As percepções da opinião pública sobre o IDEB

AutorHelena Hinke Dobrochinski Cândido
Páginas128-148
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CÂNDIDO, Helena Hinke Dobrochinski. As percepções da opinião pública sobre o IDEB
Este artigo visa interpretar a opinião pública
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tiva do tema recai sobre as associações – “ques-
tionáveis” – entre o bom desempenho de escolas
e municípios, segundo o IDEB, e fatores casuais
ou subjetivos – não pedagógicos ou sociológicos.
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como metodologia de trabalho, com criação de um
Banco de Dados através da sistematização das no-
tícias que mencionam o Ideb, publicadas na Folha
de São Paulo entre 2007 e 2013. As percepções da
opinião pública sobre o desempenho no IDEB são
representadas pelos relatos de gestores públicos,
professores, diretores e alunos das escolas públi-
cas, entre outros. Tanto bons como maus desem-
penhos do Ideb são associados principalmente aos
professores pela opinião pública.
Palavras-chave: IDEB; Desempenho; Opinião pú-
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This paper aims at understanding the public
opinion about the performance in IDEB. The im-
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associations between the good performance of
schools and municipalities in Ideb and casual or
subjective factors – not pedagogical nor sociolo-
gical. This research uses hemerographic methodo-
logy and includes the development of a Database
produced through the systematization of news that
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between 2007 and 2013. The public opinion per-
ceptions about the performance in Ideb are repre-
sented by narratives of public managers, teachers,
school principals, parents and students of public
schools, among others. Both good and bad perfor-
mances in Ideb are mainly associated to teachers
by public opinion.
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Introdução
Os indicadores, ou índices, são os mecanismos mais óbvios de avaliação
de políticas públicas. Um indicador é uma medida, em geral quantitativa, que
captura dados importantes relacionados a uma atividade, fenômeno ou situa-
ção, e fornece informações que auxiliam no processo de tomada de decisão.
A avaliação de políticas públicas é um pressuposto do republicanismo e visa
à prestação de contas do serviço público, objetivo este atualmente conheci-
do como accountability. A avaliação de políticas públicas traz visibilidade e
transparência aos processos políticos e sua metodologia traduz legitimidade
às ações políticas.
Os assuntos públicos são discutidos pelos atores públicos e privados na es-
fera pública. Esse processo culmina na formação da opinião pública. A esfera
pública, sob a ótica de Habermas (1997), forma uma estrutura intermediária
entre o sistema político e a sociedade civil.
As percepções da opinião pública sobre o IDEB
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http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p128
Helena Hinke Dobrochinski Cândido
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Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 50, n. 1, p. 128-148, jan-jun 2016
Este artigo tem como objetivo interpretar a opinião pública a respeito do
desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas
escolas, municípios, estados e nacionalmente. O Ideb foi criado em 2007 para
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associações – “questionáveis” – entre o bom desempenho de escolas e muni-
cípios, segundo o Ideb, e fatores casuais ou subjetivos – não pedagógicos ou
sociológicos (um “diretor dinâmico”, por exemplo).
A educação é um campo de tradição normativa, fortemente ideologiza-
do, de origem religiosa. No Brasil, tradicionalmente, a educação é refém do
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1990, quando se instituiu a universalização da educação no país, o problema
da educação brasileira deixou de ser o acesso à escola. Agora, os entraves são
a desistência e o atraso escolar.
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todologia de trabalho, com criação de um Banco de Dados através da siste-
matização das notícias que mencionam o Ideb publicadas na Folha de São
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associando o material coletado, para facilitar a análise sociológica quantitati-
va e qualitativa, conforme se observa no decorrer deste artigo.
A opinião pública como alavanca para a ação política
A opinião pública é decorrente de processos de comunicação que envol-
vem linguagem, conversações cotidianas e manifestações particulares. Ha-
bermas (1997) discorre acerca da dominação das elites sobre o Estado e as
massas, que leva, na maioria das vezes, ao desprezo aos interesses sociais da
população. As exceções ocorrem quando o sistema político articula as neces-
sidades públicas relevantes com os trabalhos do sistema administrativo e le-
gislativo. Isso acontece por meio da comunicação. Habermas (1997) defende
que a integração de uma sociedade se dá por meio do poder comunicativo dos
cidadãos que a compõem e caracteriza a esfera ou espaço público como um
sistema, com horizontes abertos, permeáveis e dinâmicos.
A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada
para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opini-
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a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em
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Os agentes que participam ativamente da troca de informações e da forma-
ção de opinião dão forma à esfera pública.

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