Business evaluation using activity indicators: an application of AHP method/Avaliacao de empresas por meio de indicadores de atividade: uma aplicacao do metodo AHP/Evaluacionde empresas utilizando indicadores de actividad: una aplicacion del metodo AHP.

AutorKroenke, Adriana
CargoArtigo--Metodos quantitativos e informatica
  1. INTRODUCAO

    Atualmente, a concorrencia no mercado faz com que a gestao estrategica nas empresas evolua. As demonstracoes contabeis divulgadas pelas empresas tornaram-se alvo de diversos estudos acerca do desempenho empresarial, do gerenciamento de resultado e da previsao de falencia. Sua capacidade explicativa e suas relacoes se ramificaram nas empresas desde o projeto do produto ate o acompanhamento no posvenda (produto ou servico). Por meio delas, mais especificamente de seus dados, e possivel realizar analises, interpretar a situacao financeira e economica em que as empresas se encontram em determinados periodos, e principalmente realizar projecoes.

    A analise de balancos, conforme salienta Iudicibus (2008:74), "deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitacoes. De um lado, mais aponta problemas a serem investigados do que indica solucoes; de outro, desde que convenientemente utilizada, pode transformar-se num poderoso painel de controle da administracao".

    Analisando os dados de empresas de determinado segmento, pode-se conhecer a situacao delas, porem e necessario analisar comparativamente os dados de todas as empresas do ramo para estabelecer uma classificacao. Essa classificacao pode ser realizada por meio de um ranqueamento. Para que este seja estabelecido, consideram-se alguns criterios por meio dos quais e possivel identificar a importancia de cada elemento em relacao ao seu conjunto. Ressalta-se que um ranqueamento consiste na classificacao ordenada de determinados elementos de acordo com a importancia de cada um em relacao aos demais.

    Para ranquear, podem-se atribuir pesos, ou seja, valores que caracterizam a importancia de cada elemento, o que pode ser realizado por meio da aplicacao do metodo de analise hierarquica, conhecido como Analytic Hierarchy Process (AHP), desenvolvido por Thomas L. Saaty. O modelo estabelecido pelo metodo de analise hierarquica, de acordo com Saaty (1991:1), "tem de incluir e medir todos os fatores importantes, qualitativa e quantitativamente mensuraveis, sejam eles tangiveis ou intangiveis".

    Gomes, Araya e Carignano (2004:42) destacam que o metodo AHP "determina, de forma clara e por meio da sintese dos valores dos agentes de decisao, uma medida global para cada uma das alternativas, priorizando-as ou classificando-as ao finalizar o metodo". Esse modelo permite criar hierarquias por meio de prioridades e pode ser utilizado como apoio a tomada de decisao. Com base no exposto, este estudo apresenta a seguinte questao de pesquisa: Qual o ranking das empresas do setor metal mecanico listadas na Bovespa, considerando-se os indicadores de atividade? O objetivo consiste em definir, por meio de indicadores de atividade e utilizando o metodo de Analise Hierarquica de Processos (AHP) uma classificacao em forma de ranking dos resultados auferidos pelas empresas do setor metal mecanico listadas na Bovespa. Esse metodo, da escola americana de analise multiatributo, possibilita obter, por meio da comparacao entre as alternativas, uma estrutura hierarquica dos criterios analisados.

  2. INDICADORES DE ATIVIDADE

    De acordo com Marion (2005:120), os indicadores deste grupo visam demonstrar o tempo que "a empresa demora, em media, para receber suas vendas, para pagar suas compras e para renovar seu estoque". Assim, afirma que "para fins de analise, quanto maior for a velocidade de recebimento de vendas e de renovacao de estoque, melhor. Por outro lado, quanto mais lento for o pagamento das compras, desde que nao corresponda a atrasos, melhor". Dessa forma, o autor enfatiza a importancia da velocidade do giro no desenvolvimento das atividades empresariais.

    Brigham e Houston (1999:81) explicam que esses quocientes sao um "conjunto de indices que medem a eficacia com que uma empresa gerencia seus ativos". Os autores destacam que, por meio desses indicadores, e possivel verificar se o valor dos ativos e razoavel, alto demais ou baixo demais em relacao ao nivel de venda atual e projetado. Gitman (2004:47) comenta que "os indices de atividade medem a velocidade com que as varias contas sao convertidas em vendas ou caixa entradas ou saidas"; mais adiante, destaca que "tambem e possivel medir a eficiencia com a qual os ativos totais sao usados".

    As empresas sao envolvidas por ciclos operacionais, que se caracterizam pelo tempo de cada processo e compreendem desde a aquisicao de materia-prima ate a realizacao das vendas. Esses periodos ou duracoes sao mensurados pelos indicadores de atividade, e, para reduzir esse tempo, as empresas utilizam prazos para pagamentos de estoques e de operacoes bancarias de desconto de duplicatas representativas das vendas a credito (ASSAF NETO, 2003).

    Os prazos sao importantes para a liquidez, o endividamento e o retorno da empresa, alem de serem determinantes no tocante a necessidade de capital de giro. Nesse sentido, "a gestao dos prazos e, consequentemente, dos ciclos tem interferencia tambem na lucratividade, na liquidez e na estrutura de capitais da empresa" (SILVA, 2004:277). A importancia desses indicadores, segundo Iudicibus (2007:97), consiste em eles expressarem relacionamentos dinamicos, isto e, o indice de rotatividade na empresa que influencia na liquidez e na rentabilidade.

    Dessa forma, consideram-se alguns indicadores, como o prazo medio de estocagem, que, segundo Assaf Neto (2003:109), "indica o tempo medio necessario para a completa renovacao dos estoques da empresa". Adiante, esse autor afirma que "quanto maior for esse indice, maior sera o prazo em que os diversos produtos permanecerao estocados e, consequentemente, mais elevadas serao as necessidades de investimentos em estoques". Em decorrencia, sera necessario mais capital para financiar a atividade da empresa.

    Em relacao ao volume de estoques, uma empresa depende do volume de vendas e de sua politica de estocagem, pois, quanto mais produtos estocados, mais recursos a empresa compromete com esses estoques, como, por exemplo, os custos de fabricacao, armazenagem e seguros (SILVA, 2004:277). Nesse sentido, Brigham e Houston (1999) apontam a pressao existente para reducao de estoques, a fim de conter os custos de uma empresa. Deve haver uma quantidade necessaria de estoques para manter as operacoes, porem os custos de encomenda e manutencao devem ser mantidos no nivel mais baixo possivel.

    Silva (2004:277) ressalta que uma das possibilidades de interpretacao dos estoques e ver "o montante de estoques da empresa como algo que representa certa potencialidade de os mesmos serem transformados em dinheiro, que e a imagem que as empresas tentam passar aos gerentes de bancos quando querem obter emprestimos". Outra possibilidade, tambem conforme Silva (2004:277), e entender "os estoques como investimento (aplicacao de recursos) no ativo circulante". O autor alerta sobre os efeitos da quantidade de estoques apresentados no Balanco Patrimonial para obtencao de emprestimos, pois, se estes forem vendidos, a empresa tera condicoes de saldar o emprestimo.

    O indice de prazo medio de pagamento a fornecedores, tambem conhecido como prazo medio de pagamento das compras, indica quanto tempo, em media, uma empresa leva para pagar suas dividas a fornecedores (SILVA, 2004). Iudicibus (2007:100) ressalta que, no geral, "se uma empresa demora muito mais para receber suas vendas a prazo do que para pagar suas compras a prazo, ira necessitar de mais capital de giro adicional para sustentar suas vendas, criandose um circulo vicioso dificil de romper". O autor infere que empresas que se encontrarem nessa situacao deverao criar alternativas como, por exemplo, trabalhar com maior margem de lucro sobre as vendas e procurar prolongar ao maximo os prazos de pagamento.

    Gitman (2004) destaca uma das dificuldades de aplicacao desse indice, que consiste em saber qual o valor das compras anuais, item nao divulgado nas demonstracoes contabeis. Para estimar o valor das compras, utiliza-se uma proporcao do custo das mercadorias vendidas. Na tomada de decisao referente a compras a vista ou a prazo consideram-se os juros do mercado, pois neste caso sao avaliados os custos de oportunidade para a empresa (ASSAF NETO, 2003).

    O indice de prazo medio de cobranca, de acordo com Assaf Neto (2003:110), "revela o tempo medio (meses ou dias) que a empresa despende para receber suas vendas realizadas a prazo". O autor ressalta que "a empresa deve abreviar, sempre que possivel, o prazo de recebimento de suas vendas", pois, conforme Iudicibus (2007), a ociosidade de recebiveis e alta e a empresa deixa de receber dinheiro que poderia estar sendo investido, alem de se expor ao risco de perder poder de compra com a acumulacao de recebiveis em razao dos efeitos de inflacao.

    Para Silva (2004:279), "os termos de vendas em uma empresa compreendem os prazos concedidos aos clientes, os descontos concedidos para pagamento a vista e os instrumentos de formalizacao da venda a prazo". Alguns fatores podem distorcer o calculo desse indice, como: a) a sazonalidade das vendas; b) a data de encerramento das demonstracoes financeiras, quando a empresa tem...

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