A categoria ideologia em Marx e a questão da falsa consciência

AutorLuiz Agostinho de Paula Baldi
CargoUniversidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Páginas631-640
631
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 631-640, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p631
A categoria ideologia em Marx e a questão da falsa
consciência
Luiz Agostinho de Paula Baldi¹
https://orcid.org/0000-0002-0096-0250
Recebido em 01.10.2018. Aprovado em 20.11.2018. Revisado em 12.04.2019.
ESPAÇO TEMA LIVRE
A categoria ideologia em Marx e a questão da falsa consciência
Resumo: O presente artigo versa sobre a categoria ideologia em Marx e seu debate em torno da questão da falsa consciência. Para tanto,
se baseia nas formulações de Marx sobre alienação e fetichismo da mercadoria, que possibilitam apreender esta categoria. Posteriormente,
expõe uma aproximação ao debate corrente na tradição marxista, por meio de alguns autores contemporâneos que trabalharam o tema,
explicitando polêmicas analíticas que implicam na questão se a ideologia deve ser apreendida apenas em seu sentido negativo, como falsa
consciência, ou também num sentido mais amplo, considerando as formulações do campo do trabalho, críticas à ideologia dominante,
como positivamente ideológicas, apontando para a superação do modo de produção capitalista. O resultado deste estudo assinala a
importância de se apreender a ideologia em seu sentido negativo, considerando a centralidade da dimensão de falsa consciência, desde que
compreendida numa perspectiva dialética, como consciência invertida de uma sociedade que se apresenta de modo invertido.
Palavras-chave: Ideologia. Alienação. Fetichismo. Consciência. Falsa consciência.
Ideology as a category in Marx and the issue of false consciousness
Abstract: This article discusses ideology as a category in Marx’s thought, and the debate around the issue of “false consciousness.” The
study is based on Marx’s formulations on alienation and fetishism of the commodity, which allows understanding the notion of ideology
as a category. The article exposes an approximation of this issue with the current debate in the Marxist tradition, presenting contemporary
authors who worked on the subject, explaining analytical controversies that imply in the question of whether ideology should be
understood only in its negative sense, such as “false consciousness,” or also in a broader sense, considering the formulations of the field
– which criticize the dominant ideology – as positively ideological, pointing to the overcoming of the capitalist mode of production. The
result of this study highlights the importance of understanding ideology in its negative sense, considering the centrality of the dimension
of “false consciousness,” as long as it is understood in a dialectical perspective, as an inverted consciousness of a society that presents
itself in an inverted way.
Keywords: Ideology. Alienation. Fetishism. Consciousness. False consciousness.
¹ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ,
Brasil.
© O(s) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT