Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial

AutorMarcia Carvalho Rodrigues, Pamela da Conceição Santos
Páginas2-14
2
v. 22, n. 48, 2017.
p. 2-14
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ci ência da informação, v. 22, n. 48, p. 2-
14, jan./abr., 2017. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n48p2
Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o
viés da educação patrimonial
Rio-Grandense library: a case study under the focus of heritage
education
Marcia Carvalho RODRIGUES (marciarodriguesfurg@gmail.com)* - Pamela da Conceição
SANTOS (pdaconceicaosantos@gmail.com)**
* Professora da Universidade Federal do Rio Grande
** Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande
Resumo
Buscou-se investigar a importância da educação patrimonial no processo de reconhecimento da
biblioteca enquanto instituição patrimonial e as possibilidades de atuação do profissional bibliotecário
neste contexto. O estudo de caso teve como objeto de análise a Biblioteca Rio-Grandense, localizada em
Rio Grande/RS. Os dados foram coletados através de questionário semiestruturado; as respostas obtidas
foram categorizadas e analisadas segundo o método da Análise de Conteúdo. O estudo permitiu concluir
que a instituição percebe a importância da participação do bibliotecário no processo de divulgação e
reconhecimento patrimonial da biblioteca, bem como a importância cultural e patrimonial da Biblioteca
Rio-Grandense para a comunidade.
Palavras-Chave: Biblioteca Rio-Grandense. Educação patrimonial. Biblioteconomia.
Abstract
We sought to investigate the importance of heritage education in the process of recognition of library as
heritage institution and performance op portunities for the professional librarian in this context. The
case study was analyzed in the Rio-Grandense Library, located in Rio Grande/RS (Brazil). Data were
collected through a semi-structured questionnaire; the answers were categorized and analyzed using
the method of Content Analysis. The study concluded that the institution realizes the importance of the
participation of librarians in the process of disclosure and financial statement recognition of library as
well as the cultural and heritage importance of the Rio-Grandense Library to the community.
Keywords: Rio-Grandense Library. Heritage education. Library Science.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
08/03/2016
Aceito em:
10/11/2016

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT