Art. 855-A. Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

AutorDomingos Sávio Zainaghi - Luis Guilherme Krenek Zainaghi
Páginas124-126

Page 124

A Lei n. 13.467/2017 trouxe para a CLT um procedimento já previsto no CPC e que já era aplicado na Justiça do Trabalho, inclusive trazido na Instrução Normativa n. 39 do TST, que fora praticamente transcrita para o dispositivo 855-A:

Page 125

"TÍTULO X

[... ]

CAPÍTULO III

[... ]

Seção IV

Do Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

'Art. 855-A. Aplica-se ao processo do trabalho o incidente de desconsideração da personalidade jurídica previsto nos arts. 133 a 137 da Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015 — Código de Processo Civil.

§ 1º Da decisão interlocutória que acolher ou rejeitar o incidente:

I — na fase de cognição, não cabe recurso de imediato, na forma do § 1º do art. 893 desta Consolidação;

II — na fase de execução, cabe agravo de petição, independentemente de garantia do juízo;

III — cabe agravo interno se proferida pelo relator em incidente instaurado originariamente no tribunal.

§ 2º A instauração do incidente suspenderá o processo, sem prejuízo de concessão da tutela de urgência de natureza cautelar de que trata o art. 301 da Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil).'

Por meio deste procedimento, a parte ou o Ministério Público (nas ações em que tiver competência), deverão requerer a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, para que a execução possa tramitar perante o sócio desta.

Este procedimento poderá ser requerido em qualquer fase processual, devendo a parte fundamentar o motivo da desconsideração. Como por exemplo, a insolvência da empresa, ou mesmo a informação de que o sócio pode estar tentando fraudar a execução (art. 792, V, do CPC).

É cabível de forma expressa a desconsideração inversa da personalidade jurídica, quando um devedor é sócio numa outra empresa, esta poderá ser responsabilizada pelas dívidas de seu sócio inadimplente.

A desconsideração não poderá mais ser feita de ofício pelo juiz, até em razão do art. 878 da CLT. Após aceita, deverá haver a citação do sócio para manifestar-se e requerer as provas cabíveis (ex.: juntada de documentos, oitiva das partes e testemunhas) no prazo de 15 dias.

Page 126

Assim, não mais poderá o sócio ter suas contas ou bens penhorados para posteriormente ser citado da desconsideração da personalidade jurídica, salvo no caso de tutela de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT