Aprendizagem de língua espanhola através de canções e poemas

AutorJober Keitel
CargoMestrando em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Licenciado em Letras - Português e Respectivas Literaturas; Professor de Ensino Municipal; especializado no curso de Educação Ambiental Lato Sensu, UAB/SEAD ? FURG; jober.keitel@hotmail.com
Páginas40-48
Revista Global Manager
V. 18, N. 2, 2018
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE CANÇÕES E
POEMAS
Jober Keitel a,
a Mestrando em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Licenciado em
Letras - Português e Respectivas Literaturas; Professor de Ensino Municipal; especializado no curso de Educação
Ambiental Lato Sensu, UAB/SEAD FURG; jober.keitel@hotmail.com
Resumo
O presente trabalho visa demonstrar o quão importante é propor o uso
de canções e poemas n as aulas de l íngua espanhola, sobretudo nas
Séries Finais e Ensino Médio. Para tal, observaram-se as atuais
propostas educacionais nesse âmbito. Buscou-se interagir poesia e
música, pois esta, de forma geral, está mais próxima aos estudantes
brasileiros devido a inúmeros motivos, é necessário conscientizar
acerca da cultura popular. Dessa forma são apresentadas reflexões
acerca do estágio supervisionado durante o Curso de Letras Espanhol
da Universidade de Pelotas realizado no Ensino Fundamental (9° ano).
Parte-se do pr essuposto de que ao trabalhar com letras de canções e
poemas se tenha uma ótica que faça a intermediação entre letra de
canção e t exto poético no ensino aprendizagem, já que canções e
poemas são instrumentos didáticos que podem trazer conscientização
na aprendizagem da língua espanhola. O processo de en sino-
aprendizagem pode ser promovido através da canção e do poema, haja
vista eles podem permitir ao aluno ler, interpretar e compreender essa
linguagem.
Palavras-chave
Canção. Poema. Língua espanhola.
Lúdico. Conscientização.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho tem a finalidade de propor a utilização de letras de canções e poemas em
aulas de Língua Espanhola no Ensino Fundamental. As considerações nele tecidas estão
embasadas no livro de Edgar Roberto Kischof, Jane Thompson Brodbech, José Edil de Lima
Alves, Mara Elisa Matos e Maria Alice Braga, intitulado: Estruturas do Texto Literário (2009),
na obra de Massaud de Moisés, intitulado: A criação Literária (1989), obras das quais se remete
em boa parte do trabalho. Apresenta-se o seguinte trabalho não com o intuito de revelar novas
análises acerca do poema e/ou das letras de canções, mas sim demonstrar o quão grandes podem
ser as perspectivas quando se faz uso desse tipo de texto em aprendizagem de espanhol, pois

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT