Reflexos do desempenho financeiro nas boas notícias: análise linguística em companhias brasileiras transparentes

AutorRamon Kael Benassi Bachmann - Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Romualdo Douglas Colauto - Luciano Márcio Scherer
CargoMestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Páginas49-72
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2014v11n22p49
49 ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 49-72, jan./abr. 2014
Reflexos do desempenho financeiro nas boas notícias: análise linguística em
companhias brasileiras transparentes
Reflex of financial performance on good news: linguistical analysis in transparent
brazilian companies
Reflejos del desempeño financiero en las buenas noticias: análisis lingüísticas en
compañías brasileñas transparentes
Ramon Kael Benassi Bachmann
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Endereço: Avenida Prefeito Lothário Meissner, n° 632, Bairro Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba/PR Brasil
E-mail: ramon_bach@yahoo.com.br
Telefone: (41) 9675-2860
Joyce Menezes da Fonseca Tonin
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná
Endereço: Avenida Prefeito Lothário Meissner, n° 632, Bairro Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba/PR Brasil
E-mail: joycemftonin@gmail.com
Telefone: (41) 3360-4411
Romualdo Douglas Colauto
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina
Professor do PPG – Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Avenida Prefeito Lothário Meissner, n° 632, Bairro Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba/PR Brasil
E-mail: rdcolauto@ufpr.br
Telefone: (41) 3360-4411
Luciano Márcio Scherer
Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo
Professor do PPG – Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Avenida Prefeito Lothário Meissner, n° 632, Bairro Jardim Botânico
CEP: 80210-170 – Curitiba/PR Brasil
E-mail: lmscherer@ufpr.br
Telefone: (41) 3360-4411
Artigo recebido em 20/10/2012. Revisado por pares em 16/03/2013. Reformulado em
12/02/2014. Recomendado para publicação em 28/02/2014 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 08/04/2014.
Ramon Kael B. Bachmann, Joyce Menezes da F. Tonin, Romualdo Douglas Colauto e Luciano Márcio Scherer
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 49-72, jan./abr. 2014 50
Resumo
O objetivo do artigo é verificar qual a associação entre o grau de otimismo da mensagem da
alta administração e o desempenho reportado em índices financeiros das empresas ganhadoras
do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. Para atribuir otimismo às mensagens na
perspectiva linguística, criou-se um instrumento segregado nas instâncias conversacional,
indexical e acional. Os achados sugerem que os gestores das companhias com pior
desempenho financeiro de dispêndio de capital e de retorno de fluxo de caixa tendem a ser
mais otimistas em suas mensagens. Assim, entende-se que gestores podem visar à
tranquilidade dos investidores atenuando informações financeiras negativas por meio de
discurso otimista.
Palavras-chave: Relatório da administração. Linguística. Otimismo. Índices financeiros.
Abstract
The objective of this paper is to investigate the association between the optimism degree of
the message from top management and the performance reported in financial ratios of the
2011 Anefac-Fipecafi-Serasa Experian Awards winning companies. To assign optimism to
the messages, under a linguistic perspective, an instrument segregated in the instances
conversational, indexical and actional was created. The findings suggest that managers of
companies with poor financial performance of capital expenditures and cash flow return tend
to be more optimistic in messages. It is understood that managers seek to reassure investors
mitigating negative financial information through optimist speech.
Keywords: Management report. Linguistic. Optimism. Financial ratios.
Resumen
Este artículo tiene por objeto verificar cual es la asociación entre el grado de optimismo del
mensaje de la alta administración y el desempeño reportado en índices financieros de las
grandes empresas ganadoras del Premio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. Para atribuir
optimismo a los mensajes en la perspectiva lingüística, se ha creado un instrumento segregado
en las instancias conversacional, indexical y acional. Los hallazgos sugieren que los gestores
de las compañías con peor desempeño financiero de dispendio de capital y de retorno de flujo
de caja tienden a ser más optimistas en sus mensajes. Así, se entiende que los gestores puedan
pretender alcanzar la tranquilidad de los inversores atenuando las informaciones financieras
negativas a través de discurso optimista.
Palabras clave: Relatorio de administración. Lingüística. Optimismo. Índices financieros.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT