A centralidade da educação no combate à pobreza: a visão de profissionais que atuam com populações empobrecidas

AutorAdir Valdemar Garcia - Rafael Monteiro da Silva
CargoPedagogo. Doutor em Sociologia Política - Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas481-500
A CENTRALIDADE DA EDUCÃO NO COMBATE À POBREZA: a visão de
profissionais que atuam com populações empobrecidas
Adir Valdemar Garcia1
Rafael Monteiro da Silva2
Resumo
O artigo apresenta uma análise das concepções de educação e de pobreza de profissionais da educação e de outros
envolvidos com populações empobrecidas, matriculados nos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação,
Pobreza e Desigualdade Social, desenvolvidos, respectivamente , pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela
Universidade de Brasília, objetiva ndo discutir a centralidade atribuída à educação no enfrentamento da pobreza. É parte de
uma pesquisa mais ampla paut ada numa perspectiva quantitativa e qualitativa quanto à abordagem, básica quanto à
natureza, exploratória e descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos. Conclui que
pode estar ocorrendo uma relativização do papel da educação no combate à pobreza.
Palavras-chave: Educação. Pobreza. Profissionais nas Políticas Sociais.
THE CENTRALITY OF EDUCATION IN THE FIGHT AGAINST POVERTY: the view of p rofessionals working with
impoverished populations
Abstract
This article presents an analysis of the conceptions of educati on and poverty by professionals in education and others
involved with impoverished populations enrolled in the Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Educa ção, Pobreza
e Desigualdade Social (Specialization Courses in Education, Poverty and Social Inequality), offer ed by the Federal
University of Santa Catarina and by the University of Brasília, which aimed to discuss the centrality attributed to education in
the fight against poverty. It is part of a broader research based on a quantitative and qualitative perspective regarding the
approach, basic regarding the nature, exploratory and descriptive regarding the objectives , and bibliographic and
documentary regarding the procedures. It concludes that there may be a diminishing role of education in the fight against
poverty.
Keywords: Education. Poverty. Professionals in social policies.
Artigo recebido em: 13/06/2019 Aprovado em: 21/10/2019
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p481-500.
1 Pedagogo. Doutor em Sociologia Política. Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do
Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: adir.vg@uf sc.br
2 Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: rafah.mont@gmail.com
Adir Valdemar Garcia e Rafael Monteiro da Silva
482
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo apresentamos uma análise das concepções de educação e de pobreza de
profissionais da educação e de outras políticas envolvidas com populações empobrecidas1. Buscamos,
mais especificamente, verificar a centralidade atribuída à educação no enfrentamento da pobreza a
partir das causas apresentadas por esses/as profissionais para a ocorrência desse fenômeno. Esta
análise é fundamental, principalmente em um contexto de regressão de direitos. Afinal, essas
concepções repercutem nos movimentos de defesa, ou não, das políticas sociais, implicando
diretamente na garantia “ou não” dos direitos. Analisar essas concepções também auxilia na
compreensão da visão de sociedade que predomina entre profissionais que atuam em políticas sociais.
Para tanto, analisamos dados extraídos dos perfis dos/as cursistas dos Cursos de
Especialização e Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social , ofertados na
modalidade EaD. O primeiro foi desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no
período de 2015 a 2016, e o segundo pela Universidade de Brasília (UnB), no período de 2017 a 2018.
Ambos os cursos são decorrência da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (IEPDS),
idealizada em 2014, pela Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar, da Secretaria
de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação
(CGAIE/SECADI/MEC), a partir das reflexões sobre os 10 anos de condicionalidade escolar do
Programa Bolsa Família (PBF). As ações propostas pela IEPDS se materializaram por meio do
Programa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social (PNEPDS)2.
Em termos metodológicos, a pesquisa na qual se baseia este artigo pautou-se numa
perspectiva quantitativa e qualitativa quanto à abordagem, básica quanto à natureza (MINAYO, 2007),
exploratória e descritiva quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos
(GIL, 2008). Os dados aqui apresentados se referem à parte da análise documental pautada nos perfis
dos/as cursistas.
Inicialmente, apresentamos uma caracterização dos/as cursistas das duas universidades
no que tange às funções exercidas por esses/as no momento da matrícula nos cursos. Posteriormente,
apresentamos uma análise das concepções de educação e de pobreza, bem como das causas da
pobreza na compreensão dos/as mesmos/as. Em seguida, tratamos da centralidade atribuída à
educação quando relacionada a esse fenômeno social, especialmente a partir das causas destacadas
por eles/as. Finalizamos tecendo algumas considerações.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT