Coleções em bibliotecas universitárias: manifestações da produção científica

AutorSayonara Lizton Nascimento-Andre
Páginas57-85
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Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaçã o, v. 17, n. 34,
p.57-85, maio./ago., 2012. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2012v17n34p57
COLEÇÕES EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: MANIFESTAÇÕES DA
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Sayonara Lizton Nascimento-Andre
i
Resumo: A pesquisa trata do tema “Coleções em Bibliotecas Universitárias”, abord ando os aspectos envolvidos
no processo de formação e desenvolvimento de coleções. Objetiva analisar as características da produção
científica relacionadas à temática, desenvolvendo uma pesquisa documental de natureza exploratória, descritiva
e quali-quantitativa. O corpu s de análise foi feito por meio de revistas internacionais que possuíam artigos
indexados na base de dados da área de Ciência da Informação, Wilson Library Literature and Information
Science Full Text, no período de 19 98 a 2008. Caracterizam-se os periódico s, destacando a revista que recebeu o
maior número de publicações no tema e também o ano mais produtivo, ou seja, com mais artigos publicados.
Caracterizam-se, também, os autores que publicaram nesses periódicos, observando as seguintes variáveis:
formação dos autores e atuação profissional; vínculo institucional; sexo; e tipo de autoria. Categoriza m-se as
abordagens dos autores na temática central e realiza-se a análise qualitativa d o conteúdo dessas abordagens,
levantando pontos divergentes e convergentes dos autores. Os resultados obtidos possibilitaram determinar as
características dos autores e de suas abordagens sobre coleções em Bibliotecas Universitárias publicadas nos
periódicos selecionados e que, assim, participam da construção do conhecimento em Bibl ioteconomia e Ciência
da informação no mundo.
Palavras-chave: Bibliotecas Universitárias. Coleções. Periódicos científicos internaciona is. Análise de
conteúdo. Ciência da Informação.
COLLECTIONS IN UNIVERSITY LIBRARIES: MANIFESTATIONS OF SCIENTIFIC
PRODUCTION
Abstract: This research addresses the issue of collections in university libraries regarding the building and
development of collections. The main objective is to analyze the chara cteristics of scientific production related to
such topic by developing a documental, exploratory, descriptive and both qualitative and quantitative research.
The analyzed corpus consists of several international magazines which sup ply papers with the topic
aforementioned, and which were previously indexed on the Wilson Library Literature and Information Science
Full Text from 1998 to 2008. The journ als are characterized by containing a large number of papers that deals
with the issue of collections in university libraries, as well as by the year of highest production in regard to such
issue - in other words, the year with the highest number of publications. The auth ors who have published papers
in those journals are characterized according to: professional f ormation and action, institution connections,
gender, and type of authorship. Also, the authors’ app roach to the central issue is categorized, and a qualitative
analysis of the content is made based on diverging and/or converging arguments. Through the analysis of the
selected journals, it was possible to delineate the authors’ characteristics as well as that of their approach on
the issue of university library collections, who, in this sense, have participated on the construction of Knowledge
Engineering and Information Sciences concepts throughout the world.
Keywords: University Libraries. Collections. International scientific journals. Content analysis. Information
Sciences.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
i Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, Brasil.. sayonarals@gmail.com.
Recebido em: 15/01/2012; aceito para publicação em: 06/07/2012.
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Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 17, n. 3 4, p. 57-85, maio/ago., 2012.
1 INTRODUÇÃO
A coleção de uma biblioteca, independente do seu tipo (pública, escolar, especializada
ou universitária), representa o “coração” dessa instituição, afinal, não existe biblioteca se não
existir uma coleção que a componha, ainda que essa coleção esteja somente em ambiente
virtual.
As coleções das Bibliotecas Universitárias (BU), em particular, destinam-se ao
atendimento das necessidades informacionais das universidades, possibilitando que estas
possam desempenhar seu papel na sociedade, relacionado ao ensino, à pesquisa e à extensão.
A razão da existência das Bibliotecas Universitárias é legitimada igualmente pelo suporte que
oferecem ao desenvolvimento e geração do conhecimento nas universidades. Leitão (2005)
enfatizou a importância da biblioteca dentro dessas instituições, lembrando que “o caráter e
eficiência da universidade podem ser medidos no tratamento dado ao seu órgão central a
biblioteca.” (LEITÃO, 2005, p. 27)
No atual mundo globalizado e em uma sociedade em constante mudança, denominada
sociedade da informação, expressão que, como explica Weirthein (2000), passou a ser
utilizada como substituta para o conceito complexo de “sociedade pós-industrial” e como
forma de transmitir o conteúdo específico do “novo paradigma técnico-econômico”, em que o
“fator-chave” está na informação propiciada pelo avanço tecnológico, as Bibliotecas
Universitárias têm procurado evoluir e se adequar. Paralelamente, as transformações na
sociedade ocasionaram diversas previsões alarmantes para as unidades de informação, como o
fim do uso do papel para impressão e a extinção das bibliotecas. No entanto, constata-se que
se continua usando o papel até com maior intensidade do que no passado e que as bibliotecas
tradicionais mantêm o seu espaço como unidade de informação. A esse respeito, Dias (2002)
argumenta que:
O erro nessas previsões estava em ignorar vários fatores importantes p ara que as
mencionadas transformações pudessem ocorrer: o custo adicional que muitas dessas
mudanças iriam representar, na realidade; a durabilidade dos meios de armazenagem
e preservação dos registros do conhecimento; o comportamento dos usuários.
(DIAS, 2002, p. 63)
De fato, hoje as coleções das bibliotecas não crescem apenas no espaço físico destas.
Os usuários, cada dia mais, estão ausentes nos ambientes físicos das bibliotecas e buscam
resolver ao máximo suas questões via Internet, inclusive no que diz respeito às consultas de
materiais disponíveis. Em função dessas questões e da busca por melhorias nos serviços
prestados, as bibliotecas vêm usando largamente os recursos tecnológicos.

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