A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007

AutorRonaldo Ferreira Araújo - Lidia Alvarenga
Páginas51-70
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.51-70, 2011. 51
A BIBLIOMETRIA NA PESQUISA CIENTÍFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO
BRASILEIRA DE 1987 A 2007i
THE BIBLIOMETRICS IN THESES AND DISSERTATIONS PRODUCED IN BRAZIL (1987-
2007)
Ronaldo Ferreira Araújo
Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG). Professor assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
ronaldfa@gmail.com
Lidia Alvarenga
Pós-doutorado, School of Library and Information Science da Indiana University, Estados
Unidos. Professora Titular no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da
Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais.
lidiaalvarenga@eci.ufmg.br
Resumo
A bibliometria, como área de estudo da ciência da informação, tem um papel relevante na
análise da produção científica de um país, uma vez que seus indicadores retratam o grau de
desenvolvimento de uma área do conhecimento de um campo científico ou de saber. O artigo
verifica a inserção dos estudos bibliométricos na pesquisa científica da pós-graduação no
Brasil a partir da analise de teses e dissertações que abordaram aspectos de estudos
bibliométricos. Como fundamentação, discutiu-se a bibliometria e suas relações com a
cienciometria. Foram analisados 82 trabalhos publicados no período de 1987 a 2007; chegou-
se a esse universo após levantamento junto ao Banco de Teses da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um estudo quantitativo-
descritivo, no qual se verifica o uso da bibliometria para estudos de campos científicos a partir
das variáveis: ano, instituição, região geográfica, nível (mestrado ou doutorado), área do
conhecimento e orientação. Os resultados apontam uma retomada mais do que significativa no
estudo da temática, tendo 2007 como o ano de maior produção. Revela ainda uma
multiplicidade na produção, que demonstra o interesse pela abordagem bibliométrica nas
várias áreas de conhecimento no Brasil, ensejando análises sobre a interdisciplinaridade entre
ciência da informação e outros campos de conhecimento.
Palavras-chave: Bibliometria. Cienciometria. Dissertações. Teses.
1 INTRODUÇÃO
A Pós-graduação no Brasil adquiriu grande importância no sistema de Ensino Superior
brasileiro, tendo passado por notável crescimento nos anos 90 (VELLOSO, 2004), embora
seja na década de 1940 que o termo “pós-graduação” foi utilizado formalmente, no Artigo 71
do Estatuto da Universidade do Brasil. Na década de 1950, começaram a ser firmados acordos
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
DOI 10.5007/1518-2924.2011v16n31p51
Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 16, n. 31, p.51-70, 2011. 52
entre o Brasil e outros países, como os Estados Unidos, que implicavam numa série de
convênios entre escolas e universidades norte-americanas e brasileiras por meio do
intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores (SANTOS, 2003).
O grande impulso para os cursos de Pós-graduação do Brasil só se deu na década de 1960. E
de acordo com Población e Noronha (2002, p. 98), “Os cursos de pós-graduação foram
institucionalizados no Brasil, em 1970, com a Lei5.540/68. Com o passar dos anos, os
programas de pós-graduação tornaram-se o maior pólo gerador da produção científica
brasileira”.
Conforme Urbizagastegui Alvarado (1984), a Ciência da Informação como campo científico
tem seu primeiro curso de pós-graduação no país, na década de 1970, vinculado ao então
Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), hoje Instituto Brasileiro de
Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Este curso foi pioneiro na introdução da
bibliometria no Brasil, envolvendo estudos de quantificação e descrição do conhecimento
registrado.
Passados mais de 35 anos da introdução da bibliometria na pós-graduação, justifica-se
observar a aplicação e difusão de métodos quantitativos voltados a analisar o comportamento
de comunidades, autores e publicações em outras áreas de conhecimento, bem como em
outras instituições.
A bibliometria, como área de estudo da Ciência da Informação, tem um papel relevante na
análise da produção científica de um país, uma vez que seus indicadores podem retratar o
comportamento e desenvolvimento de uma área do conhecimento. Investigar os estudos
bibliométricos praticados no Brasil, efetuando um recorte na produção científica gerada pela
pós-graduação brasileira, independentemente da área disciplinar, constitui a principal
motivação para a realização da pesquisa ora apresentada.
A partir de uma análise bibliométrica com a aplicação do método quantitativo-descritivo,
verifica-se o progresso no uso desse mesmo método por pesquisas consideradas importantes
nos campos científicos, as teses e dissertações, defendidas no período 1987 até 2007,
envolvendo as variáveis: ano, instituição, procedência geográfica, nível (mestrado ou
doutorado), área do conhecimento e orientadores.
As teses e dissertações são produtos de pesquisas científicas e, quando a bibliometria tem
como objeto análises de campos científicos, costuma ser denominada de cienciometria ou
cientometria. Nesse tipo de aplicação, o método de análise da literatura baseia-se em técnicas

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