e seria mais ou menos o seguinte: Viagens em naves interplanetárias e interestelares / Exploração e colonização de outros mundos / Guerras e armamentos fantásticos / Impérios galácticos / Antecipação, futuros e passados alternativos / Utopias e distopias / Cataclismas e apocalipses / Mundos perdidos e mundos paralelos / viagens no tempo / Tecnologia e artefatos / Cidades e culturas / Robôs e andróides / Computadores / Mutantes / Poderes extra-sensoriais.

O objetivo deste estudo foi buscar um aprofundamento no gênero futurista cinematográfico, com o propósito de unir conhecimentos da abordagem dos filmes de ficção científica e de seus figurinos, juntamente com a sistemática de criação, desenvolvimento de coleção e pesquisa de tendências. Para tanto, pesquisas de figurinos dos filmes do gênero, pesquisas teóricas sobre ficção, moda e cinema, foram fundamentais para aprofundar o tema proposto. Acreditamos que com a análise da influência do cinema no lançamento de tendências de moda através da observação dos figurinos de filmes de ficção científica com abordagem futurista e de forma crítica acerca do estilo de vida, dos comportamentos, das necessidades e dos objetivos dos personagens destes filmes, é possível identificar a relação de influências entre o cinema e a moda. Para tanto, utilizamos para a dinâmica da pesquisa a técnica de coleta de dados baseada em análises documentais.

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2 A estética no cinema

Segundo Aumont (2006), a teoria da estética abrange a reflexão sobre os fenômenos de significação considerados como fenômenos artísticos. A estética do cinema é o estudo dos filmes como mensagens artísticas e subentende uma concepção do “belo”, do gosto e do prazer do espectador, assim como do...

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