As Dinâmicas nas Políticas de Ensino Superior - Um Modelo Teórico

AutorJaakko Kauko
Páginas241-261
241
Revista de Ciências HUMANAS, Florianópolis, v. 50, n. 1, p. 241-261, jan-jun 2016
As dinâmicas nas políticas de ensino superior - um modelo teórico
Dynamics in higher education politics: a theoretical model
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n1p241
Jaakko Kauko
University of Helsinki, Helsinki, Finland
Este artigo apresenta um modelo para anali-
sar as dinâmicas nas políticas de ensino superior
(DHEP). Teoricamente, o modelo baseia-se na
história conceitual da contingência política, das
teorias do agendamento (agenda setting) e em pes-
quisas anteriores sobre o assunto. De acordo com
o modelo, a complexidade sócio-histórica pode ser
melhor analisada considerando-se duas dimensões:
a situação política e as possibilidades políticas.
Empiricamente, o modelo foi testado e desenvol-
      
por meio de entrevistas e de material documental,
  
as dinâmicas nas políticas de ensino superior es-
tão fortemente relacionadas a mudanças externas
ao sistema de ensino superior, posições mutáveis
dos atores em diferentes vertentes políticas e à
natureza inesperada das dinâmicas. As DHEP tam-
bém podem ser usadas para desvelar os efeitos das
possibilidades estabelecidas, porém implícitas, que
podem viabilizar ou impossibilitar outras vertentes
políticas em um sistema de ensino superior.
Palavras-chave: Dinâmicas; Políticas de Ensino
Superior; Contingência; Agendamento;
This article presents a model for analyzing dy-
namics in higher education politics (DHEP). Theo-
retically, the model draws on the conceptual history
of political contingency, agenda-setting theories
and previous research on higher education dyna-
mics. According to the model, socio-historical com-
plexity can best be analyzed along two dimensions:
the political situation and political possibilities. On
the empirical level, the model has been tested and
developed in the context of Finnish higher educa-
tion by means of interviews and documentary ma-
      
dynamics in higher education politics are strongly
related to changes that are external to the higher
education system, the changing positions of the
 -
ted nature of the dynamics. The DHEP can also be

possibilities that may enable or disable other policy
threads within a higher education system.
Keywords: Dynamics; Higher Education Politics;
Contingency; Agenda setting.
Introdução
Pesquisas anteriores relacionadas ao ensino superior reconhecem a falta de
teorização sobre a questão política como um todo e a tendência de concentra-
ção em uma única política (METCALFE, 2008; SLAUGHTER; RHOADES,
2005; BAUMGARTNER, GREEN-PEDERSEN; JONES, 2006). Além disso,
  
periódicos do ensino superior revela a predominância de uma abordagem estru-
tural mais ou menos descritiva e heurística, enquanto o ator, a agência e outras
perspectivas permanecem, de certa forma, nas sombras (URSIN; SAARINEN,
2012). Uma fonte óbvia de novas teorias seria a ciência política, mas, surpre-
endentemente, ela quase nunca é mencionada (FERLIE; MUSSELIN ANDRE-
SANI, 2008). Assim, este parece ser um momento oportuno para desbravar no-
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KAUKO, Jaakko. As Dinâmicas nas Políticas de Ensino Superior - Um Modelo Teórico.
vos caminhos para a pesquisa. Neste artigo1, descrevo um modelo para analisar
as dinâmicas nas políticas de ensino superior (DHEP) que se fundamenta em
pesquisas anteriores sobre ciência política e dinâmicas neste campo.
O principal foco das DHEP está nos atributos das relações e não dos ato-
res. A ênfase nessas inter-relações ou nas dinâmicas não é uma abordagem
comum. Grande parte da investigação na área de ciências sociais, e também
dos sistemas de ensino superior, inicia-se com uma análise dos interesses ou
características distintas de diferentes atores. Estes são pontos informativos e
bem estabelecidos de análise. Mas, a partir da perspectiva das inter-relações,
eles incorporam pressuposições de características relativamente estáveis em
diferentes indivíduos (EMIRBAYER, 1997) e uma visão estática da política
(PALONEN, 2007). Muitos estudiosos do ensino superior estão cientes desse
problema.
Em termos mais práticos, instituições do sistema de ensino superior têm
importância variável em diferentes reformas e há pontos de vista diversos
     -
nidade de histórias relacionadas a processos de política única e “diferentes
grupos interpretam políticas de maneiras diferentes” (MILLS, 2007, p. 185).
Em última instância e, paradoxalmente, em termos de interesses, os formula-
dores de políticas podem tomar decisões dissonantes em diferentes contextos
(KAUKO, 2011). Por esta razão, a ênfase nas dinâmicas poderia favorecer
uma compreensão mais profunda das complexidades do mundo.
Algumas das pesquisas básicas no campo do ensino superior possuem du-
plo enfoque, enfatizando tanto os atributos dos atores quanto das relações,
como por exemplo a ideia de selecionar as principais partes interessadas (cor-
po acadêmico, Estado ou estudantes) ou lógicas operacionais (mercado ou
gerencial) e compará-las para produzir uma descrição empiricamente derivada
do sistema de ensino superior é comum ao triângulo de Clark e suas adições
anteriores (NEAVE, 1992; FRACKMANN, 1992), e mais recentes (BOER,
ENDERS; SCHIMANCK, 2007). No entanto, críticos como Ferlie, Musselin
e Andresani (2008) apontam que a ênfase de Clark na relação estado-univer-
sidade ignora muitas outras instituições, enquanto Kogan e Hanney (2000)

o resto do sistema (apud FRACKMANN, 1992). Em outras palavras, com
1 Esta pesquisa é parte do projeto Power, Supranational Regimes and New University Management (Poder,
Regimes Supranacionais e a nova Gestão da UniversidadePower and Society (Poder e
Sociedade) da Academy of Finland (2007-2010), liderado por Risto Rinne (Universidade de Turku) e Hannu Simola
(Universidade de Helsinque). Sou grato a eles pelo apoio à minha tese e aos colegas e amigos de quem tive a sorte de
receber ajuda (vide KAUKO, 2011). Também gostaria de agradecer a Wieland Wermke e aos revisores anônimos que
me ajudaram a articular e desenvolver melhor minhas ideias neste artigo. Copyright com a devida permissão de Springer
Science+Business Media.

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