Apresentação

AutorAlessandro Tristão
CargoPresidente da AMATRA XV
Páginas11-11

Page 11

Nessa 7ª edição, a Revista da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região — AMATRA XV enfatiza o debate dos temas instigantes que foram abordados no 4º Seminário Internacional da AMATRA XV, realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 07 e 08 de agosto do corrente ano. Referido conclave teve por temática central o processo judicial eletrônico, as prerrogativas da Magistratura e a terceirização.

É nesse contexto que se publicam nessa edição artigos de renomados juristas latino-americanos, como Mario Garmendia Arigón e Diego López Fernández, que apontam os desafios provocados pelas terceirizações e apresentam reflexões sobre as peculiaridades da conjuntura uruguaiana e chilena. E para arrematar tema tão complexo, há a abordagem de Marcio Pochmann, que traça um panorama histórico do fenômeno da terceirização no Brasil, com ênfase em sua perspectiva econômico-estrutural.

No campo das prerrogativas, as contribuições são de Guilherme Guimarães Feliciano e Álvaro Flores Monardes, magistrados do trabalho no Brasil e no Chile, respectivamente. Traço comum que aflora desses dois artigos é a menção à interferência institucional, que, na comparação entre os dois países, aponta indícios de que a realidade chilena é mais fortemente afetada por ingerências administrativas e disciplinares provenientes das instâncias superiores.

No campo processual, a magistrada do trabalho Paola Díaz Urtubia fala sobre a tramitação eletrônica em seu país, Chile, matéria também tratada pela Juíza do Trabalho Teresa Cristina Pedrasi, que expõe as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT