Apropriação indevida de palavras articuladas em textos científicos: a justiça restaurativa como possibilidade de resolução dos conflitos gerados

AutorAdriana de Alencar Gomes Pinheiro, Roberta Marina Cioatto
Páginas75-95
Recebido em: 19/04/2018
Revisado em: 24/08/2018
Aprovado em: 19/09/2018
http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2018v39n80p75
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative Commons.Com essa licença você
pode compartilhar, adaptar, para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra, forneça um link para a licença, e
indicar se foram feitas alterações.
Apropriação Indevida de Palavras Articuladas
em Textos Científicos: a justiça restaurativa como
possibilidade de resolução dos conflitos gerados1
Improper Appropriation of Words Articulated in Scientific Texts: restorative
justice as a possibility of resolution of the conflicts generated
Adriana de Alencar Gomes Pinheiro1
Roberta Marina Cioatto1
1 Faculdade Paraíso do Ceará, Juazeiro do Norte, CE, Brasil
Resumo: De discursos de autoridades a trabalhos
científicos, a apropriação indevida de palavras
tem deixado em alerta a comunidade acadêmica
no tocante à ética na escrita da academia.
O presente artigo tem como objetivo geral
apresentar uma reflexão sobre a apropriação de
palavras nesta seara e, como objetivo específico,
dialogar na perspectiva da Justiça Restaurativa
como possibilidade de resolução dos conflitos
decorrentes de plágio. O trabalho traz em seu bojo
o método científico indutivo e de procedimento
na pesquisa bibliográfica. Para tanto, do ponto de
vista da abordagem qualitativa, como resultado,
acredita-se ser possível a justiça restaurativa
proporcionar mudança no comportamento das
pessoas envolvidas nessas apropriações indevidas.
Assim, conclui-se pela colaboração da Justiça
Restaurativa na construção de uma sociedade
que tenha corresponsabilidades alicerçadas em
uma cultura do bem comum, responsável pelas
mudanças e pela paz.
Palavras-chave: Ética Acadêmica. Justiça
Restaurativa. Plágio.
Abstract: From authorities speeches to
scientific works, misappropriation of words
make vigilant the academic community to
the ethics of writing in academia. The present
article has as general objective to present a
reflection on the appropriation of words in this
area and, as a specific objective, to dialogue
in the perspective of Restorative Justice as a
possibility of resolution of the conflicts arising
from plagiarism. The work brings in its core the
inductive scientific method and procedure in
the bibliographic research. Therefore, from the
point of view of the qualitative approach. As a
result, it is believed to be possible restorative
justice to provide change in the behavior of the
people involved in these misappropriations.
Thus, it is concluded by the collaboration of
the Restorative Justice in the construction of a
society that has corresponsabilities based on a
culture of the common good, responsible for the
changes and for the peace.
Keywords: Academic Ethics. Restorative
Justice. Plagiarism.
1 O presente trabalho foi elaborado a partir das atividades desenvolvidas no Núcleo
de Estudo e Pesquisa em Subjetividades, Bioética e Políticas Públicas (NESBPOP) da
Faculdade Paraíso do Ceará.
76 Seqüência (Florianópolis), n. 80, p. 75-95, dez. 2018
Apropriação Indevida de Palavras Articuladas em Textos Científicos: a justiça restaurativa como
possibilidade de resolução dos conflitos gerados
1 Introdução
A utilização indevida de palavras em discursos de autoridades e em
trabalhos científicos aponta para um plano de produção delicado, no to-
cante à alteridade de sua escrita em textos que serão divulgados para a
comunidade em geral.
Não usar, ou até mesmo dar créditos a quem articulou em sua forma
original, faz parte de um comportamento correto a ser seguido por quem
deseja comunicar-se de forma clara e límpida o que quer que venha a ser
absorvido pela comunidade a quem se dirige.
Onde foi parar a propriedade das palavras articuladas em textos
científicos? Elas não são de propriedade de seus autores, professores
orientadores e alunos? Este questionamento suscita-nos o entendimento
de uma idoneidade nas ideias e de uma autoridade na escrita de uma men-
sagem que se deseja levar a um público cativo e obstinado na busca de
informações.
A realização desta pesquisa foi inspirada pelas muitas reflexões
ocorridas no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Subjetividades, Bioética
e Políticas Públicas (NESBPOP), da Faculdade Paraíso do Ceará, nas di-
versas experiências vivenciadas no âmbito acadêmico como pesquisado-
ras e mediadoras de conflitos, assim como, as autoras são defensoras de
ideias próprias e autênticas em textos científicos.
Nesse sentido, do ponto de vista acadêmico, justifica-se, também,
pela importância de uma produção científica pautada no compromisso éti-
co e orientada para a comunicação de ideias de pesquisadores que buscam
colaborar com a evolução da sociedade. Diante disso, eles almejam sem-
pre contribuir com trabalhos científicos inovadores e livres de plágio.
Assim, esta pesquisa traz como problema central “onde fica a ido-
neidade das palavras articuladas nos trabalhos científicos e discursos de
autoridades” no tocante ao crédito de quem elabora criações literárias ori-
ginais.
A abordagem literária aqui apresentada utiliza-se de casos noti-
ciados ocorridos no estrangeiro, não adentrando em relatos de situações

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT