O blog como ferramenta de comunicação entre a biblioteca e seus usuários: a experiência da biblioteca Lydio Bandeira de Mello, da Faculdade de direito da Universidade Federal de Minas Gerais

AutorEster Laodiceia Santos - Suely Margareth da Rocha
Páginas134-152
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 17, n.
33, p. 134-152, jan./abr., 2012. ISSN 1518-2924.DOI:10.5007/1518-2924.2012v17n33p134
O BLOG COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE A BIBLIOTECA E
SEUS USUÁRIOS: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA LYDIO BANDEIRA DE
MELLO, DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE
MINAS GERAIS
Ester Laodiceia Santosi
Suely Margareth da Rochaii
Resumo: Apresenta o blog Bibliojurídica como uma ferramenta de comunicação entre a Biblioteca Lydio
Bandeira de Mello da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e seus usuários. Conceitua
Web 2.0 e descreve o histórico, as definições, a tipologia e as principais características dos blogs. Caracteriza e
define informação jurídica e apresenta a instituição para qual o blog foi criado. Demonstra a importância e
funções do blog na biblioteca como recurso dinâmico de disseminação de informação e espaço de interação com
os usuár ios. Descreve os procedimentos metodológicos util izados na construção do Bibliojurídica, tais como
objetivos, conteúdo, links, recursos tecnológicos, software e divulgação. Os resultados da sua implantação foram
bastante positivos, diante das estatísticas de acesso e dos comentários postados. Conclui-se que o blog atendeu
aos objetivos propostos e está sendo ut ilizado como um recurso de divulgação de produtos e serviços da
biblioteca, contribuindo para melhorar a comunicação entre a mesma e seus usuários.
Palavras-chave: Biblioteca. Blog. Interação. Informação jurídica. Web 2.0.
BLOGS AS TOOLS OF COMMUNICATION BETWEEN A LIBRARY AND ITS USERS: THE
EXPERIENCE OF BIBLIOTECA LYDIO BANDEIRA DE MELLO (UFMG’S LAW
SCHOOL’S LIBRARY)
Abstract: This paper explains how the blog Bibliojurídica can work as a tool of communication between
Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, UFMG’s Law School’s library, and its users. It defines the concept of Web
2.0 and describes the history, definitions, typology and key features of blogs. It characterizes and defines legal
information and presents t he institution f or which t he blog was created. It demonstrates the i mportance and
functions of the library blog as a dynamic resource for disseminating information and as a space for interaction
with users. It describes the methodological pr ocedures used in the construction of Bibliojurídica, such as
objectives, content, links, technological resources, software and divulgation. Access statistics and comments
posted on the blog suggest results of its installation were very positive. This paper concludes that the blog has
achieved its goals: it works as a resource for disseminating library products and services, helping to improve
communication between the library and its users.
Keywords: Library. Blog. Interaction. Legal Information. Web 2.0.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. esterufmg@yahoo,com.br.
ii Universidade Federal de Minas Gerais. suelymargareth@yahoo.com.br
Recebido em: 24/05/2011; aceito para publicação em: 22/01/2012.
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 134-152, jan./abr., 2012.
1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação provocou inúmeras
mudanças no modo dos indivíduos utilizarem a informação em suas atividades de trabalho e
lazer. Surgiu então uma nova concepção de World Wide Web, a chamada Web 2.0 que
possibilitou, entre outros, que os indivíduos se tornassem, além de usuários, também
produtores de conteúdo. Mas, é preciso ressaltar que anteriormente na chamada Web 1.0 os
utilizadores já eram produtores, sendo que a Web 2.0 introduziu a questão do componente
social. Atualmente existem inúmeros recursos para a divulgação e compartilhamento de
informações tais como You Tube, Facebook, Del.icio.us, blogs, entre outros.
Das ferramentas citadas acima, destaca-se o crescimento e a evolução do blog. De
diários pessoais a espaços de compartilhamento de informações científicas eles se multiplicam
e se firmam como uma das mais populares redes sociais da Internet. Segundo Alvim (2007b,
p. 43), em janeiro de 2007 existiam mais de 55 milhões de blogs em todo o mundo e a
tendência é que esse número dobre a cada seis meses.
Existem vários tipos de blog e eles podem ser utilizados em diferentes contextos e
áreas do conhecimento. No caso da Biblioteconomia e Ciência da Informação (CI) m sido
utilizados por alguns profissionais e instituições para disseminar informações e permitir maior
interação entre as unidades de informação e seus usuários.
A idéia de construir um blog para a biblioteca Lydio Bandeira de Mello da Faculdade de
Direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) surgiu a partir da demanda da
própria instituição que não possuía um meio de disseminação de informação administrativa
(serviços e normas da biblioteca) e jurídica on-line, uma vez que a biblioteca não possui
página na Internet. Além disso, as informações que se encontram no link Biblioteca na página
da Faculdade de Direito estão desatualizadas, incompletas e os ícones encontram-se
desconfigurados. Ressalta-se também que a demanda da instituição foi conciliada com os
interesses das autoras por ferramentas de colaboração na Web.
Sendo assim, propôs-se a criação do blog que recebeu o nome de Bibliojurídica
(biblioteca + informação jurídica) para ser um canal de divulgação de variadas tipologias de
fontes de informação jurídica produzidas no Brasil e no exterior e de eventos e notícias
relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão na área do Direito, criando um ambiente
informacional que também abrigasse atalhos (links) a outras fontes relevantes da área jurídica.

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