Caminhos da Engenharia Diagnóstica em Edificações

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Páginas11-17

Page 11

A introdução da Engenharia Diagnóstica no Brasil surgiu no início da década passada, podendo ser formalmente atribuída à apresentação da pales-tra específica sobre o tema, ocorrida no I Seminário de Inspeção Predial, em São Paulo, em 2005. Naquela oportunidade, começava-se a enxergar as diversas utilidades e finalidades das ferramentas diagnósticas, representadas pelas vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias voltadas à construção civil, além da tradicional aplicação das mesmas como provas periciais judiciais.

Naquela época, iniciou-se também o acelerado crescimento habitacional do país, com os incentivos e incrementos dos financiamentos e dos PACs, provocando a fusão e o surgimento de grandes empresas de construção e incorporação, através dos IPO’s e ingressos de empresas multinacionais no mercado imobiliário brasileiro.

Page 12

A necessidade de se construir com velocidade, qualidade e baixo custo agitou o mercado imobiliário, pois a demanda e forte concorrência determinaram postura empresarial moderna aos construtores e incorporadores. Evitar equívocos técnicos ou precipitações nas estratégias, portanto, constituíram metas obrigatórias ao mercado imobiliário, sob o risco de fracasso empresarial, como ficou comprovado em alguns casos, devido a aquisição de terre-nos contaminados, por exemplo, erros de projetos, com vagas insuficientes de garagens, ou mesmo erros de execução, tal como os desprendimentos de revestimentos de fachadas por falta de aderência.

Considerando-se que a prevenção de erros técnicos pode ser obtida através de novos estudos e da experiência adquirida, desde então, as empresas da construção civil vêm se mobilizando nesse sentido, buscando qualidade total. E essa qualidade total só é adquirida evitando-se anomalias construtivas e erros estratégicos. Deve-se destacar que, para se evitar tais patologias, é necessário recorrer aos conhecimentos dos diagnósticos, prognósticos e prescrições de boas ações técnicas, justamente a atividade da Engenharia Diagnóstica. E também é sabido que além de evitar anomalias, devem os bons empresários se prevenir contra eventuais pedidos indevidos de indenizações, precisando pro-

Page 13

duzir provas comprobatórias de sua boa qualidade. Essas duas finalidades definem a missão da Engenharia Diagnóstica, que pode ser entendida como a arte das investigações técnicas para o aprimoramento da Qualidade Total ou produção de Prova Pericial.

E essas duas vertentes de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT