Apresentação

AutorJoaquim Falcão - Diego Werneck Arguelhes - Felipe Recondo
Páginas15-17

Page 15

A relação é direta: quanto mais os jornais publicam "O Supremo Tribunal Federal", mais o leitor quer saber "O que isso signiica? Quem são esses 11? Por quê? Pode isso?". Ainda que a Constituição de 1988 tenha alterado bastante a importância do Supremo no quadro das instituições brasileiras, levou tempo até que o tribunal consolidasse sua presença no noticiário e no imaginário popular. A primeira transmissão televisiva de uma sessão do Plenário ocorreu em 1992, no julgamento de um dos casos relativos ao impeachment do Presidente Collor, por decisão do então Presidente do Supremo, ministro Sidney Sanches.1Com a criação da TV Justiça em 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso e por ato do ministro Marco Aurélio, Presidente do Supremo em exercício da Presidência da República, criou-se um canal permanente de acesso dos brasileiros ao que acontece nas deliberação do tribunal.

Embora a TV Justiça seja o grande catalisador dessa demanda por informações, a ligação entre opinião pública e Supremo ganhou novos contornos a partir 2012, quando o tribunal decidiu, ao longo de quase um ano e dezenas de sessões diante das câmeras, a Ação Penal nº 470 - o caso do Mensalão. As pessoas viam os ministros votando, discutindo e decidindo, mas não necessariamente compreendiam o que estavam vendo ou o que estava em jogo. Havia acesso à informação, mas faltava tradução.

Page 16

Esse cenário exige das faculdades, dos professores de direito e dos jornalistas que inventem novas formas de pensar, escrever, atuar e explicar. Apesar de inciativas pontuais importantes, mas sempre individuais, os juristas diicilmente dialogam com a pauta da conjuntura de maneira sistemática, no tempo da imprensa e de maneira acessível a um público mais amplo.

O projeto Supra: Supremo Interpretado foi criado para atuar nesse espaço. Fruto de uma iniciativa conjunta do JOTA e de um variado grupo de pesquisadores e proissionais do direito e pesquisadores, liderados por professores da FGV Direito Rio e com colaboradores de várias outras instituições acadêmicas presentes no debate jurídico nacional, o Supra reúne analistas independentes comprometidos em fazer encontrar a agenda acadêmica, a velocidade da imprensa e a pauta da conjuntura política nacional.

O leitor tem em mãos a reunião dos artigos publicados ao longo do ano de 2015 no âmbito do Supra. Pode ser lido como um diário crítico dos principais problemas, temas e impasses enfrentados pelo Supremo - ou orbitando o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT