Os ataques à educação profissional na atualidade

AutorNivia Barreto dos Anjos
CargoAssistente Social do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (Campus de Santa Inês, Bahia) e mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). E-mail: niviabfc@hotmail.com ORCIDiD https://orcid.org/0000-0002-4225-9868.
Páginas186-203
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 45, n. 249, p. 186-203, jan./abr. 2020 | ISSN 2447-861X
OS ATAQUES À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE
The attacks that professional education at today
Nívia Barreto dos Anjos
(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Baiano, Santa Inês, Bahia)
ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-4225-9868
Informações do artigo
Recebido em 31/03/2020
Aceito em 29/04/2020
doi>: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2020.n249.p186-203
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Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Como ser citado (modelo ABNT)
ANJOS, Nívia Barreto dos. Os ataques à educação
profissional na atualidade. Cadernos do CEAS: Revista
Crítica de Humanidades. Salvador, v. 45, n. 249, p. 186-
203, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-
861X.2020.n249.p186-203
Resumo
Este artigo retrata os ataques que a Educação Profissional
enfrenta na atuali dade. Seu objetivo geral é demonstrar que a
Rede Federal de Educação Profissional, por protagonizar um
projeto político pedagógico inovador, incomoda certos atores
da hegemonia capitalista e por isso é alvo de ataques nos
tempos atuais. Indica que a Rede IF aponta para o
desenvolvimento da ciência, da educação, da cultura e do
pensamento crítico; sinaliza a intenção do neoliberalismo em
colocar em xeque a existência e a funcionalidade dos )nstitutos
Federais como espaços de produção e socialização do
conhecimento. Reafirma a Política de Educação Profissional
como um direito social que precisa ser fortalecido para enfrentar
os ditames e a brutalidade do capital, direito este fruto de
muitas lutas sociais, e que hoje incomoda aos detentores do
capital, por sinalizar uma cidadania crítica e uma educação
socialmente referenciada.
Palavras-chave: Educação Profissional. Institutos Federais.
Capitalismo.
Abstract
This article portrays the attacks that Professional Education
faces today. Its general objective is to demonstrate that the
Federal Network of Professional Education, for carrying out an
innovative pedagogical political project, bothers certain actors
of the capitalist hegemony and for that reason it is the target of
attacks i n the current times. It indicates that the IF Network
points to the development of science, education, culture and
critical thinking; also indicates the intention of neoliberalism to
put in check the existence and functionality of Federal
Institutes as spaces for the production and socialization of
knowledge. This article reaffirms the Professional Education
Policy as a social right that needs to be strengthened to face the
dictates and the brutality of capital, a right that is the result of
many social struggles. And today this right bothers capital
holders, for suport critical citizenship and socially referenced
education.
Keywords: Professional Education. Federal Institutes.
Capitalism.
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 45, n. 249, p. 186-203, jan./abr. 2020
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Os ataques à educação profissional na atualidade | Nívia Barreto dos Anjos
Introdução
Este artigo busca demonstrar que a Rede Federal de Educação Profissional, por
protagonizar um projeto político pedagógico inovador, incomoda cer tos atores da
hegemonia capitalista e por isso é alvo de ataques na atualidade. Desdobrando esse objetivo,
procura indicar que a Rede IF representa a difusão da ciência, da educação, da cultura e do
pensamento crítico, e sinalizar a intenção do capitalismo em colocar em xeque a existência
e a funcionalidade dos Institutos Federais como espaços de produção e socialização do
conhecimento.
Após a conclusão do Mestrado, estimulada pela convivência intelectual com colegas,
professores e examinadores, surgiu na autora o seguinte questionamento: A Educação
Profissional seria alvo de ataques, na atualidade, por representar um projeto d e excelência
para o ensino público, por ser espaço de produção e socialização do conhecimento crítico?
Este artigo é uma tentativa preliminar de responder a esta questão. Para isso, levanta-se a
seguinte hipótese: A Educação Profissional representa a busca pela excelência no
desenvolvimento da ciência e do ensino, e por isto sua existência e funcionalidade são
colocadas em xeque pelos agentes do capitalismo financeiro num contexto histórico de
crise sistêmica do capital?
Para desincumbir-se dessa missão, algumas leituras específicas foram fundamentais.
Desde já, são citados, dentre vários estudiosos, Evilásio Salvador no livro Crise do Capital e
Fundo Públ ico: Implicações para o trabalho os direitos e a política social   e Eliezer
Pacheco em )nstitutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica
 Como tamb ém vários autores que par ticiparam do E-Book do I Seminário
Internacional de Serviço Social na Educação  organizado pelos professores Ney Luiz
Teixeira de Almeida e Eliana Bolorino, que apresenta riquíssimas contribuições e experiências
de trabalhos na Educação e na Educação Profissional.
Convém lembrar que, segundo Triviños (1987, p. 100), cujas dicas metodológicas
estão sendo seguidas, a seleção do material bibliográfico a que o pesquisador tem acesso
possibilitará analisar até onde outros estudiosos têm chegado em seus esforços os métodos
empregados, as dificuldades que tiverem de enfrentar o que pode ainda ser investigado etc
Quanto ao desenvolvimento do artigo, inicialmente será discutida a Rede IF como
representação do desenvolvimento da ciência, da educação, da cultura e do pensamento

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