As sabatinas

AutorÁlvaro Palma de Jorge
Páginas67-117
AS SABATINAS
Como apontado anteriormente, o Brasil ainda carece de uma gama maior de
trabalhos acadêmicos dedicados ao tema das sabatinas realizadas pelo Senado
Federal Uma das poucas exceções é a dissertação de mestrado de Taíse Paes
que traz alguns dados sobre o peril de um grupo de indicados131 e sobre a dinâ-
mica das arguições
Para avaliar o resultado produzido pelas sabatinas Paes compilou dados
sobre o peril dos candidatos a área de atuação proissional deles a iliação par-
tidária dos membros da CCJ que participaram das sabatinas descreveu o que
chamou de dinâmica das arguições reproduziu comentários gerais feitos pelos
senadores e classiicou as perguntas apresentadas aos candidatos132
Após analisar os dados compilados Paes airma em conclusão que
O que constatamos é a presença de senadores extremamente omissos, pois se a
conduta ilibada e o notório saber jurídico valessem por si só de requisitos para a
investidura de um cargo tão importante como a de um Ministro, que pelos pró-
 Cf., a propósito, PAES Taíse S A inluência do processo de escolha dos ministros da suprema corte
na judicialização da política: uma análise empírica do procedimento da sabatina Dissertação de
mestrado apresentada para o Programa de Mestrado Proissional em Poder Judiciário da FGV
Direito Rio sob a orientação do professor Leandro Molhano Riberio Rio de Janeiro 
131 Foram analisados neste trabalho acadêmico os seguintes indicados Ellen Gracie Gilmar Mendes
Cezar Peluso Joaquim Barbosa Eros Grau Ricardo Lewandowsky Carmem Lúcia Menezes Direi-
to Dias Tófolli e Luiz Fux
132 Cf PAES Ob cit p 
4
68 Supremo Interesse
ximos e indeinidos anos serão responsáveis pela formação da jurisprudência do
nosso ordenamento jurídico, o Constituinte Originário não teria determinado
que a nomeação pelo Presidente da República fosse submetida à aprovação da
maioria absoluta do Senado Federal. As sabatinas que deveriam ser caracteriza-
das por um jogo de perguntas, respostas e réplicas são substituídas, muitas vezes,
por tão somente elogios.133
Como se verá abaixo essa constatação não nos parece de todo correta es-
pecialmente se avaliarmos o grupo de ministros indicados para o STF a partir
de   incluindo especialmente os últimos quatro indicados pela Presidente
Dilma Roussef 134 em conjunto com algumas informações hoje disponíveis do
História Oral do STF. Importante também é capturar o rumo da evolução da
participação do Senado Federal no processo de nomeação de ministros
Como mencionado o Senado vem dando mais atenção ao STF o que relete
o maior interesse por parte da Presidência da República da mídia e da sociedade
civil Em outras palavras esse é um processo institucional que sofreu signiicativas
alterações nos últimos anos especialmente em decorrência da consolidação do
novo papel do STF pós  e da progressiva atenção dos atores políticos e sociais
ao tema Esperase que essa tendência continue a crescer nos anos vindouros
Nosso estudo sobre a evolução das sabatinas revela que a duração ocasional
abrasividade e latitude das questões formuladas pelos membros da CCJ estão
progressivamente reletindo a percepção de que o STF tem um papel crescen-
te na vida nacional Nesse sentido, nossa pretensão neste capítulo é apresentar
algumas constatações de natureza qualitativa  e algumas poucas de natureza
quantitativa  lastreadas em exemplos concretos que indiquem essa mudança
no peril das sabatinas
Ao conjunto de informações abaixo devem ser somadas aquelas apresenta-
das nos capítulos anteriores com vistas à demonstração de que as alterações na
arquitetura institucionalconstitucional brasileira  juntamente com a mudança
no peril dos atores e na estrutura de competências do STF e com as modiicações
no contexto social político econômico e cultural brasileiros  izeram com que o
processo de seleção dos ministros do STF passasse a contar com uma progressiva
e necessária participação ativa dos Poderes constituídos e da sociedade em geral
A primeira indicação nesse sentido é a percepção de que o Senado sempre
soube  e cada vez mais demonstra que sabe  o poder que tem
133 Cf PAES Ob cit p 
134 Rosa Weber Teori Zavascki Roberto Barroso e Edson Fachin
 Ob. cit.
As Sabatinas 69
4.1. O SENADO TEM PODER
Embora não se possa desconsiderar que, em grande parte das sabatinas
analisadas os senadores promoveram uma espécie de celebração coletiva do
nome indicado, não é justo airmar que o Senado simplesmente não cumpre sua
missão constitucional. As audiências indicam que o órgão vem comunicando ao
indicado – e, portanto, também ao presidente da República – o papel que tem a
cumprir deixando claro que detém o poder de veto que a sabatina é importante
e que pode vetar um nome a qualquer momento
Esse fato por si só exerce sobre o chefe do Executivo algum grau de in-
luência no processo de escolha Ou seja a discricionariedade do presidente da
República é afetada pela mera existência do poder de veto do Senado Federal
e pela antecipação do conjunto de circunstâncias sob as quais tal veto poderia
ser exercido ainda que não venha acontecendo de fato Olhando para o futuro
a inexistência de um veto efetivo pode indicar não uma omissão institucional
mas sim o fato de que a Presidência da República tem procurado antecipar ex-
pectativas do Senado ao indicar um jurista para o STF Per se, esse é um controle
constitucional que merece ser apontado. Ou, ao menos, uma tese que não pode
ser afastada a priori.
No caso da indicação do Ministro Edson Fachin por exemplo de acordo com
o jornal O Globo pelo menos outros doze nomes foram cotados para a vaga de-
corrente da aposentadoria do Ministro Joaquim Barbosa E a demora na indi-
cação do nome decorreu em parte pela preocupação da Presidente da República
com a possível reação política em relação ao nome a ser selecionado Essa situa-
ção foi registrada em editorial dO Estado de S. Paulo publicado após a indicação
de Edson Fachin do qual se extrai o seguinte trecho
 De acordo com o jornal Pelo menos 13 juristas estão cotados para a vaga, alguns remanescentes
das disputas anteriores, quando foram escolhidos os dois últimos ministros, Teori Zavascki e Roberto
Barroso. São os casos do advogado-geral da União, Ministro Luís Inácio Adams, que aguarda a
indicação desde o governo Lula; Heleno Torres, que chegou a receber uma sinalização de Dilma
no ano passado pela indicação e acabou desconvidado porque seu nome vazou; Humberto Ávila;
Luiz Edson Fachin; e os Ministros do STJ Luiz Felipe Salomão e Benedito Gonçalves. Aparecem
agora os Ministros do STJ Herman Benjamin e Maria Thereza de Assis Moura (ela tem o apoio
do ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos); Maria Elizabeth Teixeira Rocha, presidente do
Superior Tribunal Militar; o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho; a desembargadora
Neuza Alves; e os juristas Cézar Roberto Bittencourt e Lênio Streck. Cf a propósito http
ogloboglobocombrasilsubstitutodebarbosanostfsodeveseranunciadoaposaseleicoes
ixzzuwyxmW

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