Estado de Bem-estar Social - origens e desenvolvimento

AutorVera Maria Ribeiro Nogueira
CargoMestre em Serviço Social pela PUC-SP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Páginas89-103















55
55
5



Este texto busca uma aproximação
conceitual sobre o sistema de proteção
social construído nas últimas décadas do
século XIX e início do século XX e que
atribuiu, paulatinamente, ao Estado uma
função interventiva e regulatória na área
do Bem-estar Social. Embora levando-se
em conta que diferenças culturais,
históricas, políticas e econômicas
imprimem distintos padrões aos
mecanismos de atenção social em cada
país, aspectos comuns podem ser
identificados e estruturam explicações
sobre o papel e a dinâmica do padrão
dominante de proteção ao bem-estar nos
países industriais avançados. Tem ainda
o objetivo de explicar como o poder de
mobilização política contribuiu na
constituição do Welfare State a partir da
referência teórica de Esping-Andersen,
que enfatiza a interferência significativa
dos mecanismos políticos e institucionais
de representação para a construção de
consensos na condução dos objetivos de
bem-estar, emprego e crescimento
(ESPING-ANDERSEN, 1995).
Palavras-chave: Estado de Bem-estar
Social, proteção social, Estado, consenso,
bem-estar.
  
  
 
Mestre em Serviço Social pela PUC-SP.
Doutoranda do Programa de Pós-
Graduação em Enfermagem e Professora
do Departamento de Serviço Social da
Universidade Federal de Santa Catarina –
UFSC.
$$
$$
$



This paper seeks a conceptual
approach on the system of social
protection built in the last decades of the
19th and beginning of the 20th century
which gradually assigned to the State the
role of intervening and regulating the
Welfare State. Though taking into
account that cultural, historical, political
and economic differences imprint distinct
patterns on the mechanisms of social
attention in each particular country,
common aspects can be identified which
can help structure explanations for the
role and the dynamics of the dominant
pattern of Welfare protection found in
developed countries. This text also has
the purpose of explaining how the power
of political mobilisation contributed to the
formation of the Welfare State through
the theoretical reference of Esping-
Andersen which emphasises the
participation of political and institutional
mechanisms of representation in the
setting up of consensual ways of
undertaking welfare, employment and
development.
Key words: social protection, social
policy,Welfare State, public policies.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT