Avaliação de Cargos por Métodos não Quantitativos

AutorBenedito Rodrigues Pontes
Páginas177-195

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MÉTODO DE ESCALONAMENTO

O método de escalonamento permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente em função da complexidade das atividades. É o método mais simples de avaliar cargos. A complexidade deve ser analisada em função da dificuldade exigida de seus ocupantes para desenvolvimento das atividades propostas. Também devem ser analisadas as exigências de experiência, conhecimentos e escolaridade. O método propicia três formas de avaliar os cargos: escalonamento simples, escalonamento por comparação binária e escalonamento por meio da comparação binária pontuada.

ESCALONAMENTO SIMPLES

Pelo escalonamento simples os membros do comitê de avaliação, isoladamente, hierarquizam os cargos amostrais (chave) em análise e chegam juntos a um consenso. Para ilustrar o método de avaliação serão utilizadas as análises dos cargos operacionais descritos no Capítulo 5: almoxarife, motorista, carpinteiro, motosserrista-rapelista e mecânico-ajustador. Supondo que o Comitê de avaliação seja representado por três gerentes e que, após a análise isolada dos cargos em questão, chegam a uma conclusão sobre o escalonamento, conforme apresentado no Quadro 8.1. É feita uma reunião entre os três gerentes hipotéticos e após discussão conseguem chegar a um consenso sobre o escalonamento final, conforme mostrado no Quadro 8.1. Dessa forma, para o Comitê, o cargo-chave de menor importância, escalonamento 1, é o motosserrista-rapelista, seguido do motorista no escalonamento 2, do carpinteiro no escalonamento 3, do mecânico-ajustador no escalonamento 4 e, finalmente, do almoxarife no escalonamento 5.

Supondo que esses cargos tenham sido escolhidos como chave, uma vez fixados os cinco escalonamentos ou graus, deveriam ser avaliados os demais cargos pertencentes a esse grupo ocupacional. Agora, pelo processo de comparação, os demais cargos são avaliados em um dos escalonamentos ou graus; por exemplo, o eletricista no grau 4, junto com o mecânico-ajustador; o pedreiro no grau 2, junto com o motorista, assim sucessivamente.

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Quadro 8.1

Escalonamento obtido pelos membros do comitê de Avaliação

Escalonamento (Graus) Escalonamento
Avaliador A Avaliador B Avaliador C Consenso entre os Avaliadores
1 Motosserrista-Rapelista Motorista Motosserrista-Rapelista Motosserrista-Rapelista
2 Motorista Motosserrista-Rapelista Carpinteiro Motorista
3 Carpinteiro Carpinteiro Motorista Carpinteiro
4 Mecânico-Ajustador Mecânico-Ajustador Mecânico-Ajustador Mecânico-Ajustador
5 Almoxarife Almoxarife Almoxarife Almoxarife

Escalonamento por meio da comparação binaria

Pelo método de escalonamento por meio da comparação binária os cargos-chave são comparados aos pares, de tal sorte que cada cargo em análise é comparado a outro, resultando em uma hierarquização. Para facilitar o processo, normalmente é utilizada a tabela de dupla entrada. Para ilustrar, fornecemos no Quadro 8.2 a tabela de dupla entrada para os mesmos cinco cargos-chave do exemplo do processo de avaliação anterior.

De posse da tabela, cada avaliador, membro do Comitê de Avaliação, compara os cargos das linhas com os cargos das colunas, procurando estimar aquele de maior peso, registrando-o com o sinal mais (+). Quando na comparação o cargo da linha for inferior ao do cargo da coluna, aquele recebe o sinal menos (-). Terminada a comparação dos pares, somam-se os sinais obtidos por cada cargo nas linhas e adiciona-se 1, resultando no escalonamento ou grau. Após a avaliação individual, reúnem-se os membros do Comitê para chegar ao consenso. Este método não permite empate e nenhum par pode ficar sem escolha. Pelo Quadro 8.3 pode ser visto um exemplo.

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O avaliador A é de opinião que o almoxarife tem mais peso que o motorista, carpinteiro, motosserrista-rapelista e mecânico-ajustador, por isso assinalou + em todas as colunas, totalizando em quatro sinais positivos, que acrescidos do valor 1, resultou, no escalonamento 5 para esse cargo. Ao avaliar o motorista, o avaliador A concluiu que esse cargo só tem mais peso que o cargo de motosserrista-rapelista e usou o sinal + nessa coluna, colocando o sinal - nas demais. Nesse caso, como há somente um sinal +, adicionou-se 1 e chegou-se ao escalonamento 2. Assim, sucessivamente, o avaliador A escalonou os cargos. Trabalhando da mesma forma, os avaliadores B e C chegaram aos seus escalonamentos individuais. Depois, em reunião, os três avaliadores chegaram ao consenso e obtiveram o escalonamento final, também apresentado no Quadro 8.3.

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Uma vez obtido o escalonamento final, os demais cargos desse plano são comparados pelo método simples e posicionados em cada um dos escalonamentos ou graus.

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ESCALONAMENTO POR MEIO DA COMPARAÇÃO BINARIA PONTUADA

O escalonamento por meio da comparação binária pontuada consiste em pontuar os sinais +, - e =. Este formato é um aprimoramento do escalonamento através da comparação binária. Note que mediante este formato de avaliação é possível atribuir sinal =. Dessa forma a contagem de pontos é a seguinte:

Comparação entre os cargos Sinal Pontos
Quando o cargo é mais importante àquele comparado + 2
Quando o cargo é igual àquele comparado 1
Quando o cargo é menos importante àquele comparado - 0

O Quadro 8.4 apresenta um exemplo de aplicação desse método.

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No quadro referenciado, podemos observar que o cargo Auxiliar de Pessoal recebeu 1 ponto, porque a sua avaliação foi igual à do Auxiliar de Contabilidade e inferior à dos demais cargos. O cargo de Analista de RH pleno, por exemplo, teve duas avaliações +, uma = e uma -, o que resultou em 5 pontos.

É importante ressaltar a escolha dos cargos-chave por essa metodologia. Devem ser escolhidos cargos que propiciem o menor número de empates (=) na avaliação; portanto, os cargos devem representar níveis baixos, intermediários e altos do rol de cargos da empresa.

Nenhuma das duas formas de escalonar os cargos fornece indicação das diferenças entre os cargos; mostram apenas que um cargo é mais importante que outro, sem qualquer critério mais objetivo e essa é a razão de ser chamado de...

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