Aporias de educação popular nas entrelinhas da práxis educativa de pe. Claudio Perani

AutorRicardo G. Castro
CargoITEPES / FSDB
Páginas350-359
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 244 - Especial Claudio Perani, p. 350-359, 2018 | ISSN 2447-861X
APORIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NAS ENTRELINHAS DA
PRÁXIS EDUCATIVA DE PE. CLAUDIO PERANI
Ricardo G. Castro (ITEPES / FSDB)
Informações do artigo
Recebido em 15/05/2018
Aceito em 14/06/2018
doi>: 10.25247/2447-861X.2018.n244.p350-359
Resumo
Fazendo memória da vida de Cláudio Perani,
relevância é dada, a sua metodologia de trabalho
fundamentada nos princípios da Educação Popular.
Esta prática de Perani está presente em toda a
organização do SARES como fundamento de sua
ação e reflexão. Neste artigo busca-se uma interação
da metodologia peraniana com a perspectiva das
teorias da Interculturalidade e dos estudos pós-
coloniais. Nossas aporias se estendem sobre os
processos de elaborações de políticas públicas,
valorização da sabedoria popular e história dos
movimentos sociai s da Amazônia que foram
temáticas tão importantes na militância e vida
intelectual de Claudio Perani.
Palavras-Chave: Perani. Educação popular.
Interculturalidade. Pós-colonial.
Introdução
Nestes tempos de consciência sobre a importância da Amazônia, para os povos da
amazônica e para o mundo, vários exemplos de ação e reflexão se apresentam para a
dinâmica histórica atual. Um desses exemplos é do saudoso Pe. Claudio Perani. Refletir sobre
sua prática de vida nos oferece inspiração e elementos metodológicos para continuar nesta
luta histórica por libertação e vida digna para os mais pobres.
Nossa reflexão pretende enfatizar contextos e conteúdos retirados da vivência
concreta do projeto de ação e reflexão promovido pelo Sares, principalmente nos anos de
2005-2010. À luz dessas experiências, enfatizaremos quatro aspectos fundamentais que
nascem do trabalho de equipe do Sares, coordenado pelo Pe. Claudio. Nosso projeto, além
de outros aspectos, deu grande ênfase aos processos políticos na Amazônia; o desafio de
elaborar políticas públicas com o povo, de modo organizado e com ética; a valorização da
sabedoria popular que resulta da história dos movimentos sociais na Amazônia.
Sobre essas trilhas vamos caminhar, rememorando e atualizando as contribuições e
orientações que brotam de um missionário jesuíta italiano que aprendeu e nos oferece uma
metodologia popular de educação para viver o evangelho de Jesus de Nazaré nessas terras
molhadas da Amazônia e sonhar o Reino de Deus na busca de sua justiça.

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