Capacitação de Professores Pautada na Interação dos Estudantes Durante a Integração da Teoria com a Prática

AutorMariane Josviak/Regina Bergamaschi Bley/Silvia Cristina Trauczynski
Páginas123-133

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1. Introdução

Este trabalho descreve as etapas da capacitação de professores realizada em Foz do Iguaçu em dezembro de 2010 para realizarem a preparação de jovens em situação de vulnerabilidade social e económica para serem inseridos no mundo trabalho.

Para tanto, apresentam-se os objetivos e fundamentações que deram origem a essa proposta de intervenção na prática educacional desenvolvida durante a capacitação de jovens com diferentes níveis de formação. A investigação apresenta como propósito identificar os resultados percebidos pelos professores e estudantes a partir da capacitação realizada para os professores aplicarem o método Cidade Júnior no desenvolvimento do Curso Empreen-dedorismo com Sustentabilidade, para os jovens.

Com as parcerias formadas por intermédio da Secretaria do Estado do Trabalho e Emprego e Promoção Social do Paraná — SETEPS - PR, foi possível captar recursos necessários para desenvolver o Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade por meio do método Cidade Júnior, tendo a ITAIPU Binacional como a financiadora da Capacitação dos Professores. Essa proposta foi lançada publicamente pelos parceiros em Foz do Iguaçu, no dia 2 de novembro de 2010, intitulada Programa Semeando a Cidadania.

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2. Contexto da pesquisa

A motivação para realizar um curso de capacitação de professores para preparar jovens para o mundo do trabalho pautado nos princípios da Sustentabilidade por meio do método Cidade Júnior surgiu a partir da demanda apresentada pela SETEPS-PR para qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social e económica, fora do ensino regular, residentes em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A partir da apresentação dessa demanda e considerando os resultados sociais e educacionais obtidos durante o desenvolvimento de cursos de qualificação profissional por meio da aplicação do método Cidade Júnior1 em pesquisa realizada por Bressan (2010), identificou-se a possibilidade de desenvolver um curso de 72 horas-aula para preparar jovens fora do ensino regular de maneira que estes pudessem se desenvolver no mundo do trabalho a partir dos saberes propostos no currículo do Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade.

Para desenvolver esse curso de preparação para o trabalho por meio do método Cidade Júnior foram analisados os procedimentos utilizados na preparação dos professores participantes da pesquisa realizada durante o período de um ano por Bressan (2010), e, a partir desses referenciais definiu-se o planejamento da capacitação dos professores para a proposta do Programa Semeando a Cidadania.

Apesar de as questões de ordem económica terem interferido na definição do período de tempo de realização do Programa Semeando a Cidadania, optou-se pela redução do período da capacitação dos professores para aplicarem o método Cidade Júnior, transferindo a etapa de análise dos professores acerca da aplicação do método Cidade Júnior para o período de desenvolvimento do Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade realizado para os jovens.

Nesse sentido, a investigação realizada durante o desenvolvimento da capacitação para professores e jovens vislumbrou identificar se os professores ficaram em condições de aplicar o método Cidade Júnior a partir do planejamento das atividades e saberes trabalhados na capacitação de professores durante o período de um mês, 8h por dia, cinco dias por semana. Para tanto, foi observado se houve participação dos jovens na construção de diálogos, bem como se tiveram a capacidade de organizarem o planejamento de atividades que permitisse aos jovens aplicarem na prática os saberes técnicos teóricos, considerando se esses saberes poderiam contribuir com seu desenvolvimento pessoal e profissional.

3. Desenvolvimento da capacitação de professores

No início do Curso de Capacitação dos Professores foi identificada a necessidade de realizar ajustes na grade horária para que todos pudessem participar de todo o processo a ser desenvolvido.

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As quatro professoras participantes foram indicadas pela Secretaria de Educação do Município de Foz do Iguaçu, apresentando experiência de 10 a 20 anos como professoras de crianças e jovens, sendo que no período do treinamento ocupavam cargos de supervisoras e coordenadoras de Escolas e de Núcleos da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu. O grupo foi composto também por profissionais da Secretaria do Estado do Trabalho e Emprego do Paraná.

Para auxiliar o grupo de professores a compreenderem a aplicação do método Cidade Júnior, as atividades iniciais enfatizaram a contextualização dos elementos didáticos e pedagógicos da Educação e da formação para o trabalho. Para tanto, no planejamento da capacitação foi programado o desenvolvimento de estímulos para os professores realizarem a análise crítica acerca da própria prática educacional para a posterior apresentação dos elementos didáticos e pedagógicos que promovem o desenvolvimento do Método Cidade Júnior durante a realização das aulas.

Como suporte para executar essas propostas de maneira a atender o cronograma de 80 horas de curso foi utilizado material didático específico para a capacitação dos professores e dos jovens. Esses materiais didáticos apresentaram as estruturas necessárias para os professores organizarem o planejamento do desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas Marketing Profissional, Matemática Básica Comercial, Saúde e Segurança do Trabalho e Gestão Administrativa com Sustentabilidade, de maneira a promover a articulação das disciplinas durante o desenvolvimento do Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade, o qual foi aplicado para os jovens no período posterior ao desenvolvimento da capacitação dos professores.

Nesse processo de capacitação dos professores para aplicarem o método Cidade Júnior durante as aulas realizadas para os jovens destaca-se a relevância de promover para os professores vivências significativas por meio da aplicação do método Cidade Júnior durante o aprofundamento dos conteúdos programáticos ministrados durante o curso de capacitação. Essas experiências oportunizaram aos professores o desenvolvimento de percepções necessárias para auxiliar na prática docente, no sentido de possibilitar momentos de interação entre os participantes nas atividades que foram propostas para os jovens durante o desenvolvimento do Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade.

Para tanto, os professores ministraram aulas, inicialmente no próprio grupo, aplicando o método Cidade Júnior por meio do material didático a ser utilizado no Curso organizado para os jovens. Esse processo foi desenvolvido com a finalidade de garantir experiências de aplicação do método Cidade Júnior antes de os professores iniciarem o Curso Empreendedorismo com Sustentabilidade para os jovens, considerando o domínio da aplicação da metodologia e o conhecimento acerca dos resultados cognitivos e sociais que essa proposta pode promover para os participantes do Curso.

Cada professor ministrou duas aulas com a aplicação da metodologia para o grupo de professores participantes e após a aula realizada cada um dos participantes apresentava a análise avaliativa sobre a prática do colega. Com base na experiência que tiveram nos dias anteriores iniciaram o planejamento das aulas para os jovens.

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4. Curso empreendedorismo com sustentabilidade

A organização do curso para jovens fora do ensino regular foi pautada na pesquisa realizada acerca da aplicação do método Cidade Júnior no Programa de Aprendizagem2 por meio do Curso de Gestão Administrativa com Sustentabilidade, nos moldes da Lei...

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