Assistência estudantil na educação superior: mecanismos de acesso e permanência do estudante na ufpi

AutorMaria D'Alva Macedo Ferreira
CargoAssistente Social
Páginas579-592
Artigo recebido em: 22/02/2018 Aprovado em: 07/05/2018
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR: mecanismos de acesso e
permanência do estudante na UFPI
Maria D’Alva Macedo Ferreira1
Resumo
O artigo discorre sobre a assistência estudantil no âmbito da Política Nacional de
Assistência Estudantil, direcionada para estudantes das universidades públicas
e faz parte da pes quisa intitulada “Análise da Política de Assistência Estudantil
na UFPI”. Por meio de estudo bibliográ co e documental, faz uma abordagem
da Política Nacional de Assistência Estudantil com discussões s obre o acesso e
permanência nas universidades públicas, em especial na Universidade Federal
do Piauí, apresentando uma breve contextualização da educação superior no
Brasil, a  m de perceber como a educação vai se constituindo em uma políti-
ca pública de caráter universal, fundamentada em princípios democratizantes,
diante dos processos de desigualdades sociais, políticos, econômicos e culturais.
Palavras-chave: Educação Superior, assistência estudantil, ações a rmativas.
STUDENT ASSISTANCE IN HIGHER EDUCATION: access
mechanisms and student’s permanence in the UFPI
Abstract
e article deals with student assistance within the framework of the National
Policy on Student Assistance, aimed at students of public universities and is
part of the research entitled “Analysis of Student Assistance Policy at UFPI”.
1 Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela Pontí cia Universidade Católica de
São Paulo (PUC-SP), Professora do Departamento de Ser viço Social e do Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). E-mail:
mdalvaferreira@uol.com.br / E ndereço: Universidade Federal do Piauí - UFPI: Bairro
Ininga - Teresina – PI. CEP: 64049-550.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT