Análise da cadeia de valor: um estudo no âmbito da gestão estratégica de custos de empresas da construção civil da grande Porto Alegre

AutorMarcos Antonio Souza - Eliane Mello
CargoDoutor em Controladoria e Contabilidade ? FEA/USP - Mestranda em Ciências Contábeis ? UNISINOS
Páginas11-39
11 ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 11-40, jan./jun., 2011
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Análise da cadeia de valor: um estudo no âmbito da gestão
estratégica de custos de empresas da construção civil da grande
Porto Alegre
Value chain analysis: a study in the scope of strategic cost management of civil construction
companies of great Porto Alegre region
Marcos Antonio Souza
Doutor em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP
Professor do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos
Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei, Centro de Ciências Econômicas, Sala 5A401a
CEP 93022-000 – São Leopoldo/RS – Brasil
Email: marcosas@unisinos.br
Telefone: (51) 3037-1000, Ramal 1580
Eliane Mello
Mestranda em Ciências Contábeis – UNISINOS
Endereço: Av. Unisinos, 950, Bairro Cristo Rei, Centro de Ciências Econômicas, Sala 5A401a
CEP 93022-000 – São Leopoldo/RS – Brasil
Email: eliane.mello@isiscontabilidade.com.br
Telefone: (51) 3037-1000, Ramal 1580
Artigo recebido em 17/03/2010. Revisado por pares em 01/12/2010. Reformulado em 07/01/2011. Recomendado para
publicação em 24/04/2011 por Sandra Rolim Ensslin (Editora Científ‌i ca). Publicado em 18/11/2011.
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Marcos Antonio Souza e Eliane Mello
ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 11-40, jan./jun., 2011
Resumo
O objetivo do artigo é identif‌i car o uso da análise da cadeia de valor na gestão estratégica de custos de em-
presas da construção civil. O estudo considera a cadeia de valor como um dos pilares da gestão estratégica
de custos. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e qualitativo, realizado com a adoção da análise
múltipla de casos e desenvolvido com três empresas gaúchas de médio porte estabelecidas no Vale do Rio
dos Sinos. A coleta de dados foi realizada no terceiro trimestre de 2009, por meio de entrevistas com exe-
cutivos das empresas participantes. Os principais resultados indicam que as empresas pesquisadas realizam
a análise da cadeia de valor de forma superf‌i cial, não explorando todos os benefícios que ela pode oferecer
à condução da gestão estratégica de custos. Constata-se o uso de tradicionais ações de reduções de custos e
da frágil exploração das possíveis relações com fornecedores e clientes.
Palavras-chave: Gestão estratégica. Cadeia de valor. Gestão de custos. Construção civil..
Abstract
The article aims to identify the use of value chain analysis in the scope of strategic cost management (SCM)
of civil construction companies. The study assumption is that the value chain is one of SCM pillars. This is
an exploratory, descriptive and qualitative study, carried out with adoption of multiple case studies developed
based on three middles companies established in the Vale do Rio dos Sinos region. The data was collected
in the third trimester of 2009 interviews with executives of the participant companies. The main results
indicate that the adoption of value chain analysis by the searched companies exist only in superf‌i cial form,
not exploring all the benef‌i ts that it can offer to the conduction of strategic cost management. The use of
traditional practices about reduction costs is an evidence of the fragile exploration of the possible relations
with suppliers and customers.
Keywords: Strategic management. Value chain. Cost management. Civil construction.
1 INTRODUÇÃO
Num mercado cada vez mais globalizado, deter capacidade competitiva
tornou-se uma das prioridades para que as empresas assegurem uma continuidade
sustentável. Para tanto, elas devem desenvolver e implantar estratégias ef‌i cazes,
que consigam agregar valor aos clientes e, simultaneamente, remunerar adequa-
damente os proprietários.
A gestão estratégica de custos – GEC tem sido um dos recursos gerenciais
que as empresas têm utilizado para conseguir sucesso no desempenho das suas
atividades. Porter (1989) destaca que o sucesso dos negócios passa, também,
pela capacidade da empresa em gerir de forma ef‌i ciente e ef‌i caz as suas ativi-
dades internas e articular-se externamente como um dos agentes que integram
um determinado segmento de atividade. Logo, surge na ótica de Porter (1990), o
entendimento básico da cadeia de valor, seja ela interna ou externa.
Shank e Govindarajan (1997) desenvolveram seus estudos a respeito da
gestão estratégica de custos a partir de três pilares, a saber: (a) análise da cadeia
de valor; (b) análise do posicionamento estratégico; (c) análise dos direcionado-

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