Business models for products and services based on the internet of things: a literature review and future research opportunity/Modelos de negocio para produtos e servicos baseados em internet das coisas: uma revisao da literatura e oportunidades de pesquisas futuras.

AutorPacheco, Fabiana Beal
CargoTecnologia da Informacao

Introducao

A miniaturizacao do hardware, o aumento crescente do poder dos microprocessadores, a reducao do custo e a confiabilidade das memorias, o avanco das telecomunicacoes e o gerenciamento eficiente de energia tornaram possivel funcionalidades e capacidades digitais em produtos da era industrial, incluindo carros, telefones, televisoes, cameras e ate mesmo livros. Com a capacidade digital embutida, tais produtos oferecem novas funcoes, taxas de desempenho e precos acessiveis, que transformam seu design, producao, distribuicaoeuso (Yoo, Henfridsson e Lyytinen, 2010).

A Internet das Coisas (ou IoT, do termo Internet of Things) e uma evolucao dentro do paradigma de computacao ubiqua, que consiste na presenca pervasiva de objetos e "coisas" inteligentes ao nosso redor--tais como etiquetas RFID, sensores, telefones moveis,--os quais estarao prontos para interagir e cooperar uns com os outros a fim de atingir um proposito especifico (Atzori, Iera e Morabito, 2010). Do ponto de vista economico e de gestao, esse conceito foi primeiramente cunhado por Elgar Fleisch em 2010.0 conceito de IoT nao e novo, mas so recentemente tornou-se relevante do ponto de vista pratico nos negocios, em razao dos avancos no desenvolvimento de hardware, especialmente na ultima decada (Fleisch, 2010).

Dados apontam que os dispositivos de Internet das Coisas deverao ultrapassar o numero de tablets, computadores pessoais e smartphones conectados ate 2018 (Iansiti e Lakhani, 2014). Um estudo do Gartner (2013) apresenta uma previsao de que os fornecedores de produtos e servicos de IoT terao um incremento de receita acima de 300 bilhoes de dolares ate 2020, principalmente em servicos. Esse incremento de faturamento produzira um total estimado de 1,9 trilhao de dolares na economia global, resultado das vendas em diversos segmentos de mercado. Ainda segundo Gartner (2013), os segmentos que liderarao a adocao de IoT serao a manufatura (15%), a saude (15%) e os seguros (11%).

Apesar da relevancia do tema, ha poucos estudos na area de Administracao (1) e pouca producao na literatura de Sistema de Informacao sobre a nova logica de negocio que emerge das tecnologias digitais (Yoo et al., 2010). A IoT inspira um novo modelo de negocios, o qual forca as organizacoes de varios setores a ajustar suas estrategias a fim de obter sucesso no mercado digital que se expandira cada vez mais. Muitas empresas tem dificuldade de entender a complexidade sem precedentes de desenvolver modelos de negocio adequados a evolucao das tecnologias digitais (Turber e Smiela, 2014). Alem das capacidades de inovacao em produtos, as organizacoes precisam adequar seus modelos de negocio a tecnologia digital. No futuro, a competicao nao se dara somente em termos de produtos e tecnologias, mas tambem em termos de modelo de negocio (Gassmann, Frankenberger e Csik, 2013).

Dessa forma, o presente artigo busca revisar a literatura de SI (Sistemas de Informacao) e de Gestao Estrategica e verificar quais sao os componentes de um modelo de negocio para produtos/servicos que envolvem IoT; alem disso, busca identificar as barreiras e os facilitadores que podem ajudar as empresas a redefinir seus modelos de negocio para aproveitar as oportunidades da IoT. Este artigo contribui com o mapeamento da literatura sobre IoT e modelos de negocio, alem de aprofundar a analise sobre o tema "modelos de negocio para IoT" e apontar nove constatacoes identificadas durante a revisao sistematica da literatura e lacunas para pesquisas futuras acerca do tema.

Este trabalho esta estruturado da seguinte forma: a proxima sessao introduz a metodologia usada para o mapeamento da literatura sobre o tema, na secao 3 sao apresentados os principais resultados da analise feita e na secao 4 propoem-se futuras linhas de pesquisa a fim de orientar os esforcos na area e apresentam-se as consideracoes finais.

Metodologia de revisao sistematica da literatura

O proposito da revisao feita foi identificar e analisar artigos relevantes para o entendimento de como a IoT pode ser considerada na geracao de novos modelos de negocio e na inovacao deles. O objetivo foi revisar os artigos mais citados e/ou mais recentes sobre os dois temas (IoT e modelos de negocio) disponiveis nas principais e mais usadas bases de dados cientificas na area de Gestao individualmente e, especificamente, aqueles trabalhos em que ha interseccao entre os dois temas. O escopo da revisao da literatura inclui artigos publicados em periodicos e revistas que tratam de questoes organizacionais, negocios, gestao e uso intensivo de tecnologia digital para a incorporacao da IoT nos modelos de negocio. A estrategia de revisao seguiu a referencia de Webster e Watson (2002). Eles indicam que um bom artigo de revisao da literatura deve motivar a investigacao de um tema, explicar as contributes da literatura atual, abordar seus conceitos-chave e, por fim, produzir um resultado concreto, seja um modelo, proposicoes ou questoes para orientar futuras pesquisas.

O estudo consistiu em tres etapas:

(1) Definir o objetivo e as questoes de pesquisa;

(2) Selecionar as palavras-chave e as bases de dados;

(3) Identificar e analisar artigos relevantes.

Em um nivel mais detalhado, este trabalho tem por objetivo responder as seguintes questoes de pesquisa:

Q1. Quais sao as caracteristicas dos modelos de negocio relacionados a IoT?

Q2. Quais sao os exemplos de aplicacoes baseadas em IoT trazidos na literatura e como foram incorporados nos modelos de negocio?

Q3. Quais sao os facilitadores e as barreiras associados a geracrao de novos modelos de negocio no contexto de uso intensivo de tecnologia digital via IoT?

Apos definir o proposito e as questoes, passamos para a etapa de selecionar as palavras-chave e as bases de dados para fazer a pesquisa. As palavras-chave escolhidas foram: internet of things, business model, digital innovation, technology, barriers and opportunities. As bases de dados selecionadas foram: ScienceDirect, EBSCO, Scopus e Web of knowledge. Essas bases foram escolhidas por serem as mais abrangentes e cobrirem os topicos a serem analisados nesta pesquisa. Para cada artigo resultante da busca foi feita uma verificacao a fim de assegurar sua relevancia para o dominio deste estudo. Quando disponiveis na integra, os artigos foram lidos e suas referencias foram observadas para garantir que outros trabalhos relevantes nao tenham sido detectados na pesquisa original na base de dados e entao foi tomada a decisao de inclui-los ou nao neste estudo. Isso se faz necessario em razao da escolha das palavras-chave e das bases de dados, que, por vezes, limitam o numero de resultados que podem ser considerados importantes.

Por fim, 12 artigos mais citados e/ou mais recentes sobre IoT e modelos de negocio foram selecionados nas quatro bases pesquisadas, seis dos quais relativos a IoT e seis referentes a modelos de negocios, e serao analisados na proxima secrao. Tambem foram identificados 10 artigos em que ha interseccrao entre os dois temas e que, posteriormente, foram analisados a luz das questoes de pesquisa mencionadas. A analise foi feita com auxilio dos softwares Mendeley e NVivo[R].

Analise dos resultados

Esta secrao apresenta a analise dos 22 artigos selecionados e aponta nove constatacroes obtidas na revisao.

O que e IoT?

Apos duas decadas de evolucao significativa de software, hardware e, principalmente, redes de telecomunicacrao, surgiu o conceito de Internet das Coisas--Internet of Things (IoT). A primeira a conceituar IoT, em 2005, foi a International Telecommunication Union (ITU), agencia das Nacroes Unidas para tecnologias da informacrao e comunicacrao. Essa agencia publicou um relatorio sobre tendencia de uma nova geracrao de internet, denominada Internet das Coisas. Nesse relatorio, a internet das coisas foi definida como a conexao de todos os objetos e dispositivos do cotidiano a todos os tipos de redes: intranets, redes peer-to-peer e a internet global que conhecemos (ITU, 2005).

O artigo mais citado sobre IoT define o termo como uma evolucrao dentro do paradigma de computacrao ubiqua, que consiste na presenca pervasiva de objetos e "coisas" inteligentes ao nosso redor--tais como etiquetas RFID, sensores, telefones moveis--, os quais estarao prontos para interagir e cooperar uns com os outros a fim de atingir um proposito especifico (Atzori et al., 2010). O conceito de IoT tambem pode ser visto com uma derivacrao dos conceitos de computacrao ubiqua (Weiser, 1991), computacao pervasiva (Satyanarayanan, 2001), "things that think" (Gershenfeld, 1999), "ambiente intelligence" (Fergunson, 2002) e "silente commerce" (Aarts, Harwig e Schuurmans, 2002). Todos esses conceitos tem em comum a visao de que havera um mundo com objetos fisicos do cotidiano equipados com uma logica digital, sensores e uma capacidade de conexao a Internet (Fleisch, Sarma e Thiesse, 2009).

Do ponto de vista economico e de gestao, esse conceito foi primeiramente cunhado por Elgar Fleisch, em 2010. O conceito de IoT nao e novo, mas somente agora tornou-se relevante do ponto de vista pratico nos negocios em razao dos avancros no desenvolvimento de hardware, especialmente na ultima decada (Fleisch, 2010). A ideia basica da IoT e que, virtualmente, todas as coisas fisicas no mundo podem se tornar computadores que se conectam a Internet, ou seja, as coisas passam a ter algumas caracteristicas de pequenos computadores e tornam-se, entao, objetos inteligentes (Fleisch, 2010).

De acordo com Mattern e Floerkemeier (2010), a IoT nao e resultado de uma unica tecnologia; e a combinacrao de diversas tecnologias complementares de desenvolvimento que fornecem capacidades, as quais auxiliam a preencher a lacuna existente entre o mundo virtual e fisico. Essas capacidades incluem: comunicacrao e cooperacrao, enderecramento, identificacrao, deteccrao do ambiente, acrao, processamento de informacao embarcada, localizacao e interface com o usuario.

O campo de pesquisa sobre IoT perpassa diversas...

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