A categoria migração na perspectiva do materialismo histórico e dialético

AutorCélia Regina Vendramini
Páginas239-249
239
A categoria migração na perspectiva do materialismo
histórico e dialético
Célia Regina Vendramini1, 2
http://orcid.org/0000-0001-9600-2868
A categoria migração na perspectiva do materialismo histórico e dialético
Resumo: O grande e crescente contingente de migrantes no mundo atual que se move para diferentes direções, ocupando lugar periférico
em termos espaciais, ocupacionais, educacionais e de acesso aos serviços públicos, nos leva a problematizar acerca das análises sobre o
fenômeno da migração. Nesta direção, apresentamos alguns subsídios teóricos para a pesquisa sobre a temática. O objetivo é contribuir
com análises que busquem ir além da aparência e visem captar as múltiplas determinações do concreto, ou seja, compreender a realidade
que move os trabalhadores e suas famílias a migrar. Compreendemos que o movimento migratório acompanha o próprio processo de
expansão do capital na direção da acumulação, visto que a acumulação capitalista produz uma população trabalhadora supérflua,
segundo Marx, disponível para ser lançada em diferentes locais e ramos de produção. Concluímos que a categoria migração, na
perspectiva do materialismo histórico, é um fenômeno que tem origem na expropriação dos meios de subsistência e na exploração do
trabalho e, portanto, não pode ser compreendida fora destes processos. Nessa perspectiva, lançamos mão das categorias acumulação,
mercadoria, exército industrial de reserva e expansão espacial do capital para a análise do deslocamento dos trabalhadores.
Palavras-chave: Migração. Trabalho. Acumulação capitalista. Mercadoria. Expansão espacial do capital.
Recebido em 25.10.2017. Aprovado em 08.02.2018. Revisado em 07.03.2018.
ESPAÇO TEMÁTICO: FRONTEIRA, MIGRAÇÕES, DIREITOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
© O(s) Autor(es). 2018 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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1 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis,
SC, Brasil (UFSC)
2 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação,
Florianópolis, SC, Brasil (UFSC)
R. Katál., Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 239-260 , maio/ago. 2018 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n2p239

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