As redes políticas sociais e a política de educação

AutorTalita Prada - Maria Lúcia Teixeira Garcia
CargoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Universidade Federal do Espírito Santos
Páginas759-780
Artigo recebido em:24.07.2016 Aprovado em:07.11.2016
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 759-780
AS REDES DE POLÍTICAS SOCIAIS E A
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
Talita Prada1
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
Maria Lúcia Teixeira Garcia2
Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)
Resumo
O artigo busca identif‌i car os sentidos atribuídos às redes de políticas sociais,
descrevendo as perspectivas utilizadas e interrogando sobre o debate do tema
no campo da educação. Realiza pesquisa bibliográf‌i ca nas bases de dados
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scientif‌i c Electronic
Library Online, com as palavras-chave: rede de apoio, rede de proteção, tra-
balho em rede, educação e direitos. Analisa treze dissertações e um artigo de
1049 textos selecionados, os quais apresentaram diversidade dos termos rede.
Conclui que a rede aparece de forma complementar, e não contraditória, mas
insuf‌i ciente dentro de uma perspectiva crítica, surgindo como funcional ao sis-
tema capitalista, não superando a sua aparência. Enfatiza que na educação essa
tendência se conf‌i rmou e evidenciou a necessidade de aprofundar o debate pela
perspectiva crítico-dialética.
Palavras-chave: Política social, redes, educação.
1 Assistente Social. Mestre em Política Social. Assistente Social no Campus Eunápolis
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). E-mail:
talitaprada@yahoo.com.br |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da
Bahia - IFBA Av. David Jonas Fadine, Dn., Bairro Rosa Neto, Bahia; CEP: 45823-435
2 Assistente Social. Doutora em Psicologia Social. Bolsista de Produtividade do CNPQ
e Professora
do
Departamento de Serviço Social e
do
Programa de Pós-Graduacão
em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). E-mail:
lucia-
garcia@uol.com.br |
Universidade Federal do Espírito Santos - UFES Av. Fernando
Ferrari, 514, ED II, Goiabeiras CEP: 29075-910
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Talita Prada | Maria Lúcia Teixeira Garcia
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n 2p 759-780
THE SOCIAL POLICIES NETWORKS AND THE
EDUCATION POLICY
Abstract
The artice aims to identify the senses assigned to the social political network,
describing the perspectives used and questioning about the debate of the theme
in the education f‌i eld. Uses a bibliographical research in the Brazilian Digi-
tal Library data base of the Theses and Dissertations and Scientif‌i c Electronic
Library Online, with the keywords: support network, network protection, ne-
tworking, education and rights. It analyzes thirteen dissertations and an arti-
cle of 1049 selected texts, which presented diversity of the network terms. It
concludes that the network appears in a complementary, not contradictory, but
insu cient way within a critical perspective, appearing as functional to the
capitalist system, not surpassing its appearance. It emphasizes that in education
this tendency was conf‌i rmed and evidenced the need to deepen the debate from
a critical-dialectical perspective.
Key words: Social policy, networks, education.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente artigo é identif‌i car os diversos senti-
dos atribuídos às redes de políticas sociais, descrevendo quais pers-
pectivas são utilizadas e se há um debate sobre o tema na área da
educação.
A questão das redes de apoio, trabalho em rede ou articulação
em rede tem sido tema recorrente nas mais diversas áreas da política
social como educação, saúde e assistência social. (BENDINELLI,
2012; BRAGA, 2011; OLIVEIRA, 2009; PIRES, 2013; SOLVA,
2008).
Entretanto, muitas vezes o sentido desses termos não é pro-
blematizado, como propomos neste artigo. Realizamos para isso,
pesquisa bibliográf‌i ca, utilizando o banco de dados da Biblioteca
Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o banco de da-
dos da Scientif‌i c Electronic Library Online (Scielo).
Foram escolhidas como descritores de pesquisa as palavras:
redes de apoio, educação e direitos. Tais descritores identif‌i caram
1049 pesquisas; na maioria delas, porém, após a leitura dos títulos e
alguns resumos, percebemos que a rede enquanto acesso aos servi-
ços públicos não aparecia. O descritor redes de apoio foi utilizado no
intuito de se limitar às redes buscadas, uma vez que devido à abran-

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