Características dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Administração de uma Universidade Particular, no Período de 2003 a 2007

AutorMárcia Cristina dos Reis/Andréa Rosane Collett dos Santos/Pedro Alexandre Gomes
CargoMestre em em Ciência da Computação/Discente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)/Doutorando em História
Páginas81-88

Page 81

1 Introdução

Sabe-se que a educação é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de um país, ou seja, é o diferencial de um povo. É pela educação que o país atinge melhores desempenhos, tanto em áreas científicas como na qualidade de vida da população e no índice de emprego (NISKIER, 2001).

As universidades, em sua maioria, tentam proporcionar aos seus discentes, independentemente da área de atuação, não apenas a formação e qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, mas de pesquisadores e formadores de teorias, haja vista a produção acadêmica realizada no final de cada curso.

Deste modo, o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, que é uma das exigências para a finalização da graduação, desempenha papel importante no processo de ensino e aprendizagem do aluno, uma vez que possibilita aliar os conceitos teóricos discutidos em sala de aula e a prática do mercado de trabalho, objetivando a formação de bons profissionais.

Neste contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de identificar as características dos TCCs desenvolvidos no curso de administração de uma universidade privada brasileira, no período de 2003 a 2007, com enfoque no levantamento das modalidades dos trabalhos (plano de negócios, diagnóstico empresarial e projeto de pesquisa), no estudo dos procedimentos metodológicos mais utilizados (abordagem metodológica, tipo da pesquisa, técnicas para a coleta de dados) e na identificação das áreas temáticas dos TCCs, segundo a classificação proposta pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração -ANPAD.

O estudo, além de subsidiar pesquisa com maiores proporções, contribuiu de forma relevante para que a universidade pudesse avaliar e analisar a produção acadêmica e científica do curso de Administração, bem como para mapear e identificar as áreas mais exploradas, visando

Page 82

possível readequação das suas linhas de pesquisa e melhor direcionamento dos trabalhos futuros.

A fundamentação teórica da pesquisa tomou como referência autores relacionados à questão da educação no Brasil, com ênfase no ensino superior e no curso de Administração. Para complementar, buscou ainda subsídios sobre as áreas temáticas da Administração, propostas pela ANPAD.

Após o desenvolvimento da fundamentação teórica necessária, apresentou-se a análise dos dados coletados e a conclusão obtida no término do trabalho.

2 Material e Métodos

Este é um estudo de caráter descritivo, exploratório e retrospectivo, baseado em pesquisa de natureza quantitativa, com dados primários e secundários, por meio de pesquisa documental e bibliográfica.

De acordo com Richardson (2008), pesquisa quantitativa é aquela na qual os dados coletados são mensurados, ou seja, os números devem ser submetidos a análises estatísticas para classificar e analisar os resultados obtidos. Os dados primários são aqueles obtidos a partir de informações das próprias organizações estudadas, ao passo que os dados secundários provêm de outras fontes.

Para a coleta dos dados primários foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental, por meio de formulário elaborado a partir das variáveis de interesse, contendo questões fechadas e semi-abertas.

Para a obtenção dos dados secundários e fundamentação do trabalho, foi utilizada pesquisa bibliográfica. Qualquer estudo, em qualquer área, presume e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, para o levantamento da situação do assunto em questão, seja para a fundamentação teórica ou mesmo para justificar limites e contribuições do trabalho. A pesquisa bibliográfica busca explicar e compreender um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos (ROESCH, 1999).

A quantidade de TCCs desenvolvidos no período em estudo foi obtida por meio dos registros e documentos arquivados na coordenação do curso de administração da universidade estudada, conforme segue:

[ VEA LA TABLA EN EL PDF ADJUNTO ]

Em função da quantidade de TCCs desenvolvidos no período e pelo fato de muitos terem sido retirados da biblioteca pelos respectivos alunos, não foi possível realizar análise completa. Assim, optou-se pela utilização de amostragem probabilística sistemática.

Para a extração de uma amostra sistemática, é necessário dispormos de uma listagem da população ou seus elementos devem ser ordenados de tal forma que possam ser identificados pela posição. Para iniciar a extração de uma amostra sistemática, selecionamos o primeiro elemento da população por um processo aleatório. Os demais elementos serão escolhidos de maneira sistemática, isto é, a cada intervalo constante (MEGLIORINI, 2007, p. 33)

A amostra representativa, composta de 280 elementos, foi obtida pelas fórmulas apresentadas em Barbetta (2001):

[ VEA LA FORMULA EN EL PDF ADJUNTO ]

Onde:

N - tamanho (número de elementos) da população; n - tamanho (número de elementos) da amostra;

n0 - uma primeira aproximação para o tamanho da amostra; E0 - erro amostral tolerável.

O erro amostral tolerável admitido no presente estudo foi de 5% e o intervalo de seleção dos TCCs nas prateleiras da biblioteca da universidade escolhida foi 3, indicando que a cada 3 trabalhos dispostos, 1 foi analisado. Este valor foi obtido por , conforme sugere Barbetta (2001).

Entre algumas limitações encontradas no desenvolvimento do presente trabalho, destaca-se a dificuldade em ponderar sobre a veracidade dos dados fornecidos pelos alunos nos TCCs avaliados, principalmente no item "Metodologia", uma vez que, em função da sua complexidade, muitos alunos acabam classificando erroneamente os seus respectivos trabalhos. Isto indica que seria necessário para validar os dados coletados, que fosse realizada uma pesquisa complementar no sentido de analisar se a metodologia descrita condiz com o trabalho realizado de fato. Outra limitação foi o fato de muitos trabalhos terem sido devolvidos aos seus respectivos alunos, principalmente dos anos de 2003, 2004 e 2005, ficando assim, automaticamente excluídos da análise.

3 Fundamentação Teórica
3. 1 Breve introdução sobre a educação superior no Brasil

A Educação deve ser entendida como processo de âmbito universal, ao qual todo ser humano está sujeito; contudo não é estático nem determinístico, mas varia de acordo com a sociedade em que o indivíduo está inserido (PILETTI, 2000).

Sabe-se que a história da educação passou pelos períodos colonial, monárquico e o republicano, e em todos eles se percebe a distância entre valores ditados e valores reais, entre a lei e a realidade. Sempre modificando-se a lei ao invés de

Page 83

modificar a realidade.

Na opinião de Piletti (2000, p. 26), o "campo educacional, apesar de leis sempre mais numerosas e perfeitas, continua a enfrentar problemas seculares: analfabetismo, repetência, evasão, falta das mínimas condições de um ensino eficiente".

No âmbito institucional, podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que um sistema de ensino de elite se constituiu desde o início do primeiro Reinado (1822 - 1831). Isso se operou através da implantação de cursos superiores, predominantemente estatais, dado o caráter oneroso da sua instalação e do seu funcionamento, e de cursos preparatórios oficiais e particulares (NORONHA; RIBEIRO; XAVIER, 1994, p. 72).

O ensino superior brasileiro começou com a vinda da família real portuguesa, datada de 1808. No entanto, Romanelli (2001, p. 132) afirma que,

[...] a primeira organização desse ensino em Universidade, por determinação do Governo Federal, só apareceu em 1920, com a criação da Universidade do Rio de Janeiro, pelo decreto n.14. 343, de 7 de setembro de 1920, durante o Governo Epitácio Pessoa.

Importantes transformações ocorreram na área educacional na Revolução de 30. A educação estrutura-se como sistema. Foi criado o Ministério da Educação e no ano de 1934 foi incluído um capítulo sobre a educação na Constituição...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT