Características das atividades de pesquisa dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

AutorValmira Perucchi - Suzana Pinheiro Machado Mueller
CargoProfessora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Professora da Universidade de Brasília (UnB)
Páginas73-88
73
v. 20, n. 44, 2015
p. 73-88
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 44,
p.73-88, set./dez., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2015v20n44p73
Características das atividades de pesquisa dos
professores dos Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia
1
Characteristics of the teachers research activities of the
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Valmira PERUCCHI
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -
vperucchi2@yahoo.com.br
Suzana Pinheiro Machado MUELLER
Professora da Universidade de Brasília (UnB) - mueller@unb.br
Resumo: Objetiva identificar a posição dos professores dos Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia sobre a origem de estímulos para desenvolverem pesquisas, sua opinião
sobre a atuação dos organismos de apoio às pesquisas e ainda formas d e divulgação de sua
produção. O universo da pesquisa é composto dos 24.335 professores lotados nos 38
Institutos Federais existentes no país, dentre os quais foi retirada uma amostra aleatória
simples de 165 indivíduos, distribuída proporcionalmente ao número de professores em
cada um dos Institutos Federais. Um levantamento na Plataforma Lattes do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nos currículos dos 165
professores da amostra identificou 96 professores com currículos atual izados e com
produção cadastrada. Para esses 96 professores foi realizada a coleta dos dados via
questionários, com perguntas a bertas e fechadas enviadas por e-mail. Os dados obtidos
foram submetidos à a nálise qualitativa e quantitativa. Resultados mostram que os
professores/pesquisadores dos Institutos Federais identificam como principal estí mulo para
desenvolver suas pesquisas as necessidades da carreira acadêmica; contam com a pouca
atuação dos núcleos de inovação tecnológica e das coordenações ou departamentos de
pesquisa no apoio ao desenvolvimento de suas pesquisas e divul gam o conhecim ento
produzido por meio de apresentação oral de trabalhos, seguida de trabalhos publicados em
anais de eventos. A produção bibliográfica é o canal preferencial utilizado pelos professores
dos Institutos Federais.
Palavras-chave: Institutos Federais de Educaçã o, Ciência e Tecnologia. Características das
atividades de p esquisa. Estímulo para desenvolver pesquisa. Divulgação do conhecimento
produzido. Organismos de apoio ao desenvolvimento de pesquisa. Núcleo de inovação
tecnológica.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1
Este artigo é um desdobramento da tese Produção de conhecimento científico e tecnológico
nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigaçã o sobre a sua
natureza, divulgação e aplicação.
ARTIGO
Recebido em:
26/06/2015
Aceito em:
20/10/2015
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Abstract: Intends identify the origins of stimuli to research as felt by the fac ulty of the
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, in Brazil, and their opinion about the
support offered by research, as well as formats and channels that they use to communicate
their production. U niverse is composed of 24335 professors working in the 38 Institutos
Federais currently existing in the country from which a simple random sample was extracted
of 165 individuals, divided proportionally to the number of professors in each Institute. A
survey in the curricula vitae of the 165 professors in the sample, registered in the Plataforma
Lattes Conselho Nacional de Desenvolvim ento Científico e Tecnológico (CNPq), resulted i n
the identification of 96 up-dated curricula with registered production. A questionnair e with
open and closed questions emailed to th ese 96 professors supplied the data, then analyzed
through quantitative and qualitative techniques. Results showed that professors at the
Institutos Federais recognize as the main stimulus to do research the re quisites to promotion
and ac ademic career. As for support from entities in the campus, they find the nuc leus for
technology innovation and the special departments for resea rch not effective. The main
channel for communicate research results are oral presentation followed by papers
published in congresses and other such events. Bibliographic production is recognized as the
preferred channel.
Keywords: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Research activities:
characterisitcs. Research activities: stimuli . Communication of research results . Support for
research development. Nucleus for technology development in Brazilian universities .
1 INTRODUÇÃO
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conhecidos
como Institutos Federais, foram criados pela Lei 11.892 em 29 de dezembro
de 2008 a partir da transformação e/ou integração das antigas Escolas
Agrotécnicas Federais, Escolas Técnicas e dos Centros Federais de Educação
Tecnológica (CEFETs) (BRASIL, 2008). Os Institutos Federais ofertam o
ensino médio integrado, educação em nível de graduação em cursos
superiores de tecnologia, licenciatura, bacharelado e engenharias e em nível
de pós-graduação.
Os objetivos dos Institutos Federais, conforme dispostos na Lei que os
criou, não os distinguem muito das tradicionais universidades, a não ser pela
responsabilidade que continuam a ter em relação ao ensino médio, pois tanto
professores vinculados às universidades quanto aqueles vinculados aos
Institutos Federais assumem responsabilidades com ensino, pesquisa e
extensão. Todos os professores estão sujeitos a avaliações que levam em
consideração seu desempenho nas três atividades, quais sejam ensino,
pesquisa e extensão. Essas atividades são parâmetros para obterem
promoções, concessão de bolsas e auxílios.
Interessa para este estudo descobrir a origem dos estímulos que
motivam os professores dos Institutos Federais a realizarem atividades de
pesquisa. Segundo a Lei 11.892 (BRASIL, 2008), os Institutos Federais devem
desenvolver pesquisa aplicada em articulação com os diversos setores da
economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e
nacional. Interessa também a atuação dos organismos de apoio às pesquisas
dos Institutos Federais (os núcleos de inovação tecnológica e departamentos
ou coordenações de pesquisa) e as formas de divulgação do conhecimento
produzido. Pretendemos responder às questões: a) como divulgam o
conhecimento que produzem? b) qual a percepção que os professores têm da
atuação dos organismos de apoio dos Institutos Federais em suas atividades
de pesquisa? c) o que mais estimula os professores a desenvolverem

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