Características empreendedoras e a percepção ambiental: um estudo com discentes de instituição de ensino pública e privada do estado do Rio Grande Do Sul

AutorMichele Raasch, Elvis Silveira Martins
Páginas4-23
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM
ESTUDO COM DISCENTES DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA E PRIVADA
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
RAASCH, Michele
Mestranda Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas
Agroindustriais- UFPel, Bolsista CAPES.
micheleraasch@hotmail.com
SILVEIRA-MARTINS, Elvis
Professor Permanente do PPGDTSA - Prof. Adjunto Depto. de Administração - Faculdade de
Administração e de Turismo - Universidade Federal de Pelotas
elvis.professor@gmail.com
Informações de Submissão
Recebido em 10/06/2017
Aceito em 27/10/2017
Publicado em 25/03/2018
Resumo
A pesquisa busca verificar os perfis empreendedores dos
discentes de duas instituições de ensino, uma pública e uma privada,
para a construção dos perfis considerou-se a metodologia de Carland
Entrepreneurship Index (CEI), a qual tem como objetivo identificar
o potencial empreendedor de cada indivíduo levando em
consideração de que todos são empreendedores, variando apenas o
grau de apresentação das características em cada um, de acordo com
o potencial o indivíduo é classificado como: Micro Empreendedores
- Empreendedores - Macro E mpreendedores. Considerando ainda,
que a literatura indica que o ambiente po de influenciar na formação
de empreendedores, notou-se a necessidade de verificar se a
percepção ambiental dos acadêmicos influenciou no seu perfil
empreendedor. Foram analisados 208 estudantes de uma instituição
pública e 127 estudantes de uma instituição privada. O perfil
Empreendedor ganhou destaque em ambas as instituições de ensino,
verificou-se também que a percepção ambiental dos alunos não
influenciou na construção dos perfis empreendedores. Não havendo
ainda divergência nos potenciais encontrados, entre as instituições de
ensino, ambas apresentaram resultados semelhantes.
Abstract
The research seeks to verify the entrepreneurial profiles of the
students of two educational institutions, one p ublic and one private.
The methodolo gy of the Carland Entrepreneurship Index (CEI) was
used to construct the profiles, which aims to identify the
entrepreneurial potential o f each Individual taking into consideration
that all are entrepreneurs, varying only the degree of presentation of
the characteristics in each, acco rding to the potential the indi vidual is
classified as: Micro Entrepreneurs - Entrepreneurs - Macro
Entrepreneurs. Co nsidering also that t he literature indicate s that t he
environment can influence the formation of entrepreneurs, it was
noted the need to verify if the environmental perception of the
academics influenced in its entrepreneurial profile. We analyzed 208
students from a public institution and 12 7 students from a p rivate
institution. The Entrepreneur profile gained prominence in both
educational institutions, it was also verified that the environmental
Palavras-chave
Empreendedorismo. Características
Empreendedoras. Carland
Entrepreneurship Index. Incerteza
Ambiental. Munificência Ambiental.
Keywords
Entrepreneurship. Entrepreneurial
Characteristics. Carland
Entrepreneurship Index. Environmental
Uncertainty. Environmental
Munificence.
Revista Global Manager Edição Especial v. 17, n. 2, p. 4-23, 2017
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perception of the students did not influence the con struction of the
entrepreneurial profiles. As there were no d ivergences in the
potential found among educational institutions, both presented
similar results.
1 INTRODUÇÃO
O sucesso do empreendedorismo depende de diversos fatores, tanto internos como
externos, assim como do perfil empreendedor do indivíduo (DORNELAS, 2001). A revista
Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2006) identifica que o empreendedorismo pode
surgir tanto da necessidade, quanto da oportunidade. Alguns autores, como Carland, Carland e
Hoy (1992) acreditam que o sucesso do empreendedor está diretamente relacionado às
características empreendedoras que o indivíduo possui, neste sentido os autores construíram
um instrumento de pesquisa que explora o fenômeno, o Carland Entrepreneurship Index
(CEI) é importante ressaltar que este método não foi construído para ser utilizado como
palavra final, e sim como uma ferramenta que identifique as tendências de uma postura
empreendedora.
Neste trabalho optou-se pela metodologia CEI, pois considera todos os indivíduos
como empreendedores, variando apenas a intensidade que as características empreendedoras
se apresentam em cada um. Sendo assim, não haverá distinção entre ser ou não empreendedor,
podendo ser possível identificar o tipo de empreendedor de cada discente. Esta metodologia
já foi utilizada em diversas pesquisas tanto nacionais como internacionais, realizadas com
acadêmicos, colaboradores, empresários, utilizando variáveis como estilo de tomada de
decisão, desempenho, liderança criativa (ENSLEY; CARLAND; CARLAND, 2000; INÁCIO
JR., 2002; INÁCIO JR.; GIMENEZ, 2004; FERREIRA; GIMENEZ; RAMOS, 2005; CULTI-
GIMENEZ et al., 2006; KÜMBÜL-GÜLER; TINAR, 2009; PENZ et al., 2014; TORMEN et
al., 2015).
O ambiente pode afetar o comportamento empreendedor (EMMENDOERFER;
FONSECA, 2005), com isso a influência ambiental é um construto que deve ser analisado
juntamente com a identificação do perfil empreendedor. Sendo que a percepção ambiental é
importante no processo de tomada de decisões (LUO; TAN; O’CONNOR, 2001).
Considerando que a metodologia CEI ainda não foi associada com variáveis ambientais, neste
trabalho será realizada esta associação, utilizando os construtos complexidade, dinamismo e
munificência, abordados por Dess e Beard (1984). São então testadas duas hipóteses quanto
ao ambiente: H0: não existem diferenças nas médias (não há diferenças significativas entre os
perfis e a percepção de ambiente) e H1: existe diferença em pelo menos uma das médias ( há

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