Belazarte e Malazarte: caras de um intelectual ficcional

AutorAndré Piazera Zacchi
Páginas41-55
|boletim de pesquisa nelic, florianópolis, v. 17, n. 27, p. 41-55, 2017|
doi:10.5007/1984-784X.2017v17n27p41 41
BELAZARTE E MALAZARTE
caras de um intelectual ficcional
André Piazera Zacchi
UFSC / CAPES
RESUMO: Entre 1923 e 1924 Mário de Andrade publica, na Revista América Brasileira, de periodi-
cidade mensal, as Crônicas de Malazarte. Nelas, constrói três personagens com gostos, opiniões e
afetos distintos: Malazarte, Belazarte e Mário. As vozes ficcionais no espaço da revista, falando da
mais iminente contingência brasileira, são caras, estratégias de Mário para assumir posturas políticas,
sem que ocupe o lugar convencionalmente atribuído ao intelectual (aquele que sabe a verdade e a
enuncia). Caras é também o nome de um ensaio sobre Chaplin na revista Espírito Novo, no qual Mário
de Andrade separa e reúne diretor, criador, ator e personagem, Charles Chaplin e Carlitos. A cara de
Carlitos, ostensivamente ficcional, é uma força capaz de imobilizar o que é só movimento, o cinema.
Mário de Andrade pensa dentro da ficção, distribui-se nas caras das personagens às quais dá voz,
esquiva-se dos lugares de poder, logrando interromper sua tradição.
PALAVRAS-CHAVE: Mário. Intelectual. Caras.
BELAZARTE AND MALAZARTE
faces of a fictiona l intellectual
ABSTRACT: Between 1923 and 1924 Mário de Andrade publishes the Chronicles of Malazarte in
Revista América Brasileira. There, he builds three characters with different tastes, opinions and af-
fections: Malazarte, Belazarte and Mário. The fictional voices in the space of the magazine are faces,
speaking about the most imminent Brazilian contingency. These faces are Mário's strategies to stand
in political positions, without occupying the place conventionally attributed to the intellectual (the one
who knows the truth and enunciates it). Caras (Faces) is also the name of an essay about Chaplin in
the magazine Espírito Novo, where Mário de Andrade separates and reunites director, creator, actor
and character, Charles Chaplin and Charlie. Charlie's face, ostensibly fictional, is a force capable of im-
mobilizing what is only movement, the cinema. Mário de Andrade thinks within the fiction, distributes
himself in the faces of the characters to whom he gives voice, he evades of the power managing to
interrupt its tradition.
KEYWORDS: Mário. Intellectual. Faces.
André Piazera Zacchi é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Literatura na Universidade
Federal de Santa Catarina.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT