Auditoria de Manutenção e Desempenho com Base nas Normas da ABNT

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Páginas23-27

Page 23

As recentes normas da ABNT, de gestão de manutenção e desempenho em edificações habitacionais, respectivamente NBRs 5.674/12 e 15.575/13, requerem periodicidades de inspeções prediais de uso e manutenção, indicação das não conformidades encontradas no programa de manutenção e favorecimento às inspeções prediais e às condições de manutenção.

Porém, estranhamente, a norma de gestão de manutenção não conceitua o termo "inspeção predial". De sua parte, a norma de desempenho indica que "inspeção predial de manutenção e uso é a análise técnica, através de metodologia específica, das condições de uso e de manutenção preventiva e corretiva da edificação".

E mais adiante, logo abaixo da tabela c.6 da norma de desempenho, consta que a "inspeção predial

Page 24

configura-se como ferramenta útil para avaliação das condições de conservação das edificações em geral, para atestar se os procedimentos de manutenção adotados são insuficientes ou inexistentes, além de fornecer subsídios para orientar o plano e programas de manutenção, através das recomendações técnicas indicadas no documento de inspeção predial."

Dessa forma, pode-se inferir que há diversidade de conceituações pois, ora a inspeção predial é análise, ora é considerada como avaliação e finalmente como atestamento. E a Engenharia Diagnóstica bem explica a diferença entre tais termos, pois análise ou avaliação técnica não se confunde com atestamento, pois análise ou avaliação técnica visa a inspeção técnica, mas o atestamento de conformidade, ou não conformidade, é auditoria técnica.

E essa simples diferença, não compreendida por muitos colegas da ABNT no início da comissão de estudos da norma de inspeção predial, provocou o cancelamento desse projeto da ABNT.

Em que pese estar cristalino que a inspeção pre-dial pretendida pela ABNT visa exclusivamente as condições de manutenção/conservação e do uso, retirando as condições construtivas e respectivas patologias de seu foco, vale registrar que a inspeção predial brasileira, desde a sua origem, sempre considerou as

Page 25

três vertentes, ou seja, as condições construtivas, de manutenção e de uso.

Assim sendo, fica evidente que o termo "inspeção predial" apregoado pela ABNT tem objetivo completamente diverso daquele consagrado no meio técnico pois, na realidade, a alegada "inspeção predial da ABNT" nada mais é do que verdadeira auditoria técnica da manutenção predial, com base no manual de uso, operação e manutenção da edificação.

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT