Aposentadoria por Idade

AutorHilário Bocchi Junior
Ocupação do AutorAdvogado previdenciário na Bocchi Advogados Associados. Especialista em planejamento de aposentadorias na Aposentfácil. Mestre em direito público
Páginas139-143

Page 139

É um benefício devido aos trabalhadores urbanos que completa rem 65 anos de idade, para o segurado do sexo masculino, e 60 anos de idade para o sexo feminino.

Os trabalhadores rurais terão idade reduzida em cinco anos, ou seja, aos 60 anos para os homens e aos 55 anos para as mulheres.

A empresa pode requerer a aposentadoria para o empregado do sexo masculino que completar 70 anos de idade, e 65 anos de idade para a empregada do sexo feminino. Uma vez requerida, o empregado ou empregada é obrigado a aceitá-la, daí chamar-se de aposentadoria compulsória.

Sexo Urbano (idade) Rural (idade) Compulsória
Homem 65 60 70
Mulher 60 55 65

Page 140

Basta ter a idade para conseguir o benefício?

Não. É exigida também a comprovação de pelo menos 15 anos de contribuição.

Caso o segurado tenha iniciado suas contribuições antes de 25.07.1991, poderá alcançar o direito ao benefício com menos de 15 anos de contribuições, conforme tabela que pode ser vista no item "O que é carência?".

Para definir o tempo de contribuição exigido para adquirir a carência com menos de 15 anos, deve-se levar em consideração o ano em que o segurado completar a idade mínima para aposentadoria.

O trabalhador rural não precisa comprovar que contribuiu, mas apenas que trabalhou durante o tempo de contribuição idêntico ao que é exigido do trabalhador urbano, para requerer o benefício.

Como o benefício é calculado?

O tempo de contribuição é fundamental para otimizar o valor des te benefício, pois o percentual da média dos salários de contribuição do trabalhador, conforme definido no capítulo "Como os benefí cios são calculados?", será maior quanto mais tempo de contribuição possuir.

O índice será de 70% da média das contribuições que o segurado recolheu para o INSS, mais o acréscimo de 1% para cada ano completo de contribuição.

Page 141

Exemplo: Se o segurado contribuiu por 15 anos, terá 15% de acrésci mo; então seu índice será de 85% (70% + 15% pelos 15 anos de contri buição).

[VER PDF ADJUNTO]

Como se observa na tabela acima, o valor do benefício aumentará apenas um por cento a cada ano de contribuição; logo, não é viável retardar o recebimento do benefício visando aumentá-lo, pois o valor que o segurado deixa de receber no período de um ano não será...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT