Tecnologia da informação aplicada ao controle do diário de classe dos professores e-Diário de Classe

AutorAndréia Hrihorowitsch/Emir José Redaelli/Gilberto Gomes Guedes/João Dal Bello
CargoProfessores da FSG e alunos do Mestrado Profissional em Engenharia da Produção da UFRGS
1 Introdução

Este trabalho nasceu da constatação crítica de que a relação professoraluno na Faculdade da Serra Gaúcha necessita atualizar um dos registros acadêmicos feitos pelo professor, o diário de classe, destinado ao acompanhamento dos passos do aluno, nos aspectos pedagógicos, de assiduidade e de motivação, como suporte para aprendizagem e do professor para melhor identificar e burilar os talentos de seus alunos.

A Faculdade da Serra Gaúcha deseja construirse como referência na difusão do conhecimento, com a busca dos diferenciais e suas propostas de formação nos cursos de graduação e nos demais programas que oferece. Para isto, opta por proporcionar uma formação humanística, técnica e científica, através de ensino de qualidade, visando atender as expectativas dos alunos, do mercado em que está inserida e da comunidade cultural e econômica.

Entretanto, compreendemos que é preciso ir além dessas expectativas, e que a FSG tem no aluno seu maior patrimônio, percebendo que o conhecimento, como ideal constante, tornao consciente de si mesmo, do outro e do mundo. Investindo na qualidade, como busca permanente, permeia suas ações e interações em uma ética humanizadora, assumida como postura políticopedagógica. A cidadania, como função social, é compreendida como vivência em processo formativo. A agilidade, como forma de ação na dinâmica pedagógica de formação, buscando utopias possíveis, em um educacional carente de iniciativas, mais que inovadoras, transformadoras das diferentes realidades que demandam novas visões, de pessoa humana, mundo e educação. Nessa direção, a FSG compreende que a apropriação ativa do conhecimento que evolui continuamente, requer que se dinamize o processo de informação e atualização, adotandoo não apenas como formação inicial mas como uma formação continuada ao longo da vida.

Acreditase que o aperfeiçoamento dos registros de forma convencional, transformandoo para anotações online, com detalhes específicos de cada um dos alunos e de seu progresso no avanço curricular contribuirá de forma significativa no atingimento das metas da FSG e, em especial, na consolidação de seu diferencial como instituição de ensino superior.

2 Justificativa

Atualmente, a FSG e a coordenação de curso tomam conhecimento dos registros de cada uma das disciplinas, conteúdos programáticos desenvolvidos em sala de aula, assiduidade e desempenho do aluno, ao final do semestre. Os alunos que eventualmente faltam a aula, deixam de ter contato do conteúdo desenvolvido naquele dia. O aluno assim fica privado de uma parte do conhecimento do conteúdo programático desenvolvido e de sua posição no contexto geral.

O diário de classe então, passa a ser um instrumento pedagógico basilar na estruturação da qualidade de ensino, e o comprometimento de todos no processo de aprendizagem transpõe uma simples coleta de informações, passando a ser compartilhado por todos os envolvidos, estando as informações disponibilizadas e assentadas periodicamente de forma atualizada em um sistema de informações, base de dados de comum acesso.

Nas situações em que a imprecisão de linguagem, às vezes feita de forma resumida no registro dos conteúdos ministrados, pode gerar dúvidas e até discussões no conflito de interesses, especialmente quando, às vésperas de exames finais, o aluno sob efeito emocional, discute se determinada parte do conteúdo foi ministrado em sala, afetado pela não divulgação dos registros feitos ao longo do semestre na Instituição.

Com a ampliação do conceito de cidadania, as pessoas estão se tornando cada vez mais exigentes...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT